Gerenciamento de resultados via accruals discricionários: seriam os lucros medidas confiáveis para os investidores?
DOI:
https://doi.org/10.21680/2176-9036.2021v13n1ID20159Palavras-chave:
Gerenciamento de Resultados, Accruals Discricionários, Relevância da Informação ContábilResumo
Objetivo: O objetivo deste estudo foi analisar a relevância dos lucros na determinação do valor de mercado das empresas de capital aberto no Brasil considerando os efeitos do gerenciamento de resultado via accruals discricionários.
Metodologia: A amostra da pesquisa foi composta por 211 diferentes empresas não-financeiras da [B]³ entre 2013 e 2018. Os dados foram analisados inicialmente a partir de regressões com dados em painel e, adicionalmente, como medida de análise de sensibilidade, por meio de regressões estimadas por mínimos desvios absolutos.
Resultados: Diferentemente do que era esperado a priori na pesquisa, foi percebido que os resultados econômicos reportados pelas empresas, quando segregados da proxy de gerenciamento de resultados, denotaram menos poder informacional na predição do valor de mercado das empresas que os resultados econômicos em sua forma integral. Este desfecho está, aparentemente, em consonância com algumas pesquisas nacionais recentes (Martins, Paulo & Monte, 2016; Marçal & Macedo, 2019) que ressaltam a vertente não-oportunística do gerenciamento de resultados, podendo haver indícios de uma nuance do mercado brasileiro na contemporaneidade neste quesito.
Contribuições do Estudo: Os resultados contribuem de forma prática ao dispor para os usuários externos os efeitos do gerenciamento de resultados no processo de avaliação das empresas (especificamente ao desmistificar a visão uníssona de caráter doloso por parte dos gestores no processo de gerenciamento de resultados). Não obstante, uma lacuna teórica similar àquela reportada por Martins et al. (2016) passa a ser parcialmente suprida com estes novos achados.
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