Formação técnica e superior em turismo e hospitalidade no Rio de Janeiro
Resumo
Este artigo resulta de um estudo de caráter exploratório-descritivo realizado em 2014, com o objetivo de compreender, por meio das características dos cursos técnicos e superiores em Turismo do estado Rio de Janeiro, a oferta de formação profissional e superior nesse destino turístico. Baseou-se em pesquisa bibliográfica e documental, e levantamento de dados secundários na base eletrônica do Ministério da Educação dos cursos técnicos e superiores. Os resultados indicaram uma oferta de 214 cursos regulares na área de Turismo e Hospitalidade, de variados níveis e denominações, com destaque para o curso técnico em Guia de Turismo, única profissão regulamentada da área, e em seguida os cursos de graduação tecnológicos, principalmente os de Gestão em Turismo. A inexistência da oferta de mestrados e doutorados na área até 2014 pode explicar o foco prioritário na abordagem mercadológica dos cursos superiores. A região turística Metropolitana concentra cerca de 40% da formação profissional e superior no estado. Indica-se a necessidade de análise aprofundada em cada região do estado, tomando como base a sua vocação turística aliada às condições da oferta e da demanda, para discutir-se sobre as necessidades da formação de profissionais que poderão nortear novas propostas de cursos regulares, dos técnicos aos superiores.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).