DIMENSÕES INTERSTICIAIS DO TECNOCAPITALISMO: AS PLATAFORMAS DIGITAIS E O CONSUMIDOR CIBORGUE

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21680/2238-6009.2023v1n62ID33040

Resumen

As extensões infraestruturais das plataformas digitais moldam as interações sociais na atualidade. O objetivo deste artigo é discutir os efeitos do consumo como agência produtora e reprodutora de sentidos mediado pelas plataformas em sociedades de consumidores digitais. Para tanto, o artigo descreve o novo modelo de negócios de plataformização que modula as interações entre usuários por meio dos processos de governança, mercantilização e infraestutura de dados. Conclui-se que os meios de dataficação da vida humana com base no aprimoramento de técnicas e dispositivos cada vez mais sutis de coleta e processamento de dados pessoais conectados à publicidade digital estão atrelados a um discurso positivo e encorajador que direciona e torna o humano dependente do modelo de governança algorítmica das plataformas.

Palavras-chave: Consumidor Ciborgue; Dataficação; Plataformas Digitais; Consumo; Governança Algorítmica.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

15-12-2023

Cómo citar

PINTO, R.; CANUTO, G. B. .; CANUTO, R. B. DIMENSÕES INTERSTICIAIS DO TECNOCAPITALISMO: AS PLATAFORMAS DIGITAIS E O CONSUMIDOR CIBORGUE. Vivência: Revista de Antropologia, [S. l.], v. 1, n. 62, 2023. DOI: 10.21680/2238-6009.2023v1n62ID33040. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/vivencia/article/view/33040. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê/Dossier