Editorial – Revista Ambiente Contábil – Volume 8 – Número 1 – Ano 2016 (jan./jun./2016)
Resumo
A Revista Ambiente Contábil (Ambiente) apresenta na sua 15ª edição 17 (dezessete) artigos que tratam de assuntos relevantes para a área contábil.
Artigo 1 - COMPORTAMENTO DA ARRECADAÇÃO PRÓPRIA E DA CARGA TRIBUTÁRIA NOS MUNICÍPIOS DA ZONA DA MATA MINEIRA de Anderson de Oliveira Reis, Luiz Antônio Abrantes, Walmer Faroni e Natália Leandro dos Passos com o objetivo de identificar a mudança no perfil da arrecadação tributária própria dos municípios da Zona da Mata Mineira.
Artigo 2 - IMPACTO DO FECHAMENTO DA BOLSA DE VALORES DE NOVA YORK (NYSE) SOBRE O RISCO DE MERCADO DAS EMPRESAS NEGOCIADAS NA BM&FBOVESPA: UM ESTUDO SOBRE A ÓTICA DA INTERDEPENDENCIA ENTRE MERCADOS de Josilene da Silva Barbosa, Flávio Ribeiro, Silvia Consoni, Rodrigo Oliveira Soares e José Roberto Frega com o objetivo de verificar se o risco de mercado em função do volume de títulos negociados pelas empresas brasileiras listadas na BM&FBovespa foi afetado pelo fechamento da NYSE.
Artigo 3 - RELAÇÃO DOS DIVIDENDOS, DÍVIDA E CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO COM O DESEMPENHO: UM COMPARATIVO ENTRE EMPRESAS FAMILIARES E NÃO FAMILIARES de Fernanda Kreuzberg, Paulo Roberto da Cunha e Fabiane Popik com o objetivo de identificar a relação do pagamento de dividendos, do nível da dívida e do conselho de administração com o desempenho financeiro das empresas familiares e não familiares.
Artigo 4 - INFLUÊNCIA DAS OFERTAS PÚBLICAS DE AÇÕES NOS NÍVEIS DE GERENCIAMENTO DE RESULTADOS E SEU IMPACTO NO RETORNO DAS AÇÕES de Leandro Augusto Toigo e de Roberto Carlos Klann com o objetivo de avaliar qual a influência da oferta pública de ações nos níveis de gerenciamento de resultados e seu impacto no retorno de mercado das ações das companhias brasileiras.
Artigo 5 - Metodologias de custeio e PREÇO de venda: UM ESTUDO sobre AS PRÁTICAS dOS EMPREENDIMENTOS ECONÔMICOS SOLIDÁRIOS de Rayanna Nayhara Oliveira do Nascimento, Thaiseany de Freitas Rêgo e de Thiago Ferreira Dias com o objetivo de identificar quais são as metodologias de custeio e preço de venda adotadas pelos Empreendimentos Econômicos Solidários (EES) de Mossoró/RN para a formação do preço justo de seus produtos e serviços.
Artigo 6 - INSTITUCIONALIZAÇÃO DO BALANCED SCORECARD: O CASO DE UMA ORGANIZAÇÃO BRASILEIRA de Veronica Eberle de Almeida, Romualdo Douglas Colauto e de Mayla Cristina Costa com o objetivo de apresentar o processo de planejamento e desenvolvimento do Balanced Scorecard (BSC), bem como verificar se esta ferramenta gerencial encontra-se institucionalizada em uma organização do setor elétrico da região sul do Brasil.
Artigo 7 - Gerenciamento de resultados contábeis à luz das diferenças entre o lucro contábil e tributário (book-tax differences): uma análise de dados em painel balanceado de Lorena Lucena Furtado, João Antônio Salvador Souza, Alfredo Sarlo Neto com o objetivo de analisar a influência das práticas tributárias como incentivos para o gerenciamento de resultados contábeis das empresas brasileiras com a amostra composta das companhias de capital aberto que possuíam ações negociadas na BM&FBovespa, perfazendo o período de 1999 a 2012.
Artigo 8 - EFEITOS DOS PRAZOS DE COMPRA, ESTOCAGEM E RECEBIMENTO NO RESULTADO DA VENDA: PROPOSTA PARA MENSURAÇÃO EM REVENDA DE AUTOMÓVEIS USADOS de Rodney Wernke, Ivone Junges, Ismael Nandi Corrêa e de Antonio Zanin com o objetivo de evidenciar o impacto que os prazos do ciclo operacional têm no resultado final das vendas realizadas.
Artigo 9 - PRÁTICAS GERENCIAIS DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS de Vanderlei dos Santos, Diego Roberto Dorow e de Ilse Maria Beuren com o objetivo de investigar quais são os instrumentos e procedimentos gerenciais utilizados pelas micro e pequenas empresas na tomada de decisão e qual o grau de importância atribuído pelos gestores aos instrumentos da contabilidade gerencial para a tomada de decisão.
Artigo 10 - EVIDENCIAÇÃO DA MENSURAÇÃO DO VALOR JUSTO E ALUSÃO NO RELATÓRIO DO AUDITOR INDEPENDENTE de Ana Paula Belli Andruchechen e de Luiz Alberton com o objetivo de verificar quais são as evidenciações da mensuração do valor justo e as alusões nos relatórios dos auditores independentes apresentados pelas empresas de construção e engenharia listadas na BM&FBovespa, em referência ao CPC 46.
Artigo 11 - PECULIARIDADES DA ARRECADAÇÃO E COBRANÇA DA DÍVIDA ATIVA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA de Gustavo Afonso Santi Rossi e de Waldir Jorge Ladeira dos Santos com o objetivo de analisar as principais ações realizadas pelo Estado do Rio de Janeiro na gestão do estoque da dívida ativa, no período de 2010 a 2014.
Artigo 12 - ESTUDO DAS RELAÇÕES ENTRE SISTEMAS INTEGRADOS DE INFORMAÇÕES E A PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE ESCRITÓRIO DE CONTABILIDADE EM UMA CIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS de Jéssica Rayse de Melo Silva Ávila e de Lucimar Antônio Cabral de Ávila com o objetivo de verificar se há relação entre o nível de integração interna e externa dos Sistemas Integrados e a prestação de serviços, partindo da aplicação de um questionário junto a escritórios de contabilidade em uma cidade do interior de Minas Gerais.
Artigo 13 - RELAÇÃO ENTRE FOLGA ORGANIZACIONAL E P&D NAS COMPANHIAS DE ENERGIA ELÉTRICA NA BM&FBOVESPA de Evandro De Nez, Fabio José Diel e de Carlos Eduardo Facin Lavarda com o objetivo de verificar a relação entre folga organizacional e os gastos com P&D nas companhias de energia elétrica listadas na BM&FBovespa.
Artigo 14 - INTELIGÊNCIA COMPETITIVA: Um Estudo do Envolvimento da Alta Direção nas Empresas da REDEPETRO de Tiago Henrique de Souza Echternacht, José Sueldo Câmara Ferreira, José Anizio Rocha de Araújo e de Carlos Olavo Quandt com o objetivo de identificar os indicadores mais significativos para o desenvolvimento de inteligência competitiva nas empresas da REDEPETRO-RN, que conta com 88 empresas associadas na cidade de Mossoró-RN.
Artigo 15 - CONTABILIDADE AMBIENTAL – UMA ANÁLISE DA APLICAÇÃO PRÁTICA COMO POTENCIALIZADORA DE INFORMAÇÕES SOCIOAMBIENTAIS NAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS de Walter Nunes Oleiro e de Elisabeth Brandão Schmidt com o objetivo de analisar que contribuições a contabilidade ambiental proporciona na evidenciação de informações ambientais através das Demonstrações Contábeis.
Artigo 16 – 35 ANOS DE PUBLICAÇÕES ACADÊMICAS DA REVISTA DE ADMINISTRAÇÃO DA USP de Henrique César Melo Ribeiro, Rosany Corrêa, Benny Kramer Costa e de Adalberto Américo Fischmann com o objetivo de mapear as características da produção científica da RAUSP – Revista de Administração da USP, no período de 1977 a 2011.
Artigo 17 - O EFEITO SMART MONEY EM PERÍODOS DE CRISE FINANCEIRA de Fernanda Francielle de Oliveira Malaquias, Rodrigo Fernandes Malaquias, Flaida Êmine Alves de Souza, Samuel de Paiva Naves Mamede e de Ana Clara Lacerda de Oliveira com o objetivo de analisar o efeito Smart Money considerando-se o controle por períodos de crise financeira.
Boa leitura. Cordiais saudações!
Prof. Dr. José Dionísio Gomes da Silva
Editor Geral
Prof. Maurício Corrêa da Silva
Editor Adjunto
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Comomns Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A Revista Ambiente Contábil utiliza uma licença Creative Commons CC-BY-NC-ND (Atribuição-NãoComercial – SemDerivações 4.0). Isso significa que os artigos podem ser compartilhados e que a Revista Ambiente Contábil não pode revogar estes direitos desde que se respeitem os termos da licença:
Atribuição: Deve-se dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.
Não Comercial: Não se pode usar o material para fins comerciais.
Sem Derivações: Se for remixar, transformar ou criar a partir do material, não se pode distribuir o material modificado.
Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional