“... Foda!”: a bossa das palavras, música e imagens de Caetano Veloso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36025/arj.v3i2.8816

Palavras-chave:

estilo musical de Caetano Veloso, análise de vídeo de música, trinômio texto-música-imagem, análise da música popular brasileira, fricção de musicalidades.

Resumo

Estudo sobre o trinômio texto-música-imagem no videoclipe A Bossa Nova é foda do compositor, poeta e cantor Caetano Veloso, dirigido por Fernando Young e Tonho Quinta-feira (VELOSO, BANDA CÊ, YOUNG e QUINTA-FEIRA, 2013), a partir de referenciais analíticos multidisciplinares: [1] a interação entre as linguagens verbais, sonoras e imagéticas na compreensão e comunicação de significados (PEIRCE, 2005; SANTAELLA, 2005; PLAZA, 2003); [2] os conceitos de Segmentação, Contorno de Ativação, Cinemática, Dinâmica e Pontos de Sincronização em movimentos de dança (HAGA, 2008, adaptados à análise de vídeos de música por BORÉM, 2014, BORÉM, 2016); [3] o reconhecimento de emoções e sensações na linguagem corporal, especialmente nas expressões faciais (emoções básicas, EKMAN e FRIESEN, 2003). Os resultados mostram que a intrincada codificação na letra da música apresenta grande correspondência com ambos os sons da gravação de áudio e o videoclipe. Mais do que isso, a integração entre estas três instâncias de comunicação – palavras, sons e imagens – forma um complexo e sofisticado mosaico com grande unidade estrutural nos níveis locais, médios e global da obra, permitindo tanto uma leitura e fruição imediatas quanto uma compreensão analítica mais aprofundada.

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Biografia do Autor

Fausto Borém, Universidade Federal de Minas Gerais

Fausto Borém é Professor Titular da Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde criou o Mestrado e a Revista Per Musi e organizou diversos eventos nacionais e internacionais. É pesquisador do CNPq desde 1994 e seus resultados de pesquisa incluem dois livros, três capítulos de livro, dezenas de artigos sobre práticas de performance e suas interfaces (composição, análise, musicologia, etnomusicologia e educação musical) em periódicos nacionais e internacionais, dezenas de edições de partituras e recitais nos principais eventos nacionais e internacionais de contrabaixo. Recebeu diversos prêmios no Brasil e no exterior como solista, teórico, compositor e professor. Tem represenatdo o Brasil nos principais eventos internacionais de contrabaioxo (Paris, Berlim, Londres, Edinburgo, Rochester, Houston, San Francisco etc.). Acompanhou músicos eruditos como Yo-Yo Ma, Midori, Menahen Pressler, Yoel Levi, Fábio Mechetti, Arnaldo Cohen e músicos populares como Hermeto Pascoal, Egberto Gismonti, Henry Mancini, Bill Mays, Kristin Korb, Grupo UAKTI, Toninho Horta, Juarez, Moreira, Tavinho Moura e Roberto Corrêa. Editou os números 22, 23, 28, 29 e 30 da Revista Per Musi, conjunto com mais de 1.000 páginas de trabalhos acadêmicos dedicados à pesquisa sobre música popular.

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Publicado

18-12-2016

Como Citar

BORÉM, F. “... Foda!”: a bossa das palavras, música e imagens de Caetano Veloso. ARJ – Art Research Journal: Revista de Pesquisa em Artes, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 117–159, 2016. DOI: 10.36025/arj.v3i2.8816. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/8816. Acesso em: 21 dez. 2024.