Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.- O(A) autor(a) do artigo a ser submetido possui título de Doutor(a) ou, no caso de artigos escritos em colaboração, seu(sua) autor(a) principal o possui.
- A contribuição é original e inédita e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor". São aceitáveis versões expandidas e atualizadas de textos apresentados em anais de congresso. Neste caso é obrigatório mencionar o fato na primeira nota de rodapé do artigo.
- O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
- A submissão de artigo em português ou em língua não inglesa contém todos os elementos obrigatórios em língua inglesa: título do artigo, abstract, keywords, currículo resumido do(a) autor(a).
- URLs para as referências foram informadas quando possível.
- O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista. Recomenda-se que o autor registre no sistema o número ORCID no momento da submissão; caso não tenha esse número, ele pode ser obtido no seguinte link: https://orcid.org/
-
As palavras-chave permitem a localização dos textos por usuários e sistemas (indexação). No artigo, separa-as sempre por ponto, com iniciais maiúsculas, conforme a ABNT (NBR 6028, item 3.3.3). No formulário eletrônico para submissão em linha, siga as sugestões do campo de preenchimento (inserção de uma palavra-chave de cada vez). Verificar existência dos temas tratados no vocabulário controlado de "Autoridades" na Biblioteca Nacional (http://acervo.bn.br/sophia_web/). Recomenda-se incluir entre as palavras-chave sua área principal de atuação (artes visuais, artes plásticas, dança, música, teatro etc.).
-
Se o artigo submetido for aceito para publicação, o(a) autor(a) deverá providenciar a versão para o inglês, de preferência por um nativo. Em caso de citações de textos estrangeiros nos originais em português favor indicar traduções confiáveis em inglês.
- Verifique se os nomes das instituições (afiliações) estão apresentados por extenso no idioma original da instituição (até três níveis hierárquicos). Exemplo: Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Este procedimento é necessário para assegurar uma boa indexação.
- Os documentos suplementares (imagens, som e imagem em movimento) estão nos formatos MP3, MP4 e/ou JPG.
Artigos
Artigos originais em artes cênicas, artes visuais, dança ou música submetidos em fluxo contínuo (corpo de texto entre 30.000 e 80.000 caracteres com espaços) serão avaliados por pares. Os autores deverão ter o título de doutor ou equivalente (ou pelo menos um dos autores). Os artigos poderão ser submetidos em português ou inglês através do site da revista. Sendo aceito, o autor será instado a traduzir para o português ou verter para o inglês o artigo, sob orientação da editoria executiva.
Textos com vínculo temático, metodológico ou conceitual com as linhas de pesquisa em poéticas criativas e práticas interpretativas são particularmente bem-vindos.
Produtos audiovisuais relacionados podem ser submetidos como documentos suplementares. Recomenda-se também o depósito dos arquivos de vídeo no portal Internet Archive.
Resenhas
RESENHAS - máximo de 2.000 palavras.
ARJ - Art Research Journal publica resenhas de livros, documentários e recursos online na área de artes, inclusive numa perspectiva multidisciplinar. Para enviar livros (em papel ou digital) ou sugestões de recursos online para resenhas contatar o editor chefe em arj.revista@gmail.com.
ARTIGOS DE REVISÃO
ARTIGOS DE REVISÃO
4.000-8.000 palavras com o estado da arte em algum aspecto relacionado à pesquisa artística ou pesquisa sobre arte.
V Encontro ARJ e II Fórum Nacional de Editores de Periódicos da Área de Artes
Dossiê destinado ao registro de apresentações e atividades do V Encontro Art Research Journal e II Fórum Nacional de Editores de Periódicos da Área de Artes.
Dossiê: XXVIII Congresso Nacional da Federação de Arte/Educadores do Brasil
Trabalhos apresentados no XXVIII Congresso Nacional da Federação de Arte/Educadores do Brasil (CONFAEB2018), evento que visa promover a socialização de produções nas diversas áreas artísticas oriundas de projetos de pesquisa de arte-educadores vinculados ao ensino superior e à educação básica, grupos profissionais, professores das redes de educação profissional, ciência e tecnologia, enriquecendo assim os espaços educacionais e culturais. Esta edição teve como título CONFAEB 30 ANOS: Ações Políticas de/para enfrentamentos, resistências e recriações. Com caráter inclusivo e democrático, o CONFAEB constitui-se também como fórum de formação, quando congrega e agrega professores de Artes Visuais, Teatro, Música, Dança da Educação Básica e Ensino Superior, pedagogos da Educação Infantil e Anos Iniciais, estudantes, professores e pesquisadores das Licenciaturas e dos Bacharelados, artistas e gestores culturais que atuam nos diferentes espaços sociais com as diversas linguagens artísticas.
Dossiê: ABRACE 20 Anos: Celebrando a Diversidade
Com o tema “ABRACE 20 anos: celebrando a diversidade” o X Congresso da ABRACE (Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas), no campus da UFRN Natal, de 15 a 20 de outubro de 2018, é o maior evento em artes cênicas no país e reúne pesquisadores, docentes, discentes e artistas. O encontro pretende celebrar os 20 anos de existência da Associação, bem como reconhecer a diversidade das pesquisas, dos olhares e dos saberes que se entretecem no fazer artístico contemporâneo. Celebrar a diversidade significa também reconhecer um esforço de 20 anos de luta e resistência dos pesquisadores da área de Artes Cênicas pelo direito de existir, de fazer arte dentro e fora da Academia, e de gerar um conhecimento específico na área cênica. A pluralidade e a diversidade de saberes que emerge das práticas artísticas e epistemológicas permite que se estabeleça em campo expandido um diálogo das artes cênicas com áreas afins: antropologia, sociologia, política, psicologia, educação etc. Para a ABRACE, pensar a pluralidade é pensar o diálogo com o outro, com áreas correlatas e assim ampliar as percepções da arte, da cultura e da sociedade. Nesta edição, o evento comemora ainda os 60 anos da UFRN e os 10 anos do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFRN.
Declaração de Direito Autoral
Autores detêm os direitos autorais ao licenciar sua produção sob Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.
Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.