ENTRE O “PUTÍFERO”, A “LOIRINHA PUTA” E OS “COMEDORES DE CASADAS” MASCULINIDADES E FEMINILIDADES NO CONTEXTO ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.21680/2238-6009.2024v1n63ID35790Resumo
O presente artigo tem como objetivo discutir performatividades masculinas e femininas no contexto escolar, a partir do trabalho de um projeto de extensão universitária realizado com turmas de oitavo e nono anos de três escolas municipais localizadas na Zona Norte do Rio de Janeiro. Durante o trabalho do projeto, de 2021 a 2023, foram realizadas diversas oficinas propostas aos/às/aes alunos/as/es envolvendo aspectos socioculturais e sociohistóricos que perpassam a vivência destes/as estudantes, e, dentro destes, performatividades e performances de gênero e sexualidade. Durante as atividades realizadas, foram percebidas diversas falas relativas a como as/os/es alunos/as/es entendiam e vivenciavam o gênero e a sexualidade. A partir de cenas de interrogações e debates surgidos nas oficinas, refletimos as formas em que as crianças e adolescentes experimentam expressões de masculinidade e feminilidade a partir de significados compartilhados socialmente e como essas expressões vão delimitando formas de se identificar e de se relacionar com o mundo. Analisamos também a atuação do projeto de extensão no encontro com essas turmas, que produziu deslocamentos tanto nos/as/es alunos/as/es, como na própria equipe.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Yuri Wesley de Souza Oliveira, Jimena, Maria Fernanda, Gabriela, Julia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.