DISCLOSURE SOCIOAMBIENTAL, REPUTAÇÃO CORPORATIVA E CRIAÇÃO DE VALOR NAS EMPRESAS LISTADAS NA BM&FBOVESPA

Autores

  • Artur Corrêa Lopes Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Márcia Martins Mendes De Luca Universidade Federal do Ceará – UFC
  • Alan Diógenes Góis Universidade de São Paulo - USP
  • Alessandra Carvalho de Vasconcelos Universidade Federal do Ceará - UFC

DOI:

https://doi.org/10.21680/2176-9036.2017v9n1ID10029

Resumo

O estudo objetiva analisar a relação entre o disclosure socioambiental, a reputação corporativa e a criação de valor nas empresas listadas na BM&FBovespa. A pesquisa reúne uma amostra de 305 empresas, selecionadas a partir de sete rankings de reputação. Os resultados da pesquisa revelaram que (i) as empresas de setores de alto impacto ambiental apresentam maior disclosure socioambiental; (ii) o disclosure socioambiental possui uma relação positiva com a reputação corporativa; e (iii) a reputação corporativa está relacionada positivamente com a criação de valor, assim como apresenta relação negativa com o tamanho. Foi possível constatar ainda, que o disclosure socioambiental não apresenta significância com a criação de valor. Dessa forma, rejeita-se a hipótese de que o disclosure socioambiental e a reputação corporativa são positivamente relacionados com a criação de valor, pois somente a reputação corporativa apresentou relação com a criação de valor nas companhias de capital aberto pesquisadas.

Palavras-chave: Disclosure socioambiental. Reputação corporativa. Criação de valor.

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Biografia do Autor

Artur Corrêa Lopes, Universidade Federal do Ceará - UFC

Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Ceará - UFC

Márcia Martins Mendes De Luca, Universidade Federal do Ceará – UFC

Doutora em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo - USP

Professora da Universidade Federal do Ceará - UFC

Alan Diógenes Góis, Universidade de São Paulo - USP

Doutorando em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo - SP

Alessandra Carvalho de Vasconcelos, Universidade Federal do Ceará - UFC

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC

Professora da Universidade Federal do Ceará – UFC

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Publicado

02-01-2017

Como Citar

LOPES, A. C.; DE LUCA, M. M. M.; GÓIS, A. D.; VASCONCELOS, A. C. de. DISCLOSURE SOCIOAMBIENTAL, REPUTAÇÃO CORPORATIVA E CRIAÇÃO DE VALOR NAS EMPRESAS LISTADAS NA BM&FBOVESPA. REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 364–382, 2017. DOI: 10.21680/2176-9036.2017v9n1ID10029. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/10029. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS