O EXAME DE SUFICIÊNCIA EM CONTABILIDADE: UMA AVALIAÇÃO SOB A PERSPECTIVA DOS PESQUISADORES
DOI:
https://doi.org/10.21680/2176-9036.2017v9n2ID10760Palavras-chave:
Exame de suficiência. Educação superior. Ciências contábeis.Resumo
Com o crescimento do ensino superior no Brasil, observa-se que o seu processo de avaliação foi ampliado com ações públicas como o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), e de órgãos de classe profissional. O objetivo da pesquisa foi identificar a percepção de docentes e profissionais sobre o exame de suficiência para a profissão contábil, bem como avaliar seu atual modelo. O estudo foi descritivo e a coleta de dados foi desenvolvida por meio de uma websurvey com 1.185 autores de artigos apresentados em congressos e periódicos da área contábil. A amostra foi composta de 41,5% de pesquisadores que atuam como docentes, 29,1% atuam apenas como profissionais de mercado e 29,4% atuam nas duas áreas. Como resultado, a pesquisa apontou uma taxa de concordância de 90% com a exigência da prova, porém 57,7% entendem que a prova deveria ter revalidações periódicas, e 84,6% entendem que além do exame os profissionais deveriam comprovar atualização continuada. Com relação ao modelo que a prova é aplicada, 53% dos entrevistados concordam que é adequado. De maneira geral as questões aplicadas no exame foram consideradas medianas, mas cerca de 70% dos docentes costumam utilizá-las em maior ou menor grau em suas atividades didáticas. Os docentes entendem que bons resultados nestes exames têm importâncias para a imagem das Instituições de Ensino Superior.
Downloads
Referências
BONIFÁCIO, R.; CALLEGARI, O.M. O exame de suficiência contábil e a percepção dos professores do curso de ciências contábeis. In: XII Colóquio Internacional sobre Gestão Universitária nas Américas. Anais ... Veracruz-México, 2012
BROIETTI, C. Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade: Observação das Publicações Relacionadas ao Tema. In: 5º Congresso UFSC de Controladoria e Finanças. Anais ... Florianópolis, 2014.
BUGARIM, M.C.C; RODRIGUES, L.L.; PINHO, J.C.C.; MACHADO, D.Q. Análise histórica dos resultados do exame de suficiência do conselho federal de contabilidade. Revista de Contabilidade e Controladoria. v.6, n.1, p. 121-136, 2014.
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE. Caderno analítico do exame de suficiência: histórico dos resultados. Brasília: CFC, 2007.
DAMBROS, F.O. O extinto exame de suficiência. Monografia de conclusão da Especialização em Gestão Contábil e Financeira do CEFET- PR, 2006.
DIEHL, C.A; SOUZA, M.A. Formação, certificação e educação continuada: um estudo exploratório do profissional contábil sob a óptica das empresas head hunters. Revista de Administração e Contabilidade da Unisinos. v.4, n.3, 233-248, 2007.
DILLMAN, D. A. Mail and Internet surveys: The tailored design method. New York: John Wiley & Sons, Inc, 2000.
ECKERT, A.; MECCA, M.S.; BIASIO, R.; NEGRI, V. C. Exame de Suficiência: principais conteúdos abordados e as variáveis econômicas e sociais que podem influenciar nos índices de aprovação. In: XIV Convenção de Contabilidade do Rio Grande do Sul, Bento Gonçalves,
Anais... Bento Gonçalves (RS): CRC, 2013.
FAGUNDES, R.C. Ensino jurídico e exame de ordem: história, dilemas e desafios. In: VIII Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas, Anais ... Campinas 2009.
GALVÃO, N. Percepção dos contadores sobre o exame de suficiência do CFC. Revista Catarinense da Ciência Contábil, v. 15, n. 45, p.49-62, 2016
LAPINI, V.C. Panorama da formação do professor em Ciências Contábeis pelos cursos Stricto Sensu no Brasil. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) Programa de mestrado em Ciências Contábeis da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Ribeirão Preto, 2012.
LIMA, C.E.S.; CAMPELO,K.S.; SILVA,A.C.B.; GONÇALVES, V.L. Exame de suficiência: um estudo sobre a percepção de alunos concluintes de cursos de ciências contábeis do município de caruaru-pe quanto a sua preparação face ao conhecimento adquirido na graduação. In: XIX Congresso Brasileiro de Contabilidade. Anais ... Belém. 2012
MARION, J.C. Aspectos do Ensino da Contabilidade nos Estados Unidos. Caderno de Estudos n. 7 FIPECAFI, 1992.
MARTINS, G. A.; THEÓPHILO, C. R. Metodologia da investigação científica para ciências sociais aplicadas. São Paulo: Atlas, 2009.
MIRANDA, C.S.; VALÉRIO, M.A.G. Avaliação do Exame da OAB. Disponível em <http://www.fundace.org.br/arquivos_diversos/ftp/analise_exame_oab.pdf> visualizado em abril/2015.
MORAES, E.F. O impacto das grades curriculares do curso de bacharelado em ciências contábeis no desempenho das instituições de ensino superior do estado da Paraíba no exame de suficiência no período de 2000 a 2004. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) Programa Multiinstitucional e Inter regional de Pós-graduação em Ciências Contábeis da Universidade de Brasília. João Pessoa, 2005.
NASCIMENTO, C.L.; SOUZA, M.A. Os indicadores sobre a qualidade dos cursos de Ciências Contábeis: um estudo acerca dos resultados do ENC e do Exame de Suficiência. In: IX Congresso Internacional de Custos. Anais ... Florianópolis, 2005.
NOGUEIRA, C.A.G.;NOGUEIRA, A.O.; ALMEIDA, S.F.D.C. Preparação para o exame de suficiência: desafios para os docentes do curso de ciências contábeis. In: V Encontro de Práticas Docentes. Anais ... Fortaleza, 2013.
OLIVEIRA NETO, J.D; KUROTORI, I. K. O retorno do exame de suficiência do CFC. Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ. v.14, n.1, p. 1-18, 2009.
PINHEIRO, F.M.G.; DIAS FILHO, J.M.; LIMA FILHO, R.N.; LOPES, L.M.S. O perfil do contador e os níveis de habilidades cognitivas nos exames Enade e suficiência do CFC: uma análise sob a perspectiva da taxonomia de Bloom. Revista Contemporânea de Economia e Gestão. V. 11, N.1, jan/jun 2013.
ROTHEN, J.C.; BARREYRO, G.B. Expansão da educação superior no Brasil e avaliação institucional: um estudo do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) na “Revista Avaliação”. Série-Estudos.nº 30, 2010
SANTOS, C.A.; GONÇALVES, M.L.; NUNES, R.S.; PINTO, J.S. Um Estudo da Relação do Exame de Suficiência com a Qualidade do Profissional de Contabilidade: percepção dos docentes do Ensino Superior de Ciências Contábeis de Mato Grosso do Sul. In: XIX Congresso Brasileiro de Contabilidade. Anais ... Belem, 2012
TERRES, J.C. Exame de suficiência da profissão contábil: um estudo envolvendo o posicionamento de contabilistas e estudantes do curso de ciências contábeis a respeito de sua aplicabilidade. In: XI Colóquio Internacional sobre Gestão Universitária na América do Sul. Anais ...Florianópolis, 2011.
VALNIER, T.P. Desempenho dos egressos do curso de ciências contábeis da UNESC formados em 2010/2 e 2011/1 no Exame de Suficiência. Trabalho de Conclusão do curso de Ciências Contábeis. UNESC, Criciuma, 2012.
VERHINE, R.E.; DANTAS, L.M.V.; SOARES, J.F. Do Provão ao ENADE: uma análise comparativa dos exames nacionais utilizados no Ensino Superior Brasileiro. Ensaio: Avaliação das Políticas Públicas da Educação. v.14, n.52, 2006.
UMBACH, P.D. Web surveys: Best practices. New Directions for Institutional Research. v.2004, n.121, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Comomns Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A Revista Ambiente Contábil utiliza uma licença Creative Commons CC-BY-NC-ND (Atribuição-NãoComercial – SemDerivações 4.0). Isso significa que os artigos podem ser compartilhados e que a Revista Ambiente Contábil não pode revogar estes direitos desde que se respeitem os termos da licença:
Atribuição: Deve-se dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.
Não Comercial: Não se pode usar o material para fins comerciais.
Sem Derivações: Se for remixar, transformar ou criar a partir do material, não se pode distribuir o material modificado.
Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional