METODOLOGIAS DE CUSTEIO E PREÇO DE VENDA: UM ESTUDO SOBRE AS PRÁTICAS DOS EMPREENDIMENTOS ECONÔMICOS SOLIDÁRIOS
DOI:
https://doi.org/10.21680/2176-9036.2016v8n1ID6566Resumo
O estudo objetivou identificar quais são as metodologias de custeio e preço de venda adotadas pelos Empreendimentos Econômicos Solidários (EES) de Mossoró/RN, para a formação do preço justo de seus produtos e serviços. Para tanto, utilizou-se de um estudo do tipo multicaso que se pauta na realização de entrevistas semiestruturadas e na análise de conteúdo. As entrevistas foram realizadas junto aos indivíduos que atuam no controle e na marcação do preço de venda dos artigos produzidos pelos EES. A apreciação das entrevistas foi pautada na análise de conteúdo, com o auxílio do software Atlas.ti (versão 5.0), o que permitiu a codificação e categorização dos diálogos. Considerando os mais conhecidos métodos de custeio (absorção, variável e por atividades) e formação do preço de venda, destaca-se que as práticas adotadas pela Acrevi são insuficientes para a determinação do preço justo de venda. Já no que concerne a Coopermups e o GMUPA, observa-se que se utilizam da gestão de mão de obra direta e indireta, da matéria-prima e materiais indiretos como medidas essenciais para a determinação do preço justo.
Palavras-chave: Gestão de custos. Formação do preço. Economia solidária. Preço justo.
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