Educação financeira, interação com os pais e outros fatores relacionados ao uso de cartões de crédito por estudantes de contabilidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2176-9036.2019v11n2ID15616

Palavras-chave:

Cartões de Crédito, Educação Financeira, Estudantes de Contabilidade

Resumo

Objetivo: Identificar os fatores relacionados ao uso de cartões de crédito pelos estudantes do curso de Ciências Contábeis.

Metodologia: Adotou-se o uso de dados de questionários aplicados aos estudantes. A amostra do estudo compreende a estudantes na modalidade presencial das instituições de ensino superior da região Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste, com 946 respondentes. Os dados foram analisados por meio da estatística descritiva e modelo logit ordenado.

Resultados: Evidencia-se que a maioria dos respondentes utiliza apenas um cartão de crédito.  A educação financeira apresentou relação significativa e negativa ao uso dos cartões de créditos. A educação financeira está associada com o otimismo dos respondentes na tomada de decisão relativa a assuntos financeiros. Também, a interação com os pais sobre finanças pessoais, está associada ao aumento da probabilidade de os estudantes utilizarem o cartão de crédito.

Contribuições do Estudo: Tornam-se importantes para diversas partes interessadas, tais como estudantes, consultores financeiros, pesquisadores, instituições educacionais, pais e outros agentes da socialização financeira, uma vez auxilia a compreender os fatores que influenciam o uso do cartão de crédito. As partes interessadas podem utilizar a informação obtida com esta investigação para abordar questões relacionadas à gestão financeira, ao bem-estar financeiro e à falência, a fim de obter melhores recursos financeiros globais.

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Biografia do Autor

Thiago Bruno de Jesus Silva, Universidade Federal da Grande Dourados

Doutorando em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Luís Antonio Lay, Universidade do Contestado

Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Regional de Blumenau (FURB) e Professor da Universidade do Contestado (UnC)

Paula Gracielle Coelho de Paula Nogueira, Faculdade de Balsas

Graduada em Ciências Contábeis pela Faculdade de Balsas (Unibalsas)

Gerson João Valeretto, Universidade Federal da Grande Dourados

Doutorando em Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e Professor da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

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Publicado

03-07-2019

Como Citar

SILVA, T. B. de J.; LAY, L. A.; SOUSA, A. M. de; NOGUEIRA, P. G. C. de P.; VALERETTO, G. J. Educação financeira, interação com os pais e outros fatores relacionados ao uso de cartões de crédito por estudantes de contabilidade. REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 131–151, 2019. DOI: 10.21680/2176-9036.2019v11n2ID15616. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/15616. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Seção 3: Pesquisas de Campo sobre Contabilidade (Survey) (S3)