PERCEPÇÃO DOS AUDITORES SOBRE O PAPEL DA AUDITORIA GOVERNAMENTAL PARA TRANSPARÊNCIA DA GESTÃO PÚBLICA: UM ESTUDO NO TRIBUNAL DE CONTAS DA PARAÍBA

Autores

  • Maria Simone de Lacerda Antonino
  • Karla Katiuscia Nobrega de Almeida Universidade Federal da Paraíba
  • Tiago Henrique de Souza Echternacht Universidade Federal da Paraíba
  • Robério Dantas de França Universidade Federal da Paraíba

Resumo

No contexto da auditoria governamental, este trabalho objetiva conhecer a percepção dos auditores do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba - TCE/PB, quanto à contribuição da auditoria governamental na transparência da gestão pública, além de identificar a percepção destes auditores sobre o nível de satisfação da sociedade quanto às funções que desempenham. Para tanto, realizou-se estudo exploratório-descritivo, valendo-se de pesquisa bibliográfica, documental e de levantamento, com aplicação de questionários aos auditores do TCE/PB, obtendo-se uma amostra representativa de 80% da população escolhida. Os resultados apontaram que, na percepção dos consultados, a auditoria governamental é uma ferramenta de controle do Estado para melhor aplicação dos recursos públicos e que tem contribuído para a transparência, porém esta contribuição encontra limitações principalmente pela falta de tempestividade na divulgação dos relatórios de auditoria e de compreensibilidade das informações publicadas. Conclui-se que a percepção dos auditores do TCE/PB consultados é que o seu trabalho tem contribuído para a transparência pública, com limitações relativas à tempestividade e compreensibilidade das informações divulgadas.

Palavras-chaves: Transparência. Auditoria Governamental. TCE/PB.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karla Katiuscia Nobrega de Almeida, Universidade Federal da Paraíba

Professora Assistente do Departamento de Finanças e Contabilidade, da Universidade Federal da Paraíba, Campus I

Tiago Henrique de Souza Echternacht, Universidade Federal da Paraíba

Professor Assistente do Departamento de Finanças e Contabilidade, da Universidade Federal da Paraíba, Campus I

Robério Dantas de França, Universidade Federal da Paraíba

Professor Assistente do Departamento de Finanças e Contabilidade, da Universidade Federal da Paraíba, Campus I

Publicado

06-02-2013

Como Citar

ANTONINO, M. S. de L.; NOBREGA DE ALMEIDA, K. K.; ECHTERNACHT, T. H. de S.; FRANÇA, R. D. de. PERCEPÇÃO DOS AUDITORES SOBRE O PAPEL DA AUDITORIA GOVERNAMENTAL PARA TRANSPARÊNCIA DA GESTÃO PÚBLICA: UM ESTUDO NO TRIBUNAL DE CONTAS DA PARAÍBA. REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 179–199, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/3314. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS