A ADERÊNCIA DO CONTEÚDO DA DISCIPLINA CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA MINISTRADA NOS CURSOS DE GRADUAÇíO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS DO BRASIL AO CONTEÚDO DO CURRÍCULO INTERNACIONAL PROPOSTO PELA ONU

  • Paulo Cesar de Melo Mendes
  • Antonio Batista Silva
  • Jorge Katsumi Niyama

Resumo

A contabilidade tributária se destaca devido à integraçáo da contabilidade com a atividade de arrecadaçáo nos países. Com isso, a criaçáo de um currículo global para a formaçáo dos contadores tem sido objeto de estudo pela Organizaçáo das Nações Unidas (ONU), através da UNCTAD (Organizaçáo das Nações Unidas para Comércio e Desenvolvimento), onde se busca o conhecimento técnico mínimo exigido nos currículos de graduaçáo. Nesse contexto, está inserida a importância da verificaçáo da aderência da grade curricular das disciplinas que abordam a contabilidade fiscal/tributária nos cursos de graduaçáo em ciências contábeis ministrados no Brasil ao currículo internacional de contabilidade fiscal/tributária proposto pela ONU. O trabalho tem como objetivo avaliar o grau de aderência das diretrizes curriculares através de pesquisa que abrangeu 10,58% dos 904 cursos de graduaçáo em ciências contábeis existentes no país, onde as ementas das disciplinas: contabilidade tributária/fiscal foi comparada com o conteúdo previsto no currículo internacional. Foi verificado que os cursos de graduaçáo em ciências contábeis ministrados por instituições de ensino público apresentam percentual médio de aderência de 44,3% e os ministrados por instituições privadas apresentam o percentual médio de 29,7%.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
13-06-2011
Como Citar
MENDES, P. C. DE M.; SILVA, A. B.; NIYAMA, J. K. A ADERÊNCIA DO CONTEÚDO DA DISCIPLINA CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA MINISTRADA NOS CURSOS DE GRADUAÇíO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS DO BRASIL AO CONTEÚDO DO CURRÍCULO INTERNACIONAL PROPOSTO PELA ONU. REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036, v. 3, n. 1, p. 1-19, 13 jun. 2011.
Seção
ARTIGOS