Impactos na eficiência do gasto público na educação fundamental dos municípios paulistas por meio das categorias do elemento da despesa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2176-9036.2022v14n1ID27713

Palavras-chave:

Eficiência. Gasto Público. Educação. Elemento de despesa..

Resumo

Objetivo: Este trabalho tem como objetivo mensurar os impactos dos gastos públicos na educação fundamental dos municípios paulistas sobre a eficiência do gasto público educacional.

Método: O cálculo da eficiência se dá a partir da Análise Envoltória de Dados (DEA), tendo como input os gastos públicos em educação nos anos de 2014 à 2017 e output a nota municipal da Prova Brasil 2017. A mensuração do impacto dos gastos públicos sobre a eficiência se dá a partir da técnica de Regressão Linear Múltipla (RLM) por Mínimos Quadrados Ordinários (MQO), tendo como variáveis explicativas os gastos educacionais classificados em salários, compras, viagens, juros e materiais permanentes, e variável resposta o índice de eficiência do gasto público.

Resultados: A partir dos modelos estatísticos de RLM foram obtidos diferentes coeficientes de regressão, que estimam a mudança no índice de eficiência do gasto público quando os gastos são incrementados ou retraídos. Os resultados expressam que há correlação negativa entre todas as categorias do elemento da despesa e a eficiência do respectivo gasto público educacional no período de 2014 a 2017.

Contribuições do Estudo: De forma pioneira este trabalho adota a classificação contábil orçamentária das categorias do elemento da despesa, aproximando assim o estudo da eficiência do objeto mais próximo possível a que a classificação do gasto se refere.

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Biografia do Autor

Gabriel Santana Machado, Master in Public Administration and Government by Escola de Administração de Empresas de São Paulo of Fundação Getúlio Vargas (EAESP/FGV).

Bachelor in Public Policy Management from Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP).

Jaime Crozatti, Professor of the Master and Graduation in Public Policy Management of Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP).

PhD in Accounting and Controllership by FEA/USP.

Vinicius Macedo de Moraes, Master in Public Policy Management by Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP).

Master in Public Policy Management by Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP).

Bianca de Oliveira, Graduated in Public Policy Management by Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP).

Graduated in Public Policy Management by Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP).

Carlos Eduardo de Oliveira Silva, Graduating in Economics by Faculdade de Economia Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP).

Graduating in Economics by Faculdade de Economia Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP).

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Publicado

06-01-2022

Como Citar

MACHADO, G. S. .; CROZATTI, J. .; MORAES, V. M. de .; OLIVEIRA, B. de .; SILVA, C. E. de O. . Impactos na eficiência do gasto público na educação fundamental dos municípios paulistas por meio das categorias do elemento da despesa. REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036, [S. l.], v. 14, n. 1, 2022. DOI: 10.21680/2176-9036.2022v14n1ID27713. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/27713. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Seção 7: Internacional (S7)