DA RETÓRICA À EFETIVA INFLUÊNCIA DA ESCOLA EUROPÉIA NO CONTEXTO HISTÓRICO DA CONTABILIDADE E DA ECONOMIA MUNDIAL: O QUE PENSAM AUTORES E PROFESSORES DE CONTABILIDADE BRASILEIROS

  • Erivan Ferreira Borges UFRN
  • Jomar Miranda Rodrigues UnB
  • José Marilson Martins Dantas UFPB
  • Anailson Márcio Gomes UFRN

Resumo

O trabalho apresenta um estudo teórico-empírico sobre a efetiva influência da escola europeia continental sobre a ciência contábil e o desenvolvimento econômico, considerando a importância sobre o aspecto histórico da ciência e sua possível influência sobre o processo de convergência às normas internacionais, estando restrito ao contexto brasileiro. Discute-se a retórica sobre a filosofia da escola europeia continental destacando-se algumas escolas que a compõem, e sua importância para o aspecto econômico até o início de século XX. No aspecto metodológico, foram realizadas duas pesquisas, uma com os autores brasileiros da disciplina teoria da contabilidade, e outra com os demais professores. Estas afirmações tratam da efetiva colaboração ou não dessa corrente sobre a ciência contábil e o desenvolvimento econômico e o atual processo de convergência às normas internacionais. Utilizando-se análises descritivas e da estatística não paramétrica qui-quadrado, observou-se que quase por consenso, autores e professores não atribuem influência dos conceitos pré-científicos ao processo de convergência às normas internacionais. Argumenta-se que a maior contribuição desta corrente de pensamento reside no aspecto histórico, perdendo influencia no desenvolvimento dos aspectos da contabilidade contemporânea, notadamente no processo de convergência as normas internacionais. .

 

Palavras-chaves: Escola Européia. História da Contabilidade. Convergência às Normas Internacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Erivan Ferreira Borges, UFRN
Doutorando em Ciências Contábeis pela UnB/UFPB/UFRN. Mestre em Administração (2005), Especialização em Contabilidade Gerencial (2001) e Graduação em CIENCIAS CONTABEIS (1999) todos pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente é professor efetivo do Depto de Ciências Contábeis da UFRN. Tem experiência na área de Auditoria e Perícia Contábil, atuando como consultor, auditor e perito, nas esferas pública, privada e no 3o. Setor.
Jomar Miranda Rodrigues, UnB
Doutorando e Mestre em Ciências Contábeis pelo PMIICC da UnB/UFPB/UFRN (2007). Especialista em Controladoria e Finanças (UnB, 2005) e em Contabilidade Gerencial (UPIS, 2003). Graduado em Ciências Contábeis (UPIS, 2001). Atuou em Controladoria na iniciativa privada e consultoria governamental em previdência e saúde. Atualmente é Professor do Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Controladoria e Finanças, empresarial e governamental. Atua em : Contabilidade Financeira e Societária, Contabilidade Internacional e Convergência Contábil, Pesquisa em Contabilidade e Educação Contábil.
José Marilson Martins Dantas, UFPB
Doutorando em Ciências Contábeis  pela UnB/UFPB/UFRN, mestre em CONTROLADORIA E CONTABILIDADE pela USP-Universidade de São Paulo (2002), graduado em Ciências Contábeis. Atualmente é professor assistente nível IV da Universidade Federal da Paraíba. Ex-Coordenador do Núcleo de Pesquisa em Logística e Controladoria aplicada aos negócios do DFC/UFPB. Tem experiência na área de Gestão Empresarial, notadamente em instituições de educação superior, com ênfase na área de CUSTOS. Conhecimentos práticos na área de gestão educacional tendo interesse em pesquisar temas relacionados custos voltado ao setor público e empreendedorismo.
Anailson Márcio Gomes, UFRN
Doutorando em Ciências Contábeis  pela UnB/UFPB/UFRN, possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1986), mestrado em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (1999). Atualmente é professor assistente da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Contabilidade, com ênfase em Contabilidade Societária e Custos Hospitalares
Publicado
31-01-2013
Como Citar
BORGES, E. F.; RODRIGUES, J. M.; DANTAS, J. M. M.; GOMES, A. M. DA RETÓRICA À EFETIVA INFLUÊNCIA DA ESCOLA EUROPÉIA NO CONTEXTO HISTÓRICO DA CONTABILIDADE E DA ECONOMIA MUNDIAL: O QUE PENSAM AUTORES E PROFESSORES DE CONTABILIDADE BRASILEIROS. REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036, v. 5, n. 1, p. 1-20, 31 jan. 2013.
Seção
ARTIGOS