Alfabetização financeira dos estudantes do ensino médio de instituições públicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2176-9036.2024v16n2ID34229

Palavras-chave:

Alfabetização Financeira, Atitude Financeira, Comportamento Financeiro, Conhecimento Financeiro

Resumo

Objetivo: Verificar o nível de alfabetização financeira dos estudantes do Ensino Médio de instituições públicas do Munícipio de Ituiutaba/MG e analisar a associação do nível de alfabetização financeira com fatores socioeconômicos e demográficos.

 Metodologia: Foi utilizado um questionário aplicado diretamente a estudantes do Ensino Médio de diferentes instituições públicas após definição de amostragem probabilística. Os dados foram analisados a partir da estatística descritiva e testes de correlação, de normalidade e de comparação entre grupos.

Resultados: Os resultados mostraram que, em sua maioria, os estudantes têm bom comportamento e atitude financeira, porém não são suficientemente alfabetizados financeiramente.

Contribuições do estudo: Os resultados são úteis por indicarem a necessidade de as instituições de ensino estabelecerem ações e/ou estratégias educacionais que contribuam para a alfabetização financeira dos estudantes do Ensino Médio na área de abrangência do estudo, sugerindo-se revisitar os currículos de disciplinas cujo conteúdo se associe direta ou indiretamente com o aprendizado sobre finanças. Espera-se que os resultados da pesquisa contribuam com a sociedade de modo geral, uma vez que pessoas financeiramente alfabetizadas tendem a administrar eficientemente o dinheiro, tanto no âmbito pessoal e familiar, quanto no meio empresarial.

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Biografia do Autor

Gladistone Cosme de Souza, Universidade Federal de Uberlândia UFU

Graduando em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU (Campus Pontal).

Josilene da Silva Barbosa, Universidade Federal de Uberlândia - UFU.

Doutora em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia – UFU. Professora da Universidade Federal de Uberlândia – UFU (Campus Pontal).

Odilon José de Oliveira Neto, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Professor da Área de Finanças do Curso de Administração da Universidade Federal de Uberlândia (UFU - Campus Pontal). Doutor em Administração (Finanças) pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV/EAESP). Líder do Grupo de Pesquisa: Inteligência em Finanças e Mercados (CNPQ/UFU). Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Administração e Ciências Contábeis (NEPACC-UFU). 

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Publicado

01-07-2024

Como Citar

SOUZA, G. C. de .; BARBOSA, J. da S.; OLIVEIRA NETO, O. J. de. Alfabetização financeira dos estudantes do ensino médio de instituições públicas . REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036, [S. l.], v. 16, n. 2, p. 474–495, 2024. DOI: 10.21680/2176-9036.2024v16n2ID34229. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/34229. Acesso em: 11 dez. 2024.

Edição

Seção

Seção 3: Pesquisas de Campo sobre Contabilidade (Survey) (S3)