AVALIAÇÃO ECONÔMICO-FINANCEIRA DAS COMPANHIAS INTEGRANTES DO IGC-BM&F BOVESPA SOB A ÓTICA DA ANÁLISE ENVOLTÓRIA DE DADOS

Autores

  • Ewerton Bruno de Melo UFRN
  • Diego Rodrigues Boente Programa Multiinstitucional e Interregional de Pós-graduação em Ciências Contábeis (Unb/UFPB/UFRN)
  • Anderson Luiz Rezende Mól Programa Multiinstitucional e Interregional de Pós-graduação em Ciências Contábeis (Unb/UFPB/UFRN)

Resumo

Este estudo tem como objetivo avaliar a eficiência econômico-financeira das companhias integrantes do IGC, mostrando um panorama das práticas de governança adotadas pelas companhias e avaliando o quanto a governança corporativa pode influenciar na eficiência de uma companhia. Foram analisadas as eficiências de 98 companhias atuantes entre os anos de 2008 a 2010 no IGC, integrantes do Novo Mercado, por meio de dados coletados de suas demonstrações contábeis. Para avaliar a eficiência, foi adotada a Análise Envoltória de Dados (DEA), pelo modelo CCR, com direcionamento para output. Também foi avaliada a produtividade econômico e financeira das companhias através do índice de Malmquist. Os escores de eficiência e de produtividade foram obtidos pelos softwares SIAD ® e DEAP ®. Os resultados mostram que a maioria das companhias analisadas não foram consideradas eficientes em termos econômicos e financeiros no período analisado. Através da Análise Envoltória de Dados, pelo modelo CCR, foi confirmada a eficiência de 16 companhias, sendo que 3 destas companhias foram eficientes nos anos de 2008 a 2010. A aplicação do índice de Malmquist mostrou que 86% das companhias obtiveram um crescimento em sua produtividade entre os anos de 2008 e 2009, enquanto que entre os anos de 2009 e 2010 houve uma queda na produtividade em 63% das companhias.

Palavras-chave: Análise Envoltória de Dados. Eficiência. Governança Corporativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

25-07-2014

Como Citar

Melo, E. B. de, Boente, D. R., & Mól, A. L. R. (2014). AVALIAÇÃO ECONÔMICO-FINANCEIRA DAS COMPANHIAS INTEGRANTES DO IGC-BM&F BOVESPA SOB A ÓTICA DA ANÁLISE ENVOLTÓRIA DE DADOS. REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal Do Rio Grande Do Norte - ISSN 2176-9036, 6(2), 189–219. Recuperado de https://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/4961

Edição

Seção

ARTIGOS