Educação financeira, interação com os pais e outros fatores relacionados ao uso de cartões de crédito por estudantes de contabilidade
DOI:
https://doi.org/10.21680/2176-9036.2019v11n2ID15616Palavras-chave:
Cartões de Crédito, Educação Financeira, Estudantes de ContabilidadeResumo
Objetivo: Identificar os fatores relacionados ao uso de cartões de crédito pelos estudantes do curso de Ciências Contábeis.
Metodologia: Adotou-se o uso de dados de questionários aplicados aos estudantes. A amostra do estudo compreende a estudantes na modalidade presencial das instituições de ensino superior da região Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste, com 946 respondentes. Os dados foram analisados por meio da estatística descritiva e modelo logit ordenado.
Resultados: Evidencia-se que a maioria dos respondentes utiliza apenas um cartão de crédito. A educação financeira apresentou relação significativa e negativa ao uso dos cartões de créditos. A educação financeira está associada com o otimismo dos respondentes na tomada de decisão relativa a assuntos financeiros. Também, a interação com os pais sobre finanças pessoais, está associada ao aumento da probabilidade de os estudantes utilizarem o cartão de crédito.
Contribuições do Estudo: Tornam-se importantes para diversas partes interessadas, tais como estudantes, consultores financeiros, pesquisadores, instituições educacionais, pais e outros agentes da socialização financeira, uma vez auxilia a compreender os fatores que influenciam o uso do cartão de crédito. As partes interessadas podem utilizar a informação obtida com esta investigação para abordar questões relacionadas à gestão financeira, ao bem-estar financeiro e à falência, a fim de obter melhores recursos financeiros globais.
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