As informações contábeis dos balanços versus os indicadores de satisfação de usuários: os casos do Metrô e da CPTM em São Paulo

Autores

  • Bruna de Morais Holanda Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Políticas Públicas da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP). https://orcid.org/0000-0003-3746-0740
  • Lucas Custódio Alexandrino Graduando em Gestão de Políticas Públicas pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP). https://orcid.org/0000-0003-0613-095X
  • Jaime Crozatti Doutor em Controladoria e Contabilidade pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP) e professor do curso de Gestão de Políticas Públicas na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP). http://orcid.org/0000-0002-3789-8761

DOI:

https://doi.org/10.21680/2176-9036.2020v12n1ID16941

Palavras-chave:

Mobilidade urbana, satisfação do usuário, gastos públicos, Metrô, CPTM, transporte sobre trilhos

Resumo

Objetivo: Verificar se existe relação entre os dados contábeis e a satisfação dos usuários relativos à política de transporte sobre trilhos na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) pela análise de informações de demonstrativos contábeis e da satisfação dos usuários das empresas públicas Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) e Companhia Paulista de Trens Metropolitano (CPTM), de 2010 a 2017.

Metodologia: Os dados das Demonstrações Contábeis e da Satisfação dos Usuários obtidos dos sites das empresas e da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) são comparados no time line do Metrô e da CPTM de forma descritiva em Tabelas e Figuras e de forma explicativa com a correlação de Pearson e a Regressão Multivariada.

Resultados: As análises corroboram as críticas de que a falta de investimentos e dos valores do Ativo e do Resultado Econômico Anual (Prejuízo) no sistema de transportes sobre trilhos na Região Metropolitana de São Paulo estão na base da crise de mobilidade urbana que afeta diretamente as classes menos favorecidas de forma que as classes sociais mais baixas da população que reside nas periferias da RMSP recebem considerável menor montante de investimentos e piores níveis de satisfação pelo serviço prestado.

Contribuições do Estudo: Qualifica, com dados oficiais e de pesquisa de satisfação, a gestão e a qualidade do serviço ofertado pelo Metrô e pela CPTM como principais gestoras do serviço de transporte público da RMSP, a maior concentração de pessoas do hemisfério sul do globo.

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Publicado

03-01-2020

Como Citar

HOLANDA, B. de M.; ALEXANDRINO, L. C.; CROZATTI, J. As informações contábeis dos balanços versus os indicadores de satisfação de usuários: os casos do Metrô e da CPTM em São Paulo. REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 192–214, 2020. DOI: 10.21680/2176-9036.2020v12n1ID16941. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/16941. Acesso em: 7 nov. 2024.

Edição

Seção

Seção 2: Contabilidade Aplicada ao Setor Público e ao Terceiro Setor (S2)