Método do caso: um relato sobre sua efetividade e aplicabilidade no ensino de contabilidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2176-9036.2020v12n1ID18723

Palavras-chave:

Método do Caso. Caso para Ensino. Metodologias Ativas. Efetividade. Aplicabilidade.

Resumo

Objetivo: Investigar a efetividade e a aplicabilidade do método do caso junto a alunos do mestrado em ciências contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Metodologia: O estudo realizado foi caracterizado como descritivo e a coleta de dados se deu através de um questionário com perguntas abertas após a aplicação de um caso. O tratamento dos dados foi realizado através de análise de conteúdo com auxílio do software ATLAS.ti®.

Resultados: No que diz respeito à efetividade, destacou-se a interação dos alunos a partir das discussões em pequenos grupos para, posteriormente, no grande grupo, ocorrer a contribuição para a resolução do caso com uma discussão mais profunda. Referente à aplicabilidade, os resultados demonstram a necessidade de utilização de outras metodologias ativas na resolução do caso, como exemplo mais citado pelos alunos, têm-se o role-play. Também foram evidenciadas as dificuldades e limitações identificadas durante a intervenção educativa, entre elas, o pouco tempo disponibilizado para a aplicação deste método e a dificuldade de se encontrar bons casos para aplicar em sala de aula.

Contribuições do estudo: O estudo contribui com as discussões acerca da adoção de metodologias ativas, o que permite a identificação de pontos fortes e fracos, assim como as limitações, oportunizando, por consequência, sugestões de melhoria e aprimoramento do processo de ensino-aprendizagem.

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Biografia do Autor

Alessandro Henrique de Araújo Januário, Mestrando em Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Mestrando em Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Endereço: Avenida Senador Salgado Filho, Lagoa Nova. CEP: 59078-970. Natal/RN. (84) 99710-2471. Identificadores (ID):

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6038590748979287

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0102-1925

E-mail: alessandrohenrique@ufrn.edu.br

 

Cássia Marcelle Dias Pinho, Mestranda em Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Mestranda em Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Endereço: Avenida Senador Salgado Filho, Lagoa Nova. CEP: 59078-970. Natal/RN. (91) 98319-0154. Identificadores (ID):

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6154264684824204

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3784-0225

E-mail: cassiapinho@ufrn.edu.br 

Tadeu Junior de Castro Gonçalves, Mestrando em Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Mestrando em Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Endereço: Avenida Senador Salgado Filho, Lagoa Nova. CEP: 59078-970. Natal/RN. (91) 98224-4406. Identificadores (ID):

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6537702395167382

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2888-1773

E-mail: tadeujunior@ufrn.br

Aneide Oliveira Araújo, Doutora em Ciências Contábeis pela Universidade de São Paulo (USP), Professora do Curso de Ciências Contábeis e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Doutora em Ciências Contábeis pela Universidade de São Paulo (USP), Professora do Curso de Ciências Contábeis e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Endereço: Avenida Senador Salgado Filho, Lagoa Nova. CEP: 59078-970. Natal/RN. (84) 99974-6137. Identificadores (ID):

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4460316018073490

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7106-3290

E-mail: aneide.ufrn@gmail.com

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Publicado

03-01-2020

Como Citar

JANUÁRIO, A. H. de A. .; PINHO, C. M. D. .; GONÇALVES, T. J. de C.; ARAÚJO, A. O. . Método do caso: um relato sobre sua efetividade e aplicabilidade no ensino de contabilidade. REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 317–338, 2020. DOI: 10.21680/2176-9036.2020v12n1ID18723. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/18723. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Seção 3: Pesquisas de Campo sobre Contabilidade (Survey) (S3)