Considerações metodológicas para a pesquisa em arte no meio acadêmico

Autores

  • Sylvie Fortin
  • Pierre Gosselin

DOI:

https://doi.org/10.36025/arj.v1i1.5256

Palavras-chave:

Etnografia pósmoderna, pesquisa em arte teórica, intervenção artística, pesquisa de criação.

Resumo

Tradução/Translation: Marília C.G. Carneiro and Déborah Maia de Lima
Revisão/Proofreading: Mônica Fagundes Dantas

Neste artigo focalizamos três caminhos possíveis para o desenvolvimento de teses no Doutorado em Estudos e Práticas Artísticas da Universidade de Quebec em Montreal (UQAM): tese-pesquisa, tese-intervenção e tese-criação. O modelo para a pesquisa em artes é organizado em torno de três tradições filosóficas que se traduzem em três tipos de pesquisa etnográfica (tomada num sentido amplo): 1 - etnografia interpretativa, focada na descrição e na compreensão da situação; 2 – etnografia crítica, que vê a realidade mascarada por um conjunto de estruturas sociais e políticas que envolvem relações de dominação; 3 - etnografia pós-moderna. Esta classificação pode ser útil para pesquisadores em arte envolvidos tanto com teses teóricas quanto práticas.

 

 

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Biografia do Autor

Sylvie Fortin

Sylvie Fortin, PhD, é professora titular do Departamento de Dança da Universidade de Québec, em Montréal, Canadá. Sua área de especialização inclui a pesquisa da etnografia pós-moderna, a educação somática, o estudo sociocultural do corpo nos domínios da saúde, a pedagogia da dança e a formação em artes. Nos últimos 10 anos, ela tem realizado projetos de pesquisa interdisciplinares, que envolvem bailarinos e não bailarinos com uma diversidade de questões corporais. Recentemente, Sylvie supervisionou três projetos de pesquisa-ação, que apresentam educação somática para mulheres que sofrem de distúrbios alimentares, fibromialgia e depressão. Ela também está envolvida atualmente em um projeto de pesquisa sobre o processo criativo nas artes em Québec, Canadá.

Pierre Gosselin

Pierre Gosselin, PhD, é professor titular da Escola de Artes Visuais e Midiáticas na Universidade de Québec, em Montréal, Canadá. Sua pesquisa sobre o processo criativo nas artes levou-o a desenvolver materiais de ensino que oferecem representações da dinâmica da criação. Sua pesquisa está focada no ensino das artes para adolescentes e adultos. Ele também trabalha no desenvolvimento de modalidades de metodologia de pesquisa para a prática artística.

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Publicado

04-05-2014

Como Citar

FORTIN, S.; GOSSELIN, P. Considerações metodológicas para a pesquisa em arte no meio acadêmico. ARJ – Art Research Journal: Revista de Pesquisa em Artes, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–17, 2014. DOI: 10.36025/arj.v1i1.5256. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/5256. Acesso em: 21 dez. 2024.