Repensando a formação em performance instrumental: uma abordagem biopsicossocial para integrar saúde, bem-estar e prática artística
DOI:
https://doi.org/10.36025/arj.v12i2.37899Palavras-chave:
educação em saúde, pedagogia da performance, integração psicofísica, performance musical, educação musical, saúde do músicoResumo
O estudo investiga a implementação de intervenções educacionais voltadas à promoção da saúde psicofísica na formação de instrumentistas, preenchendo lacunas críticas nas práticas pedagógicas das instituições musicais brasileiras. Baseia-se em estudo de caso múltiplo realizado na Universidade Federal da Paraíba, abrangendo o Projeto de Capacitação e Aperfeiçoamento em Performance Musical (2018-2021) e a disciplina “Estudos sobre Integração Psicofísica na Performance Musical” (2021). A análise das atividades e dos resultados obtidos evidencia a necessidade de repensar os modelos pedagógicos tradicionais, incorporando estratégias que previnam distúrbios físicos e emocionais associados à prática instrumental e que, simultaneamente, propiciem o aprimoramento do ensino e da performance musical. As diretrizes propostas oferecem subsídios concretos para a construção de abordagens pedagógicas mais integradas, capazes de promover a saúde, o bem-estar e a sustentabilidade artística de estudantes e músicos profissionais, além de fornecer uma base sólida para futuras intervenções em diferentes contextos educacionais e culturais.
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Copyright (c) 1969 Ravi Shankar Magno Viana Domingues, Luciana Noda, Eva Maria de Pontes Lima Tavares de Farias (Autor)

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