Chamada aberta para dossiê: TEORIAS, POÉTICAS E PRÁTICAS DA MÚSICA ANTIGA [ENCERRADA]

21-02-2022

[Chamada encerrada]

O Grupo de Trabalho Teorias, Poéticas e Práticas da Música Antiga, em parceria com a revista Art Research Journal – ARJ, convida pesquisadores e grupos de pesquisa a submeterem propostas de artigos científicos, resenhas e entrevistas relacionados ao tema Teorias, Poéticas e Práticas da Música Antiga para compor o próximo dossiê da Revista.

Considerando o fato de que a noção de Música Antiga pode ser bastante ampla, para este dossiê, delimitamos seu sentido nos seguintes termos: tratamos da música produzida, praticada e pensada no contexto do Antigo Regime, ou seja, aquelas músicas próprias das monarquias europeias dos séculos XVI, XVII e XVIII, tanto católicas quanto protestantes, presentes nas sedes dos poderes políticos e religiosos e nas suas diversas ramificações, incluindo estados e colônias mais ou menos periféricas. Damos ênfase aos estudos dedicados à recuperação de referências, conceitos, ideias, processos, técnicas, artifícios e artefatos próprios de tempos, lugares e culturas pretéritos, que nos chegam em ruínas, na forma de partituras, manuais, tratados, instrumentos, cartas, pinturas e todo tipo de registro, documento e vestígio histórico. Considerados desde uma perspectiva hermenêutica, esses diversos materiais, em conexão, nos possibilitam vislumbrar esse passado e compreendê-lo em nosso tempo presente, a partir da fusão de seu próprio horizonte de sentido e o nosso, de leitor, de ouvinte e praticante dessa música hoje.

Todos os artigos, resenhas ou entrevistas submetidos ao dossiê deverão atender às condições definidas pela Revista ARJ, assim como deverão atender aos seus critérios de formatação. Todas as orientações estão disponíveis no site da Revista

IMPORTANTE: Todas as submissões para este dossiê deverão ser reunidas pelos organizadores e enviadas ao editor da Revista. Por isso, essas submissões deverão ser endereçadas para o e-mail dossiearj.musicaantiga@gmail.com e não para o sistema eletrônico da Revista. Esse procedimento será adotado para distinguir os trabalhos direcionados ao dossiê dos demais trabalhos submetidos em fluxo contínuo para a Revista. As submissões para o dossiê serão recebidas até o dia 17/06/2022. Outras informações podem ser obtidas no site da Revista ou através do e-mail dossiearj.musicaantiga@gmail.com.

 

Organizadores do dossiê Teorias, Poéticas e Práticas da Música Antiga

Cassiano Barros (UDESC)
Luiz Henrique Fiaminghi (UDESC)
Mônica Lucas (USP)
Paulo Kühl (UNICAMP)