Mirar montagens e montar miragens com audiovisuais

tempos e memórias em documentários sobre campos de concentração no Ceará

Autores/as

  • Daniel Macêdo Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.21680/2238-6009.2024v1n64ID37280

Resumen

Mobilizando histórias dos campos de concentração experienciados em cidades cearenses no ano de 1932, o ativista Waldecy Alves realiza os documentários audiovisuais intitulados Campos de Concentração: Patu, Cariús e Buriti e Seca de 32: do inferno de Quixeramobim ao Campo de Concentração de Ipu no ano de 2018 a fim de propor perspectivas ao acontecimento e de incidir politicamente pela patrimonialização de de sítios históricos. Considerando que a composição narrativa destas obras audiovisuais é uma proposição de contornos históricos ao caso, este artigo exercita-se como um experimento teórico-metodológico ao mirar montagens e ao montar miragens a fim de considerarmos as composições que nos são propostas e com as quais agimos ao conferirmos dimensões narrativas parciais a partir das experiências com as obras.

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Publicado

13-10-2025

Cómo citar

MACÊDO, Daniel. Mirar montagens e montar miragens com audiovisuais: tempos e memórias em documentários sobre campos de concentração no Ceará. Vivência: Revista de Antropologia, [S. l.], v. 1, n. 64, 2025. DOI: 10.21680/2238-6009.2024v1n64ID37280. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/vivencia/article/view/37280. Acesso em: 5 dic. 2025.