Ensino remoto: a eficiência da rede federal de educação profissional no ano da pandemia de Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.21680/2176-9036.2024v16n2ID31894Palavras-chave:
Rede Federal, Educação Profissional, Eficiência, Análise Envoltória de Dados, CovidResumo
Objetivo: Este artigo teve o objetivo de analisar a eficiência técnica da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica referente ao ano de 2020, pela comparação dos dados com os três anos anteriores. Em 2020, as instituições suspenderam as atividades acadêmicas presenciais como medida preventiva para evitar o contágio do Sars-CoV-2, vírus que causa a Covid-19.
Metodologia: A pesquisa, com abordagem quantitativa, examinou 41 instituições entre 2017 e 2020 por meio do método da Análise Envoltória de Dados (DEA).
Resultados: A eficiência técnica de 2018 foi a mais baixa entre os anos analisados, mas os números de 2020 são menos satisfatórios que os anos entre 2017 e 2019. Em 2020, 29,3% das instituições foram consideradas ineficientes ou com eficiência fraca. No entanto, em média, as unidades mantiveram o padrão de eficiência técnica registrado desde 2017.
Contribuições do Estudo: Os resultados contribuem com a transparência das organizações públicas; com informações sobre a relação custo-benefício dos serviços públicos; identificam melhores práticas no uso de recursos públicos, que podem auxiliar a tomada de decisão de unidades ineficientes; e mostram que há necessidade de melhorias na gestão educacional.
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