PERCEPÇÃO DOS AUDITORES SOBRE O PAPEL DA AUDITORIA GOVERNAMENTAL PARA TRANSPARÊNCIA DA GESTÃO PÚBLICA: UM ESTUDO NO TRIBUNAL DE CONTAS DA PARAÍBA
Resumo
No contexto da auditoria governamental, este trabalho objetiva conhecer a percepção dos auditores do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba - TCE/PB, quanto à contribuição da auditoria governamental na transparência da gestão pública, além de identificar a percepção destes auditores sobre o nível de satisfação da sociedade quanto às funções que desempenham. Para tanto, realizou-se estudo exploratório-descritivo, valendo-se de pesquisa bibliográfica, documental e de levantamento, com aplicação de questionários aos auditores do TCE/PB, obtendo-se uma amostra representativa de 80% da população escolhida. Os resultados apontaram que, na percepção dos consultados, a auditoria governamental é uma ferramenta de controle do Estado para melhor aplicação dos recursos públicos e que tem contribuído para a transparência, porém esta contribuição encontra limitações principalmente pela falta de tempestividade na divulgação dos relatórios de auditoria e de compreensibilidade das informações publicadas. Conclui-se que a percepção dos auditores do TCE/PB consultados é que o seu trabalho tem contribuído para a transparência pública, com limitações relativas à tempestividade e compreensibilidade das informações divulgadas.
Palavras-chaves: Transparência. Auditoria Governamental. TCE/PB.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Comomns Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A Revista Ambiente Contábil utiliza uma licença Creative Commons CC-BY-NC-ND (Atribuição-NãoComercial – SemDerivações 4.0). Isso significa que os artigos podem ser compartilhados e que a Revista Ambiente Contábil não pode revogar estes direitos desde que se respeitem os termos da licença:
Atribuição: Deve-se dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.
Não Comercial: Não se pode usar o material para fins comerciais.
Sem Derivações: Se for remixar, transformar ou criar a partir do material, não se pode distribuir o material modificado.
Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional