Inteligência emocional e habilidades de comunicação interpessoal de estudantes de ciências contábeis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2176-9036.2025v17n1ID35164

Palavras-chave:

Inteligência Emocional, Habilidades de Comunicação Interpessoal, Estudantes de Contabilidade, Profissão Contábil

Resumo

Objetivo: Analisar a relação entre a Inteligência Emocional e as Habilidades de Comunicação Interpessoal dos estudantes de Ciências Contábeis.

Metodologia: Foi realizada uma survey com acadêmicos de quatro Instituições de Ensino Superior da região Sul do Brasil, obtendo 202 respostas válidas. As relações foram analisadas a partir do uso de Modelagem de Equações Estruturais (MEE).

Resultados: Constatou-se a relação positiva entre as dimensões da Inteligência Emocional e as Habilidades de Comunicação Interpessoal, exceto Avaliação das Próprias Emoções sobre Assertividade, que apresentou relação negativa. Além disso, diferentes dimensões não apresentaram relação significante.

Contribuições do Estudo: Os resultados apontam que compreender as próprias emoções (exercendo autocontrole), reconhecer a emoção do outro (desenvolvendo a empatia) e utilizar as emoções (direcionar em prol dos objetivos) exerce efeitos na capacidade de gerenciar os relacionamentos interpessoais em ambientes de comunicação. Além disso, identificar e compreender as nuances na reação verbal e não verbal tende a facilitar a comunicação, o relacionamento interpessoal, o crescimento pessoal e profissional. É necessário abordar tal temática na graduação em Ciências Contábeis, pois as práticas de formação e desenvolvimento da Inteligência Emocional e das Habilidades de Comunicação Interpessoal refletem no desempenho profissional, na convergência às habilidades sociais exigidas pelo mercado de trabalho, no alinhamento aos padrões internacionais para educação contábil de alta qualidade e contribuem para o fortalecimento da profissão.

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Biografia do Autor

Isabel Cristina Martin Garcia, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Bacharel em Contabilidade pela Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Alison Martins Meurer, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Professor Adjunto da Universidade Federal do Paraná - UFPR. Doutor em Contabilidade pelo Programa de Pós-Graduação em Contabilidade da Universidade Federal do Paraná - UFPR. Mestre em Contabilidade pelo Programa de Pós-Graduação em Contabilidade da Universidade Federal do Paraná - UFPR. Especialização em Avaliação do Ensino e da Aprendizagem da Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE. Bacharel em Ciências Contábeis na Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Nayane Thais Krespi Musial, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Professora Assistente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis - PPGCONT da Universidade Federal do Paraná - UFPR.  Doutora em Métodos Numéricos em Engenharia - Universidade Federal do Paraná - UFPR. Mestre em Ciências Contábeis - Universidade Regional de Blumenau - FURB. Bacharel em Matemática - Universidade Regional de Blumenau - FURB

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Publicado

02-01-2025

Como Citar

GARCIA, I. C. M.; MEURER, A. M. .; MUSIAL, N. T. K. . Inteligência emocional e habilidades de comunicação interpessoal de estudantes de ciências contábeis. REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 404–423, 2025. DOI: 10.21680/2176-9036.2025v17n1ID35164. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/35164. Acesso em: 7 jan. 2025.

Edição

Seção

Seção 3: Pesquisas de Campo sobre Contabilidade (Survey) (S3)