Editorial – Revista Ambiente Contábil – Volume 6 – Número 2 – Ano 2014 (jul./dez./2014)

Autores

  • José Dionísio Gomes da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Resumo

A Revista Ambiente Contábil (Ambiente) apresenta na sua 12ª edição 15 (quinze) artigos que tratam de assuntos relevantes para a área contábil.

Artigo 1 - PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS BRASILEIROS: EVIDÊNCIAS DO JULGAMENTO DOS ACADÊMICOS CONCLUINTES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS de Leandro Augusto Toigo, Vanderlei Gollo e de Paulo Roberto da Cunha com o objetivo de identificar os julgamentos dos alunos concluintes do curso de ciências contábeis, em relação a quatro pronunciamentos contábeis emitidos pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC).

Artigo 2 - ESTRATÉGIAS DE QUALIDADE AMBIENTAL E DE PRODUÇÃO MAIS LIMPA NO SETOR DE CONSTRUÇÃO CIVIL de Janayna Rodrigues de Morais Luz, Paulo Roberto Nóbrega Cavalcante e de José Ribamar Marques de Carvalho com o objetivo de identificar as estratégias empresariais adotadas pelos gestores do setor de construção civil da cidade de Campina Grande, PB, em relação à qualidade ambiental e produção mais limpa.

Artigo 3 - PERFIL DOS TRABALHOS PUBLICADOS DE 2004 A 2010 NA ÁREA EDUCAÇÃO E PESQUISA DO CONGRESSO USP DE CONTROLADORIA E CONTABILIDADE de Valdério Freire de Moraes Júnior, Adriana Fernandes de Vasconcelos e de Paulo Aguiar do Monte com o objetivo de traçar o perfil dos artigos publicados na área de educação e pesquisa no Congresso USP de Controladoria e Contabilidade e de Iniciação Científica, no período de 2004 a 2010.

Artigo 4 - PROPOSTA FORMATIVA VERSUS DESEMPENHO: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE OS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS DAS IFES BRASILEIRAS de Emanuela Cristine Oliveira Silva e de Thaiseany de Freitas Rêgo com o objetivo de analisar qual a relação entre o nível de aderência das propostas formativas, dos cursos de graduação em Ciências Contábeis (presencial) das IFES, e o desempenho dos discentes no ENADE.

 Artigo 5 - ANOMALIAS DE CALENDÁRIO E RETORNO ACIONÁRIO: ANÁLISE DO EFEITO DIA DA SEMANA E SETOR DA ECONOMIA de Márcio André Veras Machado e de Rebeca Albuquerque Cordeiro com o objetivo de analisar, por meio de regressões com variáveis dummy, se existe o efeito dia da semana na BM&FBOVESPA, bem como se os referidos efeitos afetam todos os setores da economia ou se impactam apenas alguns setores.

Artigo 6 - VALOR DE MERCADO E DISCLOSURE VOLUNTÁRIO: ESTUDO EMPÍRICO EM COMPANHIAS LISTADAS NA BM&FBOVESPA de Claudinéia Boaventura de Sousa, Aldy Fernandes da Silva, Maísa de Souza Ribeiro e de Elionor Farah Jreige Weffort com o objetivo de analisar as Demonstrações Financeiras Padronizadas (DFPs), os Relatórios Anuais (RAs) e os Relatórios de Sustentabilidade Empresarial (RSEs) para buscar evidências empíricas que comprovem uma relação significativa entre o valor de mercado (mensurado pelo coeficiente Q de Tobin) e o disclosure voluntário de informações econômicas, sociais e ambientais.

Artigo 7 - RELAÇÕES DO EMPOWERMENT PSICOLÓGICO COM O SISTEMA DE MENSURAÇÃO DE DESEMPENHO E O DESEMPENHO GERENCIAL de Roberto Carlos Klann e de Ilse Maria Beuren com o objetivo de analisar a relação entre o empowerment psicológico com o sistema de mensuração de desempenho da organização e com o desempenho gerencial dos seus empregados.

 Artigo 8 - COLONIZAÇÃO DA CONTABILIDADE: UM ESTUDO SOBRE O PROCESSO DE CONVERGÊNCIA DA CONTABILIDADE BRASILEIRA AOS PADRÕES INTERNACIONAIS de Suênia Graziella Oliveira de Almeida Santos do Nascimento, Jorge Expedito de Gusmão Lopes, Romualdo Douglas Colauto e de Marcleide Maria Macêdo Pederneiras com o objetivo de investigar a percepção dos docentes na perspectiva habermasiana sobre o processo de convergência da contabilidade brasileira aos padrões internacionais.

 Artigo 9 - DETERMINANTES DA AVALIAÇÃO DOS ATIVOS BIOLÓGICOS A VALOR JUSTO, EM EMPRESAS LISTADAS NA BM&FBOVESPA de Maria Margarete Baccin Brizolla, Caroline Sulzbach Pletsch, Luiza Betânia Fasolin, Alini da Silva e de Fabrícia Silva da Rosa com o objetivo de identificar a influência dos indicadores econômico-financeiros na avaliação dos ativos biológicos a valor justo, em empresas listadas na BM&FBOVESPA após a adoção do CPC 29, no período de 2009 a 2012.

 

Artigo 10 - UTILIZAÇÃO DOS INDICADORES CONTÁBEIS NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE EMPRESAS: A PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE CONTABILIDADE E DE ANALISTAS DE INVESTIMENTO de Glauber de Castro Barbosa e de César Augusto Tibúrcio Silva com o objetivo de testar por meio de um questionário encaminhado para Professores do curso de Ciências Contábeis e para Analistas de Investimento se os indicadores contábeis realmente são relevantes no processo de avaliação de empresas.

  

Artigo 11 - AVALIAÇÃO ECONÔMICO-FINANCEIRA DAS COMPANHIAS INTEGRANTES DO IGC-BM&F BOVESPA SOB A ÓTICA DA ANÁLISE ENVOLTÓRIA DE DADOS de Ewerton Bruno de Melo, Diego Rodrigues Boente e de Anderson Luiz Rezende Mól com o objetivo de avaliar a eficiência econômico-financeira das companhias integrantes do Índice de Ações com Governança Corporativa (IGC) através da Análise Envoltória de Dados.

Artigo 12 - APLICABILIDADE DO TERMO DE AJUSTAMENTO DE CONDUTA (TAC) EM UMA INDÚSTRIA CARBONÍFERA DE SANTA CATARINA E O IMPACTO NA CONTABILIDADE E NO ORÇAMENTO ORGANIZACIONAL de  Cristina Keiko Yamaguchi, Kátia Aurora Dalla Libera Soratto e de Mariana Gonçalves Mariot com o objetivo de verificar os reflexos do Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta - TAC na contabilidade ambiental e no orçamento organizacional de uma carbonífera no sul de Santa Catarina, por meio dos registros contábeis, o orçamento da empresa e o plano de contas provenientes do Termo de Ajustamento de Conduta.

 

Artigo 13 - EVIDENCIAÇÃO CONTÁBIL EM FUNDAÇÕES PRIVADAS DE SAÚDE: UMA ANÁLISE DAS PRESTAÇÕES DE CONTAS DE ENTIDADES DO MUNICÍPIO DE BELO HORIZONTE de Luís Otávio Pacheco, Natan Szuster e de Marcelo Alvaro da Silva Macedo com o objetivo de analisar como a evidenciação contábil é praticada no Terceiro Setor, especificamente em fundações privadas de saúde do município de Belo Horizonte, observando a conformidade das demonstrações contábeis obrigatórias em relação às Normas Brasileiras de Contabilidade e legislação pertinentes à área de fundações.

 

Artigo 14 - REVISTA UNIVERSO CONTÁBIL: UMA ANÁLISE DO PERFIL DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOB A ÓTICA DA BIBLIOMETRIA E DA REDE SOCIAL DE 2005 A 2012 de Henrique César Melo Ribeiro com o objetivo de fornecer um mapeamento sobre o que tem sido pesquisado e publicado na RUC, por meio das análises bibliométrica e de rede social, cuja técnica de pesquisa não só analisa publicações em periódicos científicos como também analisa as redes sociais, a fim de compreender as ligações e conectividades entre autores e suas respectivas Instituições de Ensino Superior (IESs).

Artigo 15 - EVIDENCIAÇÃO DOS DERIVATIVOS NAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS DE EMPRESAS BRASILEIRAS NA ÁREA DA SAÚDE de Márcia Bianchi, Caroline Lemmertz, Simone Leticia Raimundini e de Maria Ivanice Vendruscolo com o objetivo de analisar a evidenciação de instrumentos financeiros derivativos nas demonstrações contábeis das empresas brasileiras, que constam na classificação da BM&FBovespa como pertencentes ao setor de Saúde.

 

Boa leitura. Cordiais saudações!

Prof. Dr. José Dionísio Gomes da Silva

Editor

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

29-07-2014

Como Citar

SILVA, J. D. G. da. Editorial – Revista Ambiente Contábil – Volume 6 – Número 2 – Ano 2014 (jul./dez./2014). REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036, [S. l.], v. 6, n. 2, p. i-iii, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/5554. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

EDITORIAL