APRENDIZAGEM COOPERATIVA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO PARA A CONTABILIDADE: HABILIDADES INTELECTUAIS DA TAXONOMIA DO DOMÍNIO COGNITIVO

Autores

  • Ivone Vieira Pereira Universidade de Rio Verde - UniRV
  • Cesar Augusto Tiburcio Silva Universidade de Brasília - UnB

DOI:

https://doi.org/10.21680/2176-9036.2018v10n1ID12296

Palavras-chave:

Aprendizagem cooperativa. Aplicação. Análise.

Resumo

A formação profissional tem sido influenciada pelas exigências do mercado de trabalho, o qual tem requerido habilidades intelectuais dos profissionais para serem absorvidos no mercado de trabalho. Dentre essas habilidades, destaca-se a comunicação e a interação social. Nesse sentido, a presente pesquisa busca-se verificar as contribuições que a aprendizagem cooperativa pode proporcionar para o desempenho acadêmico e para a habilidade de comunicação dos acadêmicos de Ciências Contábeis. Para alcançar o proposto, escolheram-se duas habilidades intelectuais da taxonomia de Bloom: aplicação e análise, sendo que na aplicação, verificou-se o desempenho acadêmico através da aprendizagem cooperativa Jigsaw e na análise investigou a comunicação escrita através da técnica Cloze. O experimento foi realizado com os acadêmicos do sétimo período de Ciências Contábeis de uma universidade pública. A amostra foi constituída por 34 acadêmicos matriculados na disciplina de Contabilidade Fiscal. Os dados coletados foram analisados utilizando a análise de variância para a categoria aplicação e análise e o teste de Tukey. Os resultados revelaram que a aprendizagem cooperativa contribuiu para a melhoria da habilidade de comunicação escrita, no entanto, não apresentou diferença significativa na categoria aplicação (desempenho acadêmico). 

 

 

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Biografia do Autor

Ivone Vieira Pereira, Universidade de Rio Verde - UniRV

Doutorando em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília. Possui Graduação em Ciencias Contábeis pela Fundação do Ensino Superior de Rio Verde (1997), Pós-Graduação em Contabilidade e Controladoria pela Fundação do Ensino Superior de Rio Verde (2002) e Mestrado em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília (2006).Professora Adjunto e Diretora da Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade de Rio Verde. Tem experiência na área de Ciências Contábeis, com ênfase em Controladoria, Contabilidade Societária, Contabilidade Fiscal e Tributária e Auditoria. Doutoranda em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília.

Cesar Augusto Tiburcio Silva, Universidade de Brasília - UnB

Possui graduação em Administração pela Universidade de Brasília (1983) e em contabilidade pela Unieuro (2006). É mestre em Administração pela Universidade de Brasília (1988) e doutor em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (1996). Atualmente é professor titular da Universidade de Brasília, atuando no mestrado e doutorado de Contabilidade. Foi diretor da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação (FACE) da UnB. Foi decano de Planejamento e Orçamento da Universidade de Brasília entre 2014 e 2016. Possui livros, artigos e trabalhos em congressos nos seguintes temas: mensuração contábil, finanças de empresas, demonstrações contábeis, avaliação de empresas e custos no setor público

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Publicado

09-01-2018

Como Citar

PEREIRA, I. V.; SILVA, C. A. T. APRENDIZAGEM COOPERATIVA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO PARA A CONTABILIDADE: HABILIDADES INTELECTUAIS DA TAXONOMIA DO DOMÍNIO COGNITIVO. REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 54–70, 2018. DOI: 10.21680/2176-9036.2018v10n1ID12296. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/12296. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS