ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA EM CONTABILIDADE VOLTADA PARA O SEGMENTO DE GESTÃO SOCIAL E AMBIENTAL

  • Pedro Ylunga Costa Da Silva Universidade Federal do Paraná
  • José Santo Dal Bem Pires Universidade Estadual de Maringá

Resumo

A pesquisa objetivou identificar as mudanças ocorridas na produção científica brasileira em contabilidade voltada para o segmento de Gestão Social e Ambiental, publicada em periódicos no nível Qualis A, B e C, nos últimos 20 anos. A fundamentação teórica aborda aspectos relacionados à responsabilidade social e ambiental, contabilidade ambiental, contabilidade social, instrumentos contábeis de evidenciação da responsabilidade social das empresas, os relatórios sociais de apoio à gestão ambiental entre outros aspectos ligados ao tema. A metodologia admitida caracteriza-se como sendo uma pesquisa descritiva, de natureza aplicada, com metodologia de uma pesquisa documental e com o método dedutivo. Utilizando para isso, o instrumento de análise com base nas seis dimensões definidas para o estudo, quais sejam: quantitativa, autoria, temática, metodologia, referencial teórico e cientificidade. A coleta de dados foi realizada no portal de cada um dos periódicos selecionados e por meio destes impressos, durante o ano de 2010. A conclusão indica que a contabilidade voltada para o segmento de gestão social e ambiental vem, nos últimos anos, dando largos passos para evoluir e atender as necessidades sociais, econômicas e financeiras da sociedade; e que é preciso avançar um pouco mais no rigor metodológico utilizado nos trabalhos produzidos.

 

Palavras-chave: Contabilidade. Gestão. Social. Ambiental. Produção.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Ylunga Costa Da Silva, Universidade Federal do Paraná
Técnico Médio em Contabilidade e Finanças pelo Instituto Médiio Técnico de Gestão, em Luanda - Angola. Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Especialista em Auditoria e Pericia Contábil pela Faculdade Cidade Verde (FCV). Participa de Projetos de Pesquisa - PIBIC, vinculado ao departamento de Ciências Contábeis da UEM nas linhas de pesquisa de Contabilidade e Sociedade, Contabilidade Gerencial e Contabilidade Financeira.Técnico Médio em Contabilidade e Finanças pelo Instituto Médiio Técnico de Gestão, em Luanda - Angola. Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Especialista em Auditoria e Pericia Contábil pela Faculdade Cidade Verde (FCV). Participa de Projetos de Pesquisa - PIBIC, vinculado ao departamento de Ciências Contábeis da UEM nas linhas de pesquisa de Contabilidade e Sociedade, Contabilidade Gerencial e Contabilidade Financeira.Técnico Médio em Contabilidade e Finanças pelo Instituto Médiio Técnico de Gestão, em Luanda - Angola. Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Especialista em Auditoria e Pericia Contábil pela Faculdade Cidade Verde (FCV). Participa de Projetos de Pesquisa - PIBIC, vinculado ao departamento de Ciências Contábeis da UEM nas linhas de pesquisa de Contabilidade e Sociedade, Contabilidade Gerencial e Contabilidade Financeira.
José Santo Dal Bem Pires, Universidade Estadual de Maringá
Técnico Médio em Contabilidade e Finanças pelo Instituto Médiio Técnico de Gestão, em Luanda - Angola. Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Especialista em Auditoria e Pericia Contábil pela Faculdade Cidade Verde (FCV). Participa de Projetos de Pesquisa - PIBIC, vinculado ao departamento de Ciências Contábeis da UEM nas linhas de pesquisa de Contabilidade e Sociedade, Contabilidade Gerencial e Contabilidade Financeira.
Publicado
06-02-2013
Como Citar
DA SILVA, P. Y. C.; PIRES, J. S. D. B. ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA EM CONTABILIDADE VOLTADA PARA O SEGMENTO DE GESTÃO SOCIAL E AMBIENTAL. REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036, v. 5, n. 1, p. 200-223, 6 fev. 2013.
Seção
ARTIGOS