Accountability na contabilidade eleitoral: a perspectiva do eleitorado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2176-9036.2022v14n2ID26548

Palavras-chave:

Campanha eleitoral, Democracia, Prestação de contas eleitorais

Resumo

Objetivo: O objetivo do trabalho é analisar os aspectos evidenciados pelos eleitores sobre o dever de prestação de contas eleitorais.

Metodologia: Os dados foram coletados em Imperatriz/MA por aplicação de questionário on-line. Ao final, obtiveram-se 329 respostas, que compuseram o corpus textual para a análise lexical. No tratamento dos dados foi empregada uma combinação de abordagens quantitativas e qualitativas. Utilizou-se o software IRaMuTeQ como apoio às seguintes análises: lexicográfica, de nuvem de palavras, de similitude e de correspondência.

Resultados: As campanhas são úteis para demonstrar como os patrimônios eleitorais são administrados, e o meio adequado a esse fim é a prestação de contas. Há um conflito de interesses no relacionamento de agência analisado, isto é, entre cidadãos e governantes. É que, para o eleitorado, cabe aos seus representantes comprovar o cumprimento até mesmo das promessas, o que é justificável com base no princípio de que o povo detém o poder. Ocorre que, por lei, os agentes políticos só estão obrigados à escrituração das informações contábil-financeiras de campanha eleitoral. Outro indício da disparidade informacional é que os eleitores percebem uma carência de fidedignidade nos dados das próprias prestações de contas eleitorais. Contudo, o problema da qualidade das informações prestadas pode ser solucionado por meio da conservação de um ambiente político ético, da participação política permanente dos cidadãos e da atuação incisiva dos poderes e órgãos constitucionais.

Contribuições do estudo: Investiga como a prestação de contas eleitorais é enxergada pelos eleitores, que são alguns dos principais interessados na exatidão das informações contábil-financeiras. Define, portanto, um panorama baseado na visão desses usuários sobre o referido dever, considerado como um mecanismo necessário à representação política, mas ideal também à garantia do cumprimento do plano de governo. A assimetria informacional foi identificada no discurso dos participantes no momento em que eles pontuaram determinados problemas para os quais também indicaram possíveis soluções.

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Biografia do Autor

Fabrício Martins Cantanhede, Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Pós-graduando em Contabilidade e Direito Tributário pela Universidade Estadual do Tocantins (Unitins).

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Publicado

04-07-2022

Como Citar

CANTANHEDE, F. M. . Accountability na contabilidade eleitoral: a perspectiva do eleitorado. REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 430–456, 2022. DOI: 10.21680/2176-9036.2022v14n2ID26548. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/26548. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

Seção 3: Pesquisas de Campo sobre Contabilidade (Survey) (S3)