METODOLOGIAS DE CUSTEIO E PREÇO DE VENDA: UM ESTUDO SOBRE AS PRÁTICAS DOS EMPREENDIMENTOS ECONÔMICOS SOLIDÁRIOS

Autores

  • Rayanna Nayhara Oliveira Nascimento UFERSA
  • Thaiseany de Freitas Rêgo DACS/UFERSA PUC-PR
  • Thiago Ferreira Dias PPGP/UFRN DEPAD/UFRN

DOI:

https://doi.org/10.21680/2176-9036.2016v8n1ID6566

Resumo

O estudo objetivou identificar quais são as metodologias de custeio e preço de venda adotadas pelos Empreendimentos Econômicos Solidários (EES) de Mossoró/RN, para a formação do preço justo de seus produtos e serviços. Para tanto, utilizou-se de um estudo do tipo multicaso que se pauta na realização de entrevistas semiestruturadas e na análise de conteúdo. As entrevistas foram realizadas junto aos indivíduos que atuam no controle e na marcação do preço de venda dos artigos produzidos pelos EES. A apreciação das entrevistas foi pautada na análise de conteúdo, com o auxílio do software Atlas.ti (versão 5.0), o que permitiu a codificação e categorização dos diálogos. Considerando os mais conhecidos métodos de custeio (absorção, variável e por atividades) e formação do preço de venda, destaca-se que as práticas adotadas pela Acrevi são insuficientes para a determinação do preço justo de venda. Já no que concerne a Coopermups e o GMUPA, observa-se que se utilizam da gestão de mão de obra direta e indireta, da matéria-prima e materiais indiretos como medidas essenciais para a determinação do preço justo.

Palavras-chave: Gestão de custos. Formação do preço. Economia solidária. Preço justo.

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Biografia do Autor

Thiago Ferreira Dias, PPGP/UFRN DEPAD/UFRN

Possui Doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2011), Mestrado em Administração e Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2007) e graduação em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (2005). De 2010 a 2013 foi professor da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). De 2012 a 2013 foi coordenador da Incubadora de Iniciativas Sociais e Solidárias do Oeste Potiguar (INCUBAOESTE). Desde janeiro de 2014 é professor adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. É coordenador do Programa de Pós-Gradução em Gestão Pública da UFRN (2014-2016). Pesquisador colaborador do Núcleo de Economia Solidária da Universidade Federal de Pernambuco (NECSO/UFPE) e da Incubadora OASIS/UFRN. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Política Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão e políticas públicas, participação, desenvolvimento rural, agricultura familiar, gestão social e economia solidária.

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Publicado

03-01-2016

Como Citar

NASCIMENTO, R. N. O.; RÊGO, T. de F.; DIAS, T. F. METODOLOGIAS DE CUSTEIO E PREÇO DE VENDA: UM ESTUDO SOBRE AS PRÁTICAS DOS EMPREENDIMENTOS ECONÔMICOS SOLIDÁRIOS. REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 76–92, 2016. DOI: 10.21680/2176-9036.2016v8n1ID6566. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/6566. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS