A INFLUÊNCIA DO DISCLOSURE VOLUNTÁRIO NO CUSTO DA DÍVIDA DE FINANCIAMENTOS EM EMPRESAS LISTADAS NA BM&FBOVESPA
DOI:
https://doi.org/10.21680/2176-9036.2017v9n2ID10204Palavras-chave:
Custo de dívida. Disclosure voluntário. Demonstração do Valor adicionado.Resumo
Decisões empresariais direcionadas a aumentar o nível de evidenciação voluntária podem exercer influência sobre o custo de capital. Neste sentido, o objetivo desta pesquisa é identificar o efeito do disclosure voluntário sobre custo da dívida de financiamentos de curto e longo prazo em empresas listadas na BM&FBOVESPA. A justificativa para este estudo foi propiciar uma abordagem alternativa para o exame do custo de capital de terceiros. Nesta pesquisa, diferente de estudos anteriores, não se utiliza a despesa financeira presente na Demonstração do Resultado do Exercício como proxy para o custo da dívida (Ke), mas sim as despesas com juros que compõe a remuneração de capital de terceiros apresentada na Demonstração do Valor Adicionado (DVA). A amostra da pesquisa compreendeu 57 empresas brasileiras. Para alcançar o objetivo proposto, utilizou-se como variável dependente o custo da dívida (Ke) e como variável independente o Índice de Divulgação Voluntária (IDV) proposto por Consoni e Colauto (2016). Como método estatístico de estimação de parâmetros foi utilizado Regressão Linear Múltipla em mínimos quadrados ordinários (MQO) e mínimos quadrados generalizados (MQG) combinado com o exame de presença de outliers multivariados por meio da distância de Mahalanobis. Os resultados sugerem que, embora as empresas da amostra apresentem diferenças em níveis de evidenciação espontânea e também diferenças de custo de financiamento, não foram identificados indícios de que a divulgação voluntária influencia negativamente o custo da dívida. O estudo é importante porque apresenta como novidade a utilização do custo da dívida obtido a partir da DVA, além de um tratamento para observações desviantes.
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