Strategic alignment for a commercial company: an analysis from the perspectives of the balanced scorecard

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2176-9036.2024v16n1ID34961

Palavras-chave:

Contabilidade Gerencial. Planejamento Estratégico. Balanced Scorecard.

Resumo

Objetivo: Identificar iniciativas para o alinhamento estratégico de uma empresa comercial do segmento de utilidades, a partir do Balanced Scorecard.

Metodologia: Realizou-se uma pesquisa descritiva, realizada a partir de estudo de caso, com abordagem qualitativa. A coleta de dados ocorreu por meio de um questionário aplicado aos colaboradores, obtendo-se 40 respostas válidas. A partir dos resultados verificou-se que as iniciativas que podem contribuir com o alinhamento estratégico são voltadas a: aumentar a rentabilidade da empresa, reduzir o custo médio da empresa e melhorar o fluxo de caixa, no que tange a perspectiva financeira; aumentar o número de clientes no atacado e no varejo, manter clientes lojistas ativos no caso da perspectiva de clientes; alinhar os processos de gestão de estoque, agilizar o atendimento e agilizar a operação do sistema interno de informação no que diz respeito a perspectiva de processos internos e; capacitar os colaboradores e reduzir o turnover no que tange o aprendizado e crescimento. É importante que a empresa defina os responsáveis para acompanhamento das iniciativas, para que as metas possam ser atingidas e por consequência, os objetivos possam ser alcançados.

Resultados: De forma geral, os resultados destacam a relevância da metodologia BSC, para o alinhamento entre os objetivos estratégicos, indicadores, metas e em especial, as iniciativas para colocar em prática o que se espera para organização, contribuindo com os gestores no processo decisório, para que melhores decisões possam ser tomadas e a empresa tenha êxito em suas atividades.

Contribuição do Estudo: O presente estudo contribui com a literatura evidenciando que o BSC pode ser utilizado independente do porte ou segmento de atuação e, pode servir como benchmarking para outras empresas similares, de pequeno e médio porte.

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Biografia do Autor

Clademir Teixeira, Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ).

Master's degree in Accounting and Administration, Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ).

Lauriany Kisata, Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ).

Master's degree in Accounting and Administration, Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ).

Mara Vogt, the Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ).

PhD in Accounting and Administration from the Universidade Regional de Blumenau (FURB). Professor of the Master's Degree in Accounting and Administration (PPGCCA) – Unochapecó, Professor of the undergraduate course in Accounting Sciences at the Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ).

Silvana Dalmutt Kruger, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS).

PhD in Accounting from the Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor of Accounting at the Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS).

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Publicado

02-01-2024

Como Citar

TEIXEIRA, C. .; KISATA, L.; VOGT, M. .; KRUGER, S. D. . Strategic alignment for a commercial company: an analysis from the perspectives of the balanced scorecard . REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036, [S. l.], v. 16, n. 1, 2024. DOI: 10.21680/2176-9036.2024v16n1ID34961. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/34961. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Seção 7: Internacional (S7)