RELAÇÃO ENTRE A QUALIDADE DA INFORMAÇÃO RECEBIDA E O NÍVEL DE TOMADA DE DECISÃO DOS PROFISSIONAIS DA ÁREA DE NEGÓCIOS
DOI:
https://doi.org/10.21680/2176-9036.2018v10n2ID12739Palavras-chave:
Qualidade da informação. Níveis de Tomada de decisão. NegóciosResumo
Neste paper são apresentados os resultados de uma pesquisa com foco em investigar a relação entre a qualidade da informação recebida por profissionais da área de negócios e o nível de tomada de decisão desses indivíduos. A motivação deste estudo adveio de debates sobre a massificação de dados e os seus reflexos na gestão das organizações. O estudo é descritivo, de caráter quantitativo e teve um questionário como instrumento de coleta cuja amostra final foi composta por 311 profissionais de duas cidades do Paraná. A validação do instrumento ocorreu por meio da Análise Fatorial Confirmatória e coeficiente Alfa de Cronbach. As principais técnicas utilizadas para tratamento dos dados foram: Análise Fatorial Exploratória, Correlação de Spearman, Análise de Conglomerados e Análise de Variância. As dimensões originais do modelo foram unificadas em dois fatores para a qualidade da informação, que simbolizam a congruência da informação com tipificações organizacionais e a sua utilidade e usabilidade. Os achados indicaram que grupos de indivíduos que tomam decisões táticas têm uma representação destoante dos demais sobre a qualidade da informação, sendo plausível admitir que para eles a qualidade da informação assume uma nova conotação, que é nivelada em termos de coerência interna da informação e a sua proficiência à praxe. Os resultados deste estudo contribuem para uma melhor análise da lacuna da literatura relatada por Petter, DeLone e McLean (2013), referente a falta de variáveis representativas ao constructo qualidade da informação, bem como suas relações com o processo decisório.
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