Alfabetização financeira dos estudantes do ensino médio de instituições públicas
DOI:
https://doi.org/10.21680/2176-9036.2024v16n2ID34229Palavras-chave:
Alfabetização Financeira, Atitude Financeira, Comportamento Financeiro, Conhecimento FinanceiroResumo
Objetivo: Verificar o nível de alfabetização financeira dos estudantes do Ensino Médio de instituições públicas do Munícipio de Ituiutaba/MG e analisar a associação do nível de alfabetização financeira com fatores socioeconômicos e demográficos.
Metodologia: Foi utilizado um questionário aplicado diretamente a estudantes do Ensino Médio de diferentes instituições públicas após definição de amostragem probabilística. Os dados foram analisados a partir da estatística descritiva e testes de correlação, de normalidade e de comparação entre grupos.
Resultados: Os resultados mostraram que, em sua maioria, os estudantes têm bom comportamento e atitude financeira, porém não são suficientemente alfabetizados financeiramente.
Contribuições do estudo: Os resultados são úteis por indicarem a necessidade de as instituições de ensino estabelecerem ações e/ou estratégias educacionais que contribuam para a alfabetização financeira dos estudantes do Ensino Médio na área de abrangência do estudo, sugerindo-se revisitar os currículos de disciplinas cujo conteúdo se associe direta ou indiretamente com o aprendizado sobre finanças. Espera-se que os resultados da pesquisa contribuam com a sociedade de modo geral, uma vez que pessoas financeiramente alfabetizadas tendem a administrar eficientemente o dinheiro, tanto no âmbito pessoal e familiar, quanto no meio empresarial.
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