Mirar montagens e montar miragens com audiovisuais
tempos e memórias em documentários sobre campos de concentração no Ceará
DOI:
https://doi.org/10.21680/2238-6009.2024v1n64ID37280Abstract
Mobilizando histórias dos campos de concentração experienciados em cidades cearenses no ano de 1932, o ativista Waldecy Alves realiza os documentários audiovisuais intitulados Campos de Concentração: Patu, Cariús e Buriti e Seca de 32: do inferno de Quixeramobim ao Campo de Concentração de Ipu no ano de 2018 a fim de propor perspectivas ao acontecimento e de incidir politicamente pela patrimonialização de de sítios históricos. Considerando que a composição narrativa destas obras audiovisuais é uma proposição de contornos históricos ao caso, este artigo exercita-se como um experimento teórico-metodológico ao mirar montagens e ao montar miragens a fim de considerarmos as composições que nos são propostas e com as quais agimos ao conferirmos dimensões narrativas parciais a partir das experiências com as obras.
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