Inteligência emocional e habilidades de comunicação interpessoal de estudantes de ciências contábeis
DOI:
https://doi.org/10.21680/2176-9036.2025v17n1ID35164Palavras-chave:
Inteligência Emocional, Habilidades de Comunicação Interpessoal, Estudantes de Contabilidade, Profissão ContábilResumo
Objetivo: Analisar a relação entre a Inteligência Emocional e as Habilidades de Comunicação Interpessoal dos estudantes de Ciências Contábeis.
Metodologia: Foi realizada uma survey com acadêmicos de quatro Instituições de Ensino Superior da região Sul do Brasil, obtendo 202 respostas válidas. As relações foram analisadas a partir do uso de Modelagem de Equações Estruturais (MEE).
Resultados: Constatou-se a relação positiva entre as dimensões da Inteligência Emocional e as Habilidades de Comunicação Interpessoal, exceto Avaliação das Próprias Emoções sobre Assertividade, que apresentou relação negativa. Além disso, diferentes dimensões não apresentaram relação significante.
Contribuições do Estudo: Os resultados apontam que compreender as próprias emoções (exercendo autocontrole), reconhecer a emoção do outro (desenvolvendo a empatia) e utilizar as emoções (direcionar em prol dos objetivos) exerce efeitos na capacidade de gerenciar os relacionamentos interpessoais em ambientes de comunicação. Além disso, identificar e compreender as nuances na reação verbal e não verbal tende a facilitar a comunicação, o relacionamento interpessoal, o crescimento pessoal e profissional. É necessário abordar tal temática na graduação em Ciências Contábeis, pois as práticas de formação e desenvolvimento da Inteligência Emocional e das Habilidades de Comunicação Interpessoal refletem no desempenho profissional, na convergência às habilidades sociais exigidas pelo mercado de trabalho, no alinhamento aos padrões internacionais para educação contábil de alta qualidade e contribuem para o fortalecimento da profissão.
Downloads
Referências
Arantes, D. A. & Silva, D. M. da (2020). Análise do nível cognitivo do exame de suficiência contábil na perspectiva da Taxonomia de Bloom. Contabilidade Vista & Revista, 31(2), 221-244. https://doi.org/10.22561/cvr.v31i2.5314
Arquero, J. L., Fernández-Polvillo, C., Hassall, T. & Joyce, J. (2017). Relationships between communication apprehension, ambiguity tolerance and learning styles in accouting students. Revista de Contabilidad – Spanish Accouting Review, 20(1), 13-24. https://doi.org/10.1016/j.rcsar.2015.10.002
Bar-On, R. (2006). The Bar-On model of emotional-social intelligence (ESI). Psicothema, 18(1), 13-25. http://www.psicothema.com/psicothema.asp?id=3271
Brackett, M. A., Rivers, S. E., Shiffman, S., Lerner, N. & Salovey, P. (2006). Relating emotional abilities to social functioning: A comparison of self-report and performance measures of emotional intelligence. Journal of Personality and Social Psychology, 91(4), 780-795. https://doi.org/10.1037/0022-3514.91.4.780
Cardoso, R. L., Mendonça Neto, O. R. & Oyadomari, J. C. (2010). Os estudos internacionais de competências e os conhecimentos, habilidades e atitudes do contador gerencial brasileiro: análises e reflexões. Brazilian Business Review, 7(3), 87-107. https://bbronline.com.br/index.php/bbr/article/view/331
Conselho Federal de Contabilidade, & Instituto de Auditoria Independente do Brasil. (2019). Statement of Membership Obligation (SMO) Action Plan. Recuperado de https://www.ifac.org/_flysystem/azure-private/compliance-assessment/part_3/201903_Brazil-CFC-IBRACON_SMO-AP.pdf
Costa, L. C. (2020). Inteligência emocional, metas de realização e desempenho acadêmico: um estudo com graduandos de Ciências Contábeis. [Dissertação de mestrado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul]. RI FURG. http://repositorio.furg.br/handle/1/9626
Costa, L. C., Gomes, D. G. de, Fernandez, R. N. & Zonatto, V. C. da S. (2021). Emotional Intelligence, Achievement Goals and Academic Performance: a study with undergraduate students of accouting sciences. Anais do 21º USP International Conference in Accouting, https://congressousp.fipecafi.org/anais/21UspInternational/ArtigosDownload/3181.pdf
Fan, K. T. & Lin, F. C. (2017). A new accounting teaching method to help student overcome communication apprehension: an experimental study. Review of Integrative Business & Economics Research, 6(1), 313-331. http://buscompress.com/uploads/3/4/9/8/34980536/riber_t1m16-011_313-331.pdf
Goleman, D. (1995). Inteligência Emocional. Objetiva. https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4133507/mod_resource/content/2/Inteligencia-emocional-Daniel-Goleman.pdf
Grilo, A. P. da S., Pina-Oliveira, A. A. & Puggina, A. C. G. (2019). Falar em público: relações com competência em comunicação, ansiedade e experiências de oratória de discentes. Revista de Enfermagem do Centro-Oeste Mineiro, 9(1). https://doi.org/10.19175/recom.v9i0.3534
Hair, J. F. J., Hult, G. T. M., Ringle, C. & Sarstedt, M. (2014) A Primer on Partial Least Squares Structural Equation Modeling (PLS-SEM). In Long Range Planning (Vol.46).
