Ensino da contabilidade de custos em diferentes cursos de graduação sob a percepção dos discentes

Autores

  • Laura Brandão da Costa
  • Camila Lima Bazani
  • Edvalda Araujo Leal Universidade Federal de Uberlândia - UFU
  • Janser Moura Pereira Doutor em Estatística e Experimentação Agropecuária pela Universidade Federal de Lavras. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, Faculdade de Ciências Contábeis, Universidade Federal de Uberlândia. https://orcid.org/0000-0002-4622-6203
  • Neilson Alves Rosa

DOI:

https://doi.org/10.21680/2176-9036.2019v11n1ID15488

Palavras-chave:

Contabilidade de Custos. Desempenho discente. Cursos de graduação.

Resumo

Objetivo: O estudo objetivou identificar se existe diferença estatística na percepção dos alunos de diferentes cursos de graduação de uma instituição federal de ensino superior sobre o processo de ensino-aprendizagem das disciplinas na área de contabilidade de custos.

Metodologia: Aplicou-se um instrumento elaborado por Paswan e Young (2002) que analisaram características acadêmicas que influenciam a percepção dos discentes, por meio dos construtos: envolvimento do professor; envolvimento do estudante; interação estudante-professor; demandas do curso e; organização do curso em estudo. Assim, através da análise das assertivas definidas nesses construtos foi possível verificar a percepção dos alunos em relação à disciplina, ao professor e seus comportamentos. É, portanto, uma pesquisa descritiva, de abordagem quantitativa, utilizando-se de testes estatísticos e quanto aos procedimentos adotou-se o survey com aplicação de questionário.

Resultados: Foi evidenciado que mesmo analisando cursos que possuem áreas divergentes de atuação e que apresentam perfis diferentes de alunos, todos os cursos apresentaram discentes que percebem positivamente as variáveis. Destacou-se que existem problemas não só com relação às demandas de disciplinas da área de contabilidade de custos, mas também aos aspectos de dedicação dos alunos quanto ao seu envolvimento e dedicação ao estudo, ressaltando, ainda, a relutância dos discentes em assumir responsabilidades e realizar esforços. Ademais, diferenças nas percepções apontadas nos resultados indicam que, no que concerne aos construtos analisados, há necessidade do aprimoramento da educação contábil.

Contribuições do Estudo: O estudo contribui para que docentes e gestores acadêmicos tomem conhecimento de possíveis fragilidades de métodos de ensino na área analisada a fim de que ocorra orientação para melhorias no ensino, visto que é uma disciplina que está presente nas matrizes curriculares de diferentes cursos de ensino superior e com índices elevados de reprovação.

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Biografia do Autor

Laura Brandão da Costa

Mestranda em Ciências Contábeis, Universidade Federal de Uberlândia

Camila Lima Bazani

Mestre em Ciências Contábeis, Universidade Federal de Uberlândia.

Edvalda Araujo Leal, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Doutora em Administração pela Fundação Getúlio Vargas Escola de Administração de Empresas de São Paulo (2012). Mestre em Ciencias Contabeis pela Pontificia Universidade Católica de São Paulo -PUC (2006). Atualmente é professora da Universidade Federal de Uberlândia, no Curso de Ciências Contábeis. Tem experiência na área Contábil/Administrativa, com ênfase em Controladoria, atuando principalmente nos seguintes temas: Contabilidade Gerencial, Ensino e Pesquisa em Contabilidade, Gestão da Informação e Gestão do Terceiro Setor.

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Publicado

08-12-2018

Como Citar

DA COSTA, L. B.; BAZANI, C. L.; LEAL, E. A.; PEREIRA, J. M.; ROSA, N. A. Ensino da contabilidade de custos em diferentes cursos de graduação sob a percepção dos discentes. REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 259–279, 2018. DOI: 10.21680/2176-9036.2019v11n1ID15488. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/15488. Acesso em: 24 dez. 2024.

Edição

Seção

Seção 3: Pesquisas de Campo sobre Contabilidade (Survey) (S3)