ENTRE O “PUTÍFERO”, A “LOIRINHA PUTA” E OS “COMEDORES DE CASADAS” MASCULINIDADES E FEMINILIDADES NO CONTEXTO ESCOLAR
DOI :
https://doi.org/10.21680/2238-6009.2024v1n63ID35790Résumé
O presente artigo tem como objetivo discutir performatividades masculinas e femininas no contexto escolar, a partir do trabalho de um projeto de extensão universitária realizado com turmas de oitavo e nono anos de três escolas municipais localizadas na Zona Norte do Rio de Janeiro. Durante o trabalho do projeto, de 2021 a 2023, foram realizadas diversas oficinas propostas aos/às/aes alunos/as/es envolvendo aspectos socioculturais e sociohistóricos que perpassam a vivência destes/as estudantes, e, dentro destes, performatividades e performances de gênero e sexualidade. Durante as atividades realizadas, foram percebidas diversas falas relativas a como as/os/es alunos/as/es entendiam e vivenciavam o gênero e a sexualidade. A partir de cenas de interrogações e debates surgidos nas oficinas, refletimos as formas em que as crianças e adolescentes experimentam expressões de masculinidade e feminilidade a partir de significados compartilhados socialmente e como essas expressões vão delimitando formas de se identificar e de se relacionar com o mundo. Analisamos também a atuação do projeto de extensão no encontro com essas turmas, que produziu deslocamentos tanto nos/as/es alunos/as/es, como na própria equipe.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Yuri Wesley de Souza Oliveira, Jimena, Maria Fernanda, Gabriela, Julia 2025

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.