AVALIAÇÃO ECONÔMICO-FINANCEIRA DAS COMPANHIAS INTEGRANTES DO IGC-BM&F BOVESPA SOB A ÓTICA DA ANÁLISE ENVOLTÓRIA DE DADOS

  • Ewerton Bruno de Melo UFRN
  • Diego Rodrigues Boente Programa Multiinstitucional e Interregional de Pós-graduação em Ciências Contábeis (Unb/UFPB/UFRN)
  • Anderson Luiz Rezende Mól Programa Multiinstitucional e Interregional de Pós-graduação em Ciências Contábeis (Unb/UFPB/UFRN)

Resumo

Este estudo tem como objetivo avaliar a eficiência econômico-financeira das companhias integrantes do IGC, mostrando um panorama das práticas de governança adotadas pelas companhias e avaliando o quanto a governança corporativa pode influenciar na eficiência de uma companhia. Foram analisadas as eficiências de 98 companhias atuantes entre os anos de 2008 a 2010 no IGC, integrantes do Novo Mercado, por meio de dados coletados de suas demonstrações contábeis. Para avaliar a eficiência, foi adotada a Análise Envoltória de Dados (DEA), pelo modelo CCR, com direcionamento para output. Também foi avaliada a produtividade econômico e financeira das companhias através do índice de Malmquist. Os escores de eficiência e de produtividade foram obtidos pelos softwares SIAD ® e DEAP ®. Os resultados mostram que a maioria das companhias analisadas não foram consideradas eficientes em termos econômicos e financeiros no período analisado. Através da Análise Envoltória de Dados, pelo modelo CCR, foi confirmada a eficiência de 16 companhias, sendo que 3 destas companhias foram eficientes nos anos de 2008 a 2010. A aplicação do índice de Malmquist mostrou que 86% das companhias obtiveram um crescimento em sua produtividade entre os anos de 2008 e 2009, enquanto que entre os anos de 2009 e 2010 houve uma queda na produtividade em 63% das companhias.

Palavras-chave: Análise Envoltória de Dados. Eficiência. Governança Corporativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
25-07-2014
Como Citar
MELO, E. B. DE; BOENTE, D. R.; MÓL, A. L. R. AVALIAÇÃO ECONÔMICO-FINANCEIRA DAS COMPANHIAS INTEGRANTES DO IGC-BM&F BOVESPA SOB A ÓTICA DA ANÁLISE ENVOLTÓRIA DE DADOS. REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036, v. 6, n. 2, p. 189-219, 25 jul. 2014.
Seção
ARTIGOS