DIMENSÕES INTERSTICIAIS DO TECNOCAPITALISMO: AS PLATAFORMAS DIGITAIS E O CONSUMIDOR CIBORGUE
DOI:
https://doi.org/10.21680/2238-6009.2023v1n62ID33040Abstract
As extensões infraestruturais das plataformas digitais moldam as interações sociais na atualidade. O objetivo deste artigo é discutir os efeitos do consumo como agência produtora e reprodutora de sentidos mediado pelas plataformas em sociedades de consumidores digitais. Para tanto, o artigo descreve o novo modelo de negócios de plataformização que modula as interações entre usuários por meio dos processos de governança, mercantilização e infraestutura de dados. Conclui-se que os meios de dataficação da vida humana com base no aprimoramento de técnicas e dispositivos cada vez mais sutis de coleta e processamento de dados pessoais conectados à publicidade digital estão atrelados a um discurso positivo e encorajador que direciona e torna o humano dependente do modelo de governança algorítmica das plataformas.
Palavras-chave: Consumidor Ciborgue; Dataficação; Plataformas Digitais; Consumo; Governança Algorítmica.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Roque Pinto, Gláucia Briglia Canuto, Rogéria Briglia Canuto
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.