Hendon, M., Powell, L. & Wimmer, H. (2017) Emotional Intelligence and communication levels in information technology professionals. Computers in Human Behavior, 71(1). https://doi.org/10.1016/j.chb.2017.01.048
International Federation of Accountants [IFAC] (2019). International Accounting Education Standards Board [IAESB]. International Education Standard (IES) 3 – Initial Professional Development – Professional Skills (2021). https://www.iaesb.org/publications/2019-handbook-international-education-standards
Lima, J. P. R., Vendramin, E. de O. & Miranda, C de S. (2021). Quem tem medo de se comunicar? Análise da apreensão na comunicação de estudantes de Ciências Contábeis. Sociedade, Contabilidade e Gestão, 16(1), 105-120. doi: https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v0i0.30366
Lopes, P. N., Brackett, M. A., Nezlek, J. B., Schütz, A., Sellin, I. & Salovey, P. (2004). Emotional Intelligence and Social Interaction. Personality and Social Psychology Bulletin, 30(8), 118-1034. https://doi.org/10.1177/014616720426476
Madruga, S. R., Colossi, N. & Biazus, C. A. (2016). Funções e competências gerenciais do Contador. Revista de Administração da UFSM, 9(2), 182-191. https://doi.org/10.5902/1983465921282
Marin, T. I. S., Lima, S. J. de & Nova, S. P. de C. C. (2014). Formação do contador – O que o mercado quer, é o que ele tem? Um estudo de caso sobre o perfil profissional dos alunos de Ciências Contábeis da FEA-USP. Revista Contabilidade Vista & Revista, 25(2), 59-83. https://revistas.face.ufmg.br/index.php/contabilidadevistaerevista/article/view/1532
Marôco, J. (2014). Análise de Equações Estruturais - Fundamentos Teóricos, Software e Aplicações (2a). Pêro Pinheiro: ReportNumber.
Mohzan, M. A. M., Hassan, N. & Halil, N. A. (2013). The influence of emotional intelligence on academic achievement. Procedia – Social and Behavioral Sciences, 90(1), 303-312. https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2013.07.095
Oxford. (2021). Em Oxford Learner’s Dictionaries. https://www.oxfordlearnersdictionaries.com/definition/english/communication
Paes, A. P. & Silva, M. Z. da. (2019). Perfil do profissional contábil: inteligência emocional, estilos de tomada de decisão e propensão a riscos. Anais do XIII Congresso ANPCONT. https://anpcont.org.br/pdf/2019_CCG386.pdf
Petrides, K. V. (2009). Psychometric properties of the Trait Emotional Intelligence Questionnaire. C. Stough, D. H. Saklofske, and J. D. Parker, Advances in the assessment of emotional intelligence. https://doi.org/10.1007/978-0-387-88370-0_5
Petrovici, A. & Dobrescu, T. (2014). The role of emotional intelligence in building interpersonal communication skills. Procedia – Social and Behavioral Sciences, 116, 1405-1410. https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2014.01.406
Pinheiro, F. M. G., Dias Filho, J. M. & Lima Filho, R. N. (2013). O perfil do contador e os níveis de habilidades cognitivas nos exames Enade e suficiência do CFC: uma análise sob a perspectiva da Taxonomia de Bloom. Contextus – Revista Contemporânea de Economia e Gestão, 11(1), 50-65. https://doi.org/10.19094/contextus.v11i1.32157
Puggina, A. C. & Silva. M. J. P da. (2014). Validação e adaptação cultural para o português da Interpersonal Communication Competence Scale. Acta Paulista de Enfermagem, 27(2), 108-114. http://dx.doi.org/10.1590/1982-0194201400020
Ribeiro, J. F. Filho., Lopes, J. E. de G., Pederneiras, M. M. M. & Ribeiro, I e B. (2006). Habilidades de comunicação oral de estudantes de Ciências Contábeis: uma análise baseada em percepções de integrantes de corpo docente, corpo discente e profissionais liberais. Base – Revista de Administração e Contabilidade da Unisinos, 3(1), 24-33.
Rodrigues, N. Rabelo, T. & Coelho, J. V. (2011). Adaptação da Escala de Inteligência Emocional de Wong e Law (WLEIS) e análise da sua estrutura factorial e fiabilidade numa amostra portuguesa. Psychologica, 55, 189-207. https://doi.org/10.14195/1647-8606_55_10
Rubin, R. B. & Martin, M. M. (1994). Development of a measure of Interpersonal Communication Competence. Communication Research Reports 11(1), 33-44. https://doi.org/10.1080/08824099409359938
Salovey, P. & Mayer, J. D. (1990). Emotional Intelligence. Imagination, Cognition and Personality, 9(3), 185-211. https://doi.org/10.2190/DUGG-P24E-52WK-6CDG
Salovey, P., Caruso, D. & Mayer, J. D. (2004). Emotional intelligence in practice. Positive psychology in practice, 447-463. https://doi.org/10.1002/9780470939338.ch28
Silva, I. V. da, Casagranda, Y. G., Coutinho, M. R. Sanches, A. C. & Maciel, W. R. E. (2020). A graduação do contador e o perfil esperado pelo mercado de trabalho: um estudo na cidade de Campo Grande/MS. RTA – Revista de Tecnologia Aplicada, 9(1), 3-26. http://dx.doi.org/10.48005/2237-3713rta2020v9n1p326
Silveira, J. S., Kamimura, A. M., Gomes, D. C. M. & Slomski, V. G. (2019). Competências profissionais requeridas e exigidas no exame de certificação da profissão contábil. Revista Liceu on-line, 9(1), 109-133. https://liceu.fecap.br/LICEU_ON-LINE/article/view/1807
Toledo, A. Jr., Duca, J. G. M. & Coury, M. I. F. (2018). Tradução e adaptação transcultural da versão brasileira do Schutte Self-Report Emotional Intelligence Test. Revista Brasileira de Educação Médica, 42(4), 109-114. https://doi.org/10.1590/1981-52712015v42n4RB20180102
Varasteanu, C. M. & Iftime, A. (2013). The role of the self-esteem, emotional intelligence, performance triad in obtaining school satisfaction. Procedia – Social and Behavioral Sciences, 93, 1830-1834. https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2013.10.125
Wong, C. S. & Law, K. S. (2002). The effects of leader and follower emotional intelligence on performance and atitude: an exploratory study. The Leadership Quarterly, 13, 243-274. https://doi.org/10.1016/S1048-9843(02)00099-1
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Comomns Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A Revista Ambiente Contábil utiliza uma licença Creative Commons CC-BY-NC-ND (Atribuição-NãoComercial – SemDerivações 4.0). Isso significa que os artigos podem ser compartilhados e que a Revista Ambiente Contábil não pode revogar estes direitos desde que se respeitem os termos da licença:
Atribuição: Deve-se dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.
Não Comercial: Não se pode usar o material para fins comerciais.
Sem Derivações: Se for remixar, transformar ou criar a partir do material, não se pode distribuir o material modificado.
Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional