“... Foda!”: a bossa das palavras, música e imagens de Caetano Veloso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36025/arj.v3i2.8816

Palavras-chave:

estilo musical de Caetano Veloso, análise de vídeo de música, trinômio texto-música-imagem, análise da música popular brasileira, fricção de musicalidades.

Resumo

Estudo sobre o trinômio texto-música-imagem no videoclipe A Bossa Nova é foda do compositor, poeta e cantor Caetano Veloso, dirigido por Fernando Young e Tonho Quinta-feira (VELOSO, BANDA CÊ, YOUNG e QUINTA-FEIRA, 2013), a partir de referenciais analíticos multidisciplinares: [1] a interação entre as linguagens verbais, sonoras e imagéticas na compreensão e comunicação de significados (PEIRCE, 2005; SANTAELLA, 2005; PLAZA, 2003); [2] os conceitos de Segmentação, Contorno de Ativação, Cinemática, Dinâmica e Pontos de Sincronização em movimentos de dança (HAGA, 2008, adaptados à análise de vídeos de música por BORÉM, 2014, BORÉM, 2016); [3] o reconhecimento de emoções e sensações na linguagem corporal, especialmente nas expressões faciais (emoções básicas, EKMAN e FRIESEN, 2003). Os resultados mostram que a intrincada codificação na letra da música apresenta grande correspondência com ambos os sons da gravação de áudio e o videoclipe. Mais do que isso, a integração entre estas três instâncias de comunicação – palavras, sons e imagens – forma um complexo e sofisticado mosaico com grande unidade estrutural nos níveis locais, médios e global da obra, permitindo tanto uma leitura e fruição imediatas quanto uma compreensão analítica mais aprofundada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fausto Borém, Universidade Federal de Minas Gerais

Fausto Borém é Professor Titular da Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde criou o Mestrado e a Revista Per Musi e organizou diversos eventos nacionais e internacionais. É pesquisador do CNPq desde 1994 e seus resultados de pesquisa incluem dois livros, três capítulos de livro, dezenas de artigos sobre práticas de performance e suas interfaces (composição, análise, musicologia, etnomusicologia e educação musical) em periódicos nacionais e internacionais, dezenas de edições de partituras e recitais nos principais eventos nacionais e internacionais de contrabaixo. Recebeu diversos prêmios no Brasil e no exterior como solista, teórico, compositor e professor. Tem represenatdo o Brasil nos principais eventos internacionais de contrabaioxo (Paris, Berlim, Londres, Edinburgo, Rochester, Houston, San Francisco etc.). Acompanhou músicos eruditos como Yo-Yo Ma, Midori, Menahen Pressler, Yoel Levi, Fábio Mechetti, Arnaldo Cohen e músicos populares como Hermeto Pascoal, Egberto Gismonti, Henry Mancini, Bill Mays, Kristin Korb, Grupo UAKTI, Toninho Horta, Juarez, Moreira, Tavinho Moura e Roberto Corrêa. Editou os números 22, 23, 28, 29 e 30 da Revista Per Musi, conjunto com mais de 1.000 páginas de trabalhos acadêmicos dedicados à pesquisa sobre música popular.

Referências

Referências de texto:

ADOROCINEMA. Caetano Veloso. In: www.adorocinema.com/personalidades/personalidade-29101/filmografia/ (Acesso em 14 de dezembro, 2015).

ANTUNES, Pedro. Integrante da Banda Cê diz que fim de parceria com Caetano Veloso não é certo. In: Rolling Stone Brasil. Publicado em 24 de março, 2013. In: rollingstone.uol.com.br/noticia/integrante-da-banda-ce-diz-que-iabracacoi-pode-nao-ser-ultima-parceria-com-caetano-veloso. (Acesso em 15 de novembro, 2015).

ARÓSTEGUI, Padre Luís (Org. e Prepósito). Regra, constituições e estatutos da Ordem Secular dos Carmelitas Descalços. Tradução de Frade Pedro Lourenço Ferreira. Fátima (Convento de Avessadas), Portugal: Edições Carmelo, 2006.

BARBARA, Rosamaria Susanna. A Dança dos Aibás: dança, corpo e cotidiano das mulheres de candomblé. São Paulo: USP, 2002. (Tese de Doutorado em Sociologia).

BARRETO LINHARES, Leonardo; BORÉM, Fausto. A composição e interpretação de Victor Assis Brasil em Pro Zeca: hibridismo entre o baião e o bebop. Per Musi (UFMG), v. 23, p. 28-38, 2011.

BOBGAN, Matin; BOBGAN, Dreide. Four temperaments, astrology and personality testing. Santa Barbara, Califórnia: East Gate Publishers: 1992.

BORÉM, Fausto. MaPA e EdiPA: duas ferramentas analíticas para as relações texto?música?imagem em vídeos de música. TheMA. São Paulo: TeMA/USP, 2016 (no prelo). (manuscrito de 30 páginas).

______. Por uma análise da performance em vídeos de música, um “Mapa Visual de Performance” (MVP) e uma “Edição de Performance Audiovisual” (EPA). In: Anais do 1º Congresso da TeMA. Org. por Marcos da Silva Sampaio. Salvador: UFBA, 2014. p.100?108.

BORÉM, Fausto; TAGLIANETTI, Ana Paula. A trajetória cênico?musical de Elis Regina. Per Musi. n.29. Belo Horizonte: UFMG, 2014a. p.39?52.

______. Texto?música?imagem de Elis Regina: uma análise de Ladeira da Preguiça, de Gilberto Gil e Atrás da porta, de Chico Buarque e Francis Hime. Per Musi. n.29. Belo Horizonte: UFMG, 2014b. p.53?69.

BILAC, Olavo. Música brasileira. In: Poesias. Posfácio de Magalhães Júnior. Rio de Janeiro: Ediouro, 1978. (Reedição do livro original Tarde de 1919).

BLOCK, Mônica Dourado Furtado. Caracterização discursiva da Bossa Nova no discurso literomusical brasileiro. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 2007. 133p. (Dissertação de Mestrado em Linguística).

BRESSANE, Ronaldo. Vai passando uma época: morre bailarina Maria Ester Stockler. In: Impostor. Publicado em 27 de setembro, 2006. In:

www.ronaldobressane.com/2006/09/27/vai-passando-uma-epoca. (Acesso em 12 de novembro, 2015).

BRITO, Brasil Rocha. Bossa nova. In: Balanço da Bossa e outras bossas. Org. por Augusto de Campos. São Paulo: Perspectiva, 2003.

BUARQUE DE HOLANDA, Aurélio. Foda. In: Dicionário do Aurélio. In: www.dicionariodoaurelio.com (Acesso em 13 de novembro, 2015).

BUARQUE DE HOLANDA, Chico; CHEDIAK. Almir. Chico Buarque: o mestre da canção. In: Songbook Chico Buarque. v.2. Rio de Janeiro: Lumiar,1999. 210p.

CALDAS, Lewis. João Gilberto @ Private Sessions at Chico Pereira’s House -1958. In: Carpatia Blog, pegue um bilhete a bordo. In: https://carpatia.wordpress.com/2009/02/10/joao-gilberto-private-sessions-at-chico-pereiras-house-1958 (Acesso em 10 de fevereiro, 2015);

CAMPOS, Augusto de. Balanço da bossa e outras bossas. 2ed. São Paulo: Perspectiva, 1974.

CORREA, Priscila Gomes. Do Cotidiano urbano à cultura: as canções de Caetano Veloso e Chico Buarque. São Paulo: USP, 2001 (Tese de Doutorado em História Social).

CASTRO, Ruy. A Onda que se ergueu no mar: novos mergulhos na Bossa Nova. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

CASTRO, Ruy. Chega de saudade: a história e as histórias da bossa nova. 3 ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

DIETRICH, Peter. Araçá azul: uma análise semiótica. São Paulo: USP, 2003. (Dissertação de Mestrado em Linguística).

DU, Shichuan; TAO, Yong; MARTINEZ, Aleix M. Compound facial expressions of emotion. Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America. PNSA, Março, 2014. In: www.pnas.org/content/111/15/E1454

DYLAN, Bob (2015). Bob Dylan: Critics have been giving me a hard time since day one. The Guardian. Publicado em 9 de fevereiro, 2015. In:

www.theguardian.com/music/2015/feb/09/bob-dylan-critics-have-been-giving-me-a-hard-time-since-day-one.

EKMAN, Paul. Facial expressions. In: Handbook of cognition and emotion. Org. por T. Dalgleish e M. Power. Capítulo 16. Nova Iorque: John Wiley & Sons, 1999. p.301-320.

______. Universals and cultural differences in facial expressions of emotion. In: Nebraska Symposium on Motivation. Ed. por J. K. Cole, v.19. Lincoln: University of Nebraska Press, 1972.

EKMAN, Paul; FOREMAN, Judy. (2003) A Conversation with Paul Ekman: The 43 Facial Muscles That Reveal Even the Most Fleeting Emotions. New York Times. 5 de Agosto. In:

www.nytimes.com/2003/08/05/health/conversation?with?paul?ekman?43?facial?muscles?thatreveal?even?most?fleeting.html.

EKMAN, Paul; FRIESEN, Wallace V. A New pan-cultural facial expression of emotion. Motivation and emotion. v.10, n.2. Plenum Publishing, 1986. p.159-168.

______. Pictures of Facial Affect. Palo Alto, California: Consulting Psychologists Press, 1976.

______. Unmasking the face: A guide to recognizing emotions from facial expressions. Los Altos, California: Malor Books, 2003.

EKMAN, Paul; KELTNER, Dacher. Universal facial expressions of emotion: an old controversy and new findings. Org. por Ullica Segerstrale e Peter Molnár. In: Nonverbal communication: where nature meets culture. Mahwah, New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, 1997. p.27-46.

EVANGELISTA, Ronaldo. A todos João intimida, faz coisas que até deus duvida. In: Vitrola: Blog de Ronaldo Evangelista. Publicado em 6 de fevereiro de 2009. In: http://vitrola.blogspot.com.br/2009/02/todos-joao-intimida-faz-coisas-que-ate.html (Acesso em 5 de julho, 2013).

FABRIS, Bernardo; BORÉM, Fausto. Catita na leadsheet de K-Ximbinho e na interpretação de Zé Bodega: aspectos da hibridação entre o choro e o jazz. Per Musi. n.13. Belo Horizonte: UFMG, 2006. p.5-28.

FERREIRA, Mauro (2015). Aos 40 anos, a conexão pop Londres-Brasil de 'Transa' conserva frescor. In: Blog Notas Musicais. In: www.saraivaconteudo.com.br/Blogs/Post/45653

(Acesso em 14 de dezembro, 2015).

FOLHA DE SÃO PAULO (2013). Caetano Veloso conquista Grammy Latino de melhor álbum de compositor. In: Folha de São Paulo. Seção Ilustrada. Publicado em 21 de novembro, 2013. In:

www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2013/11/1374894-caetano-veloso-conquista-grammy-latino-de-melhor-album-de-compositor.shtml (Acesso em 13 de novembro, 2015).

GURVITCH, Georges. The Spectrum of Social Time. Ed. por B. H. Kazemier e D. Vuisje. Coleção Synthese Library. Dordrecht, Holland: D. Reidel Publishing Company, 1964.

HAGA, Egil. (2008) Correspondences between music and body movement. Oslo: University of Oslo, Faculty of Humanities. (Tese de Doutorado).

JUSLIN, Patrik N. Communicating emotion in music performance: a review and theoretical framework. In: Music and emotion: theory and research. Org. P. Juslin e J. A. Sloboda. New York: Oxford University Press, 2001, p.309-337.

KELTNER, Dacher; EKMAN, Paul. Facial expression of emotion. In: Handbook of emotions. 2ªed. Cap.15. Org. por Michael Lewis e Jeannette M. Haviland-Jones. New York: Guildford Publications, 2008.

KLEIN, Michael L. Música e narrativa desde 1900: o desafio hermenêutico da análise contemporânea. In: O pensamento musical criativo: teoria, análise e os desafios interpretativos da atualidade. Tradução de Alex Pochat. Org de Ilza Nogueira. Série Congressos da Tema, n.1. Salvador: TeMA, 2015 p.40-57.

LIBERATO, Alvimar; BORÉM, Fausto. O arranjo e a improvisação de Raphael Rabello sobre “Odeon” de Ernesto Nazareth. Per Musi. n.30. Belo Horizonte: UFMG, 2014. p.98-113.

LICHOTE, Leonardo. ‘Abraçaço’: a melancolia do medalhão rebelde Caetano Veloso. In: O Globo. Cultura. Contem trechos de entrevista de Caetano Veloso a Leonardo Lichote. Publicado em 30 de novembro, 2012. Infoglobo Comunicação e Participações. In: http://oglobo.globo.com/cultura/abracaco-melancolia-do-medalhao-rebelde-caetano-veloso-6874094 (Acesso em 24 de novembro, 2015).

MAGALHÃES PINTO, Marcelo; BORÉM, Fausto. Frevo de Egberto Gismonti: práticas composicionais e de performance no piano. Per Musi. v.28. Belo Horizonte: UFMG, 2013. p.102-124.

MCCANN, Bryan. A Bossa Nova e a influência do blues, 1955-1964. Tempo. v.14, n.28. Niterói: Universidade Federal Fluminense, 2010, p.102-122.

MELLO, Tiago de. Entre gregos e tropicalistas: “A Bossa Nova é foda”. Linda, Revista sobre cultura eletroacústica. In: Linda: Revista Sobre Cultura Eletroacústica. Julho, 2013. Postado em 21 de julho de 2014. In:

http://linda.nmelindo.com/2014/07/entre-gregos-e-tropicalistas-a-bossa-nova-e-foda (Acesso em 21 de novembro, 2015).

MENEZES, Henrique Valarelli. A Música tímida de João Gilberto. São Paulo. USO, 2012 (Dissertação de Mestrado em Música)

MORAES, Vinícius de; ALMEIDA FILHO, Narceu de. A Última entrevista de Vinícius de Moraes. 1979. In: Jornal Opção: entrevistas clássicas. Publicado em 9 de junho de 2012. In: www.jornalopcao.com.br/posts/opcao-cultural/a-ultima-entrevista-de-vinicius-de-moraes. (Acesso em 15 de novembro, 2015).

MORAES, Vinícius de; TOQUINHO. Eu não tenho nada com isso. In: Toquinho e Vinícius. Rio de janeiro: RGE, 1971 (Disco LP 303.0010 Ed. Sonata).

MOREIRA JUNIOR, Nilton; Fausto, BORÉM. Traços do ragtime no choro Segura ele de Pixinguinha após a viagem à França em 1922: composição, performance e etnografia. Per Musi. n.23. Belo Horizonte: UFMG, 2011. p.93-102.

NÓBREGA, Antônio; ALMEIDA, Rosane; FRANÇA, Belisário. Danças populares brasileiras – Candomblé e Tambor de Minas. DVD 2. Vídeo de 6 minutos e 44 segundos. Instituto Brincante: 2004. Publicado no Youtube por Hilton Sousa em 4 de outubro, 2007. In: www.youtube.com/watch?v=9dlSVHZtQ_A. (Acesso em 13 de novembro, 2015).

NAGY, Dénes. Golden section(ism): from mathematics to the theory of art and musicology. Parte 2. Symmetry: Culture and Science. v.8, n.1, 1997. p.74-112.

O DIA ONLINE. Coração no ringue: Caetano Veloso lança novo CD, em que compara o MMA à bossa nova. In: O Dia Online. In: www.agenciaodia.ig.com.br/capa-do-caderno-d/2012-12-02/CORAO-NO-RINGUE-0312Caetano-Veloso-lana-novo-CD-em-que-compara-o-MMA--bossa-nova-e-diz-que-amor-o-inspirou-a-comporO-nov-932465.

ORSER-KOOISTRA, Emma-Jayne. Bharata Natyam: The connection between dance and the divine. Culture and Civilization. Org. Dr. Prithvi Chandra. 2014. 10p.

PACHECO, Nuno. Caetano Veloso dá um "abraçaço" à música como prenda de Natal. In: Público. Publicado em 17 de dezembro de 2012. In:

www.publico.pt/culturaipsilon/noticia/xxxxxxxxxxxxxxxxxx-caetano-1577503.

PEROTTI, Deniele; BORÉM, Fausto. Relações texto?música?imagem de Elis Regina em Me deixas louca. Série Diálogos Musicais da Pós: Práticas de Performance. Belo Horizonte: Minas da Música, 2016. p.20?32.

PIEDADE, Acácio Tadeu de Camargo. Brazilian Jazz and Friction of Musicalities. In: Planet Jazz: Transnational Studies of the “Sound of Surprise”. Ed. por E. Taylor Atkins. University Press of Mississippi. 2003. p.41?58.

PIEDADE, Acácio Tadeu de Camargo. Jazz, música brasileira e fricção de musicalidades. Opus. Campinas: ANPPOM, 2005. p.197-207.

PLAZA, Julio. Tradução intersemiótica. Coleção Estudos, nº 93.São Paulo: Editora Perspectiva, 2003 (publicado anteriormente em 1987).

ROLLING STONE BRASIL. As Melhores músicas nacionais de 2012: 3 - “A Bossa nova é foda”. 2015a. In:

http://rollingstone.uol.com.br/listas/melhores-musicas-nacionais-de-2012/bossa-nova-e-foda/ (Acesso em 13 de novembro, 2015).

ROLLING STONE BRASIL. Os Melhores discos nacionais de 2012: 1- Caetano Veloso. (2015b). In:http://rollingstone.uol.com.br/listas/os-melhores-discos-de-2012/caetano-veloso/ (Acesso em 13 de novembro, 2015).

RUSSELL, James A. A circumplex model of affect. Journal of Personality and Social Psychology. v.39, n.6. p.1161-1178.

SANTAELLA, Lucia. Matrizes da linguagem e pensamento: sonora, visual, verbal: aplicações na hipermídia. 3ª Edição. São Paulo: Editora Iluminuras, 2005.

SAUTER, Disa. An investigation into vocal expressions of emotions: the roles of valence, culture, and acoustic factors. Londres: University College London, 2006 (Tese de Doutorado em Filosofia).

SCARASSATTI, Marco. Walter Smetak, o alquimista dos sons. São Paulo: Perspectiva, 2008.

SILVEIRA, Fabricio Lopes. O “Metal Machine Music”: a “estética do ruído” na música popular massiva. Contemporânea. Seção Música massiva e cidade. Ed.20, v.10, n,2. Rio de janeiro: UERJ, 2012.p.31-42.

SHEKELFORD, George T. M. Degas, the dancers. Washington D. C.: National Gallery of Washington, 1984.

TAGG, Philip. Análise musical para “não-musos”: a percepção popular como base para a compreensão de estruturas e significados musicais. Trad. de Fausto Borém. Per Musi. n.23. Belo Horizonte, UFMG, 2011. p.7-18.

TRIGO, Luciano. “Chico Buarque é um chato”. In: Máquina de escrever: um olhar crítico sobre literatura cinema e artes plásticas. Publicado em 5 de novembro de 2008. In: http://g1.globo.com/platb/maquinadeescrever/2008/11/05/chico-buarque-e-um-chato.

VELOSO, Caetano. Verdade tropical. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.

Referências de vídeo:

DALE, Lennie; REGINA, Elis. Elis Regina e Lennnie Dale - Me deixa em paz - 1971. Vídeo de 1 minuto e 25 segundos postado por Ernesto Prohaska em 14 de fevereiro, 2014. Trecho retirado do programa Som Livre Exportação da Rede Globo (1971) e incluído no filme Dzi Croquettes (2010). In: www.youtube.com/watch?v=TJGStH9nerk.

VELOSO, Caetano. Caetano diz que 'bossa nova é mais foda que o tropicalismo'. 2012. In: TV Folha. Vídeo de 3 minutos e 43 segundos minutos, publicado em 2 de dezembro, 2012 por TV Folha. In: www.youtube.com/watch?v=P8J4y5AZhMA.

VELOSO, Caetano (Roteiro e direção) (1986). O Cinema falado. Com Regina Casé, Hamilton Vaz Pereira, Dedé Veloso, Felipe Murray e outros. Produzido por Caetano Veloso, Guilherme Araújo, Skylight e Elipse. Filme com duração de 52 minutos e 52 segundos (1986). In: www.youtube.com/watch?v=VpmKMdpVL-0. Publicado por “rafaeldutton” em 23 de março, 2014.

VELOSO, Caetano; BANDA CÊ; YOUNG, Fernando; QUINTA-FEIRA, Tonho (2013). A Bossa nova é Foda. Com Caetano Veloso (música, canto, atuação), Pedro Sá (guitarra, canto, atuação), Ricardo Dias Gomes (baixo, piano elétricos, canto, atuação), Marcelo Callado (bateria, canto, atuação), Fernando Young e Tonho Quinta-Feira (direção de vídeo). Vídeo com duração de 4 minutos e 16 segundos. In: www.youtube.com/watch?v=orPhkLpX3ps. Publicado por Universal Music Brasil em 15 de abril, 2013.

YOUNG, Fernando; QUINTA-FEIRA, Tonho. Caetano Veloso - A Bossa Nova é foda: making of. 2013. Vídeo com duração de 48 segundos. Publicado por Universal Music Brasil em 13 de abril de 2013. In: www.youtube.com/watch?v=I7ERYJHIaZs.

Referências de partitura:

JOBIM, Tom. Águas de março. Rio de Janeiro: Manuscrito original do compositor, 1972. In: https://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81guas_de_Mar%C3%A7o#/media/File:PartituraJobim.jpg

JOBIM, Tom; MENDONÇA, Newton. Samba de uma nota só. Arranjo de Paulo Jobim. Letra em inglês de Tom Jobim. Rio de Janeiro: Jobim Music, 1960.

VELOSO, Caetano. A Bossa Nova é foda. Partitura EdiPA de Fausto Borém. Belo Horizonte: Edição Musa Brasilis, 2016. 10p.

Publicado

18-12-2016

Como Citar

BORÉM, F. “... Foda!”: a bossa das palavras, música e imagens de Caetano Veloso. ARJ – Art Research Journal: Revista de Pesquisa em Artes, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 117–159, 2016. DOI: 10.36025/arj.v3i2.8816. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/8816. Acesso em: 29 mar. 2024.