Os fatores motivacionais na prática da atividade turística na terceira idade: um estudo a partir de um centro de convivência de idosos na cidade de Manaus

Autores

  • Fabiane Silva do Nascimento UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS
  • Ana Claudia Cunha Dos Santos UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS

DOI:

https://doi.org/10.21680/2357-8211.2016v4n1ID7853

Palavras-chave:

Terceira Idade, Turismo, Necessidades, Fatores Motivacionais, Centros de Convivência.

Resumo

O Turismo, na atualidade, tem ganhado bastante valor e destaque quando se trata de lazer e como fator da melhora na qualidade de vida. Indubitavelmente, a atividade turística tem grande importância para a economia mundial, sendo uma alternativa de grande valor para muitos lugares que não possuem potencial nos setores primário e secundário, mas possuem recursos naturais e/ou grande valor histórico. Além da importância econômica, o turismo também possui grande valor sociocultural e psicossocial, pois lida com sonhos, realizações, conhecimento e troca de experiências culturais. E, assim como no turismo, a terceira idade se mostra com mais força e exigente em relação às atividades de lazer, saúde, prestação de serviços, políticas e educação. Tal segmentação tem ganhado bastante destaque, pois está promovendo a qualidade de vida e, consequentemente, a longevidade. Através de uma pesquisa de natureza exploratória-descritiva, a partir de um estudo de caso, o presente estudo teve como objetivo principal, investigar os fatores motivacionais que impulsionam a realização da atividade turística de idosos na cidade de Manaus. Neste, foram entrevistados 20 idosos de um grupo da terceira idade, frequentadores de um Centro Estadual de Convivência do Idoso. Os dados foram analisados qualitativamente, organizados em categorias temáticas, dentre estes pudemos verificar as principais necessidades encontradas pelos idosos que realizam viagens, fatores motivacionais que estimulam a atividade turística na terceira idade de um centro de convivência da cidade de Manaus e a compreensão da contribuição do público idoso para o turismo. 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiane Silva do Nascimento, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS

Possui graduação em Turismo pela Universidade do Estado do Amazonas (2014). Especialização em andamento em Marketing Criativo pela Universidade do Vale do Itajaí. Tem experiência na área de Turismo, atuando principalmente nos seguintes temas: turismo, agências de viagens, hotelaria e marketing turístico.

Ana Claudia Cunha Dos Santos, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS

Possui graduação em Psicologia Bacharelado pela Universidade Federal do Pará (1995), graduação em Psicologia Formação do Psicólogo pela Universidade Federal do Pará (1997) e mestrado em Psicologia (Teoria e Pesquisa do Comportamento) pela Universidade Federal do Pará (2002). Atualmente é professor titular da Universidade do Estado do Amazonas. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase na Análise do Comportamento, atuando principalmente nos seguintes temas: processo de desenvolvimento e aprendizagem, processos clínicos, intervenção comunitária. Também atua na área clínica como terapeuta e supervisora na abordagem Analítico-Comportamental.

Referências

ALMEIDA, M. V.(2003) Turismo Social - Aspectos Conceituais.

ALVES JUNIOR, E. D. (2009). Envelhecimento e vida saudável. / - Rio de Janeiro : Apicuri.

ANSARAH, M. G. R. (1999). Turismo: segmentação de mercado. – São Paulo: Futura.

APPOLINÁRIO, F. (2012). Metodologia da Ciência: filosofia e prática da pesquisa. (2.ed) São Paulo: Cengage Learning.

BARROS, A. J. P. & LEHFELD, N. A. S. (1990). Projeto de Pesquisa: Propostas Metodológicas. 17ª. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes.

BRASIL. Lei Nº 8.842, de 4 de janeiro de 1994. Dispõe sobre a política nacional do idoso.

______. Lei Nº 10.741, de 1º de outubro de 2003. Dispõe sobre o Estatuto do Idoso e dá outras providências.

COBRA, M. (2005) Marketing de Serviços: Turismo, Lazer e Negócios. São Paulo: Cobra.

DAVIDOFF, L. (2001) Introdução à Psicologia. (3ª ed) São Paulo: Makron Books.

DIAS, R. (2005) Fundamentos do Marketing Turístico. São Paulo: Pearson Prentice Hall.

Dicionário online Michaelis. Disponível em: <http://michaelis.uol.com.br/> acesso em: 11/11/2013.

Distribuição percentual da População por grandes grupos de idade Brasil (2010). Disponível em: <http://7a12.ibge.gov.br/vamos-conhecer-o-brasil/nossopovo/caracteristicas-da-populacao>. Acesso em: Nov. 2013.

ENCICLOPÉDIA BARSA UNIVERSAL. Editorial planeta, s.a. Segunda edição: 2009.

ALVES JUNIRO, E. D. (2009) Envelhecimento e vida saudável. Rio de Janeiro : Apicuri.

FACHIN, O. (2006). Fundamentos de Metodologia (5. Ed) São Paulo: Saraiva.

FONSECA, L. A. M. (2010). Metodologia científica ao alcance de todos. (4ªed). Manaus: Editora Valer.

FROMER, B. (2003). Turismo e terceira idade. São Paulo: Aleph.

GADELHA, D. P. (2007). Terceira Idade – Marketing, lazer e turismo. Manaus: Editora Valer.

GIL, A. (2010). Como elaborar projetos de pesquisa (5.ed.). São Paulo: Atlas.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (2012). Censo demográfico de 2010: Resultados gerais da amostra. Rio de Janeiro.

MORAES, E. N. (2012). Atenção à saúde do Idoso: Aspectos Conceituais. Brasília: Organização Pan-Americana da Saúde.

PAPALIA, D. E. & OLDS S. W. (2000). Desenvolvimento Humano (7ª ed). Porto Alegre , RS: ARTMED.

PRODANOV, C. C. (2013). Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico (2ª ed). Novo Hamburgo: Feevale.

Programa Viaja Mais Melhor Idade. Disponível em: <http://www.viajamais.gov.br/vm/viajamais.mtur>. Acesso em: 23/09/2013.

Resumo Executivo Envelhecimento no Século XXI: Celebração e Desafio (2012)./ Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e HelpAge International. Disponível em: <http://unfpa.org/ageingreport/>. Acesso em: Out. e Nov. de 2013.

SILVA, F. S. S. (2002). Turismo e psicologia no envelhecer. São Paulo: Roca.

SOUZA, H. M. R. (2006). Turismo e qualidade de vida na terceira idade. Barueri, SP: Manole.

Downloads

Publicado

30-06-2016

Como Citar

DO NASCIMENTO, F. S.; DOS SANTOS, A. C. C. Os fatores motivacionais na prática da atividade turística na terceira idade: um estudo a partir de um centro de convivência de idosos na cidade de Manaus. Revista de Turismo Contemporâneo, [S. l.], v. 4, n. 1, 2016. DOI: 10.21680/2357-8211.2016v4n1ID7853. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/turismocontemporaneo/article/view/7853. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos