ALTO E BAIXO DESEMPENHO NO ENADE: QUE VARIÁVEIS EXPLICAM?
Resumo
O presente estudo teve como objetivo identificar, entre as variáveis analisadas pelo SINAES, que influenciam o desempenho acadêmico dos discentes. A amostra utilizada foram os cursos de graduação em Ciências Contábeis que obtiveram conceitos 1 e 2 versus 4 e 5 no ENADE dos anos de 2009 e 2012, totalizando 383 cursos, em 2009, e 464, em 2012. Foram analisadas as seguintes variáveis: nota dos ingressantes no Enem, escolaridade dos pais, nota infraestrutura, nota organização didático pedagógica, regime de trabalho docente e quantidades de mestres e doutores. O trabalho utilizou como ferramenta estatística o teste não paramétrico Mann-Whitney, uma vez que os dados não apresentavam distribuição normal. De acordo com os resultados, a única variável que não apresentou influência na nota obtida pelas IES no ENADE foi escolaridade dos pais. Os resultados obtidos pela pesquisa revelam os principais pontos em que as entidades de ensino superior devem investir para obterem melhores resultados no ENADE, quais sejam: qualificação docente (titulação e formação pedagógica), investimento em infraestrutura e ampliação da quantidade de professores com dedicação exclusiva.
Palavras-chave: ENADE. Desempenho Acadêmico. SINAES. Ciências Contábeis.
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