As gravações históricas da canção “Desafinado”: desdobramentos da Bossa Nova no cenário internacional
DOI:
https://doi.org/10.36025/arj.v4i1.10002Palavras-chave:
Bossa Nova. Desafinado. Música Popular. Análise. Harmonia.Resumo
Este artigo analisa e compara as versões da canção “Desafinado” nos discos Chega de saudade, Jazz samba, The composer of Desafinado plays, Getz/Gilberto featuring A. C. Jobim, Sinatra/Jobim e também nas partituras impressas nos livros The Real Book, The New Real Book 1, Songbook Tom Jobim e Cancioneiro Jobim, tendo em vista os desdobramentos que ocorreram no cenário musical a partir da divulgação da Bossa Nova internacionalmente. Como resultado, identificamos que as diferenças melódico-harmônicas do disco estadunidense Jazz samba interferiram sobremaneira nas execuções posteriores dessa canção como gravações e publicações de partituras.
Downloads
Referências
AURWIN, Nicholas; The Jazz Sippers Group. The history of Jazz and the Jazz Musicians. Lulu Press Inc. 2009. (E.book).
BRITO, Brasil Rocha. Bossa nova. 1960. In: CAMPOS, Augusto de. Balanço da bossa. São Paulo: Perspectiva, 1993.
CÂMARA, Marcelo. Caminhos cruzados: a vida e a música de Newton Mendonça. Rio de Janeiro: Mauad, 2001.
CARDOSO, Elizete, Canção do amor demais, Rio de Janeiro, Festa, FT 1801, 1958. 1 CD.
CASTRO, Ruy. Chega de saudade: a história e as histórias da Bossa Nova. 3. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.
FITZGERALD, Ella. Desafinado (Slightly out of tune). Los Angeles, Verve Records, VK10274, 1962. 1 Single.
HUNGRIA, Júlio. No caminho do Carnegie Hall. Correio da Manhã, 28 nov. 1962. 2. Caderno, p.1.
GAVA, José Estevam. A linguagem harmônica da Bossa Nova. 2. ed. São Paulo: Ed. Unesp. 2008, p.126-129.
GEKAS, Paulo Demetre. Correlações entre Desafinado e Moon dreams: uma análise dos processos lineares e harmônicos. Dissertação. (Mestrado em Educação e Cultura). Universidade do Estado de Santa Catarina, Santa Catarina, 2005.
GETZ, Stan; BYRD, Charlie. Jazz samba. Verve. EUA. V6-8432. 1962. 1 CD.
GETZ, Stan; GILBERTO, João. Getz/ Gilberto featuring A. C. Jobim. Verve 314521-414, 1964. New York. 1 CD.
GILBERTO, João. Chega de saudade. Rio de Janeiro, EMI-Odeon 3073, 1959. 1 CD.
GOLD, Michael; VILLA, Dario. Tradings fours: Jazz and the learning organization. Milano: Art for Business Edizioni, 2012.
HAWKINS, Coleman. Desafinado. Impulse. A28. 1962.
JOBIM, Antônio Carlos. Entrevista. In: Songbook Tom Jobim. v.2. Rio de Janeiro: Lumiar, 1994, p.16-18.
______. Cancioneiro Jobim. Rio de Janeiro: Jobim Music, 2001.
______. Songbook Tom Jobim. v.3. Rio de Janeiro: Lumiar, 1994, p. 39-41.
LEONARD, Hall (Editor). The real book. Milwaukee, WI: Hal Leonard, 2004.
MATTOS. Flávio de. O Desafinado sucesso da Bossa Nova de Charlie Byrd e Stan Getz em Jazz Samba. O Globo. Blog do Noblat. Disponível em: http://noblat.oglobo.globo.com/artigos/noticia/2016/08/o-desafinado-sucesso-da-bossa-nova-de-charlie-byrd-e-stan-getz-em-jazz-samba.html.
MELLO, Zuza Homem de. João Gilberto. São Paulo: Publifolha, 2001.
MORAES, Vinicius de. Bossa nova em tom bem triste. Diário Carioca, Rio de Janeiro, 12 nov. 196.
NAVES, Santuza Cambraia. A canção popular entre a biblioteca e a rua. In: Decantando a república: outras conversas sobre os jeitos da canção. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2004, p. 79-96.
PEKAR, Harvey. Revista Down Beat. v.30. n.2, 17 jan. 1963.
Sinatra/Jobim. The Complete Reprise Studio Recordings. Los Angeles. Reprise, 1995. 1 CD.
SHER, Chuck (org.). The New Real Book 1. Petaluma EUA: Sher Music Co., 1995. p. 65-66.
The Real Book (manuscrito). 1971, p. 112-113. [s.n.](Partitura).
THOMAS, Pat. Desafinado. Verve VK-10269. New York. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=nrdzKB0r_HE. Acesso em 15 jun. 2016.
VASCONCELOS, Ary. Panorama da música popular brasileira. Vol. 1. Rio de Janeiro: Martins, 1964.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Autores detêm os direitos autorais ao licenciar sua produção sob Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.