Submissões
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.- O(A) autor(a) principal da submissão é Doutor(a). Em artigos escritos em colaboração, pelo menos um(a) coautor(a) possui título de Doutor(a). O(s) currículo(s) Lattes atualizado(s) de autor(es) brasileiro(s) foi(foram) informado(s) no cadastro de autoria da submissão. Recomenda-se que o autor registre no sistema o número ORCID no momento da submissão; ele pode ser obtido no seguinte link: https://orcid.org/.
- O artigo submetido possui texto completo, integral, sem omissões, sem cortes nem ajustes e segue os padrões descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista. Apenas os editores poderão, quando acharem necessário, ajustar arquivos antes do envio para avaliação duplo-cega. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice, RTF ou equivalente, aberto (editável).
- Se o artigo submetido for aceito para publicação, o(a) autor(a) deverá providenciar sua versão para o inglês, de preferência por um nativo.
- A submissão de artigo em português ou em língua não inglesa contém todos os elementos obrigatórios, também em língua inglesa: título do artigo; resumo; abstract; palavras-chave; keywords; currículos resumidos do(a) autor(a) (um deles em inglês) com até 150 palavras cada.
- O nome da instituição de afiliação ou vínculo profissional está apresentado por extenso no idioma original da instituição, mencionando apenas um vínculo, com a sigla, se houver (exemplos: Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO); Secretaria Estadual de [...]; Centro Municipal [...]; Grupo [...]; Coletivo [...]; Estúdio [...]; Ateliê [...]; etc.). Se não possui vínculo, registrar-se como "Pesquisador(a) independente".
- Foi informado, no formulário de registro do(a) autor(a), o caminho para o currículo Lattes (para brasileiros, obrigatório) ou para currículo oficial (para pessoas estrangeiras). Recomenda-se que o(a) autor(a) registre no sistema o número ORCID no momento da submissão; ele pode ser obtido no seguinte link: https://orcid.org/
- A submissão é original e inédita e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor". São aceitáveis versões expandidas e atualizadas de textos apresentados em anais de congresso. Neste caso é obrigatório mencionar o fato na primeira nota de rodapé do artigo.
- As palavras-chave figuraram logo abaixo do resumo, antecedidas da expressão "Palavras-chave", seguida de dois-pontos, separadas entre si por ponto e vírgula e finalizadas por ponto. Estão grafadas com as iniciais em letra minúscula, com exceção dos substantivos próprios e nomes científicos, conforme a ABNT (NBR 6028, edição de 18/5/2021, item 4.1.7). No formulário para submissão, inserir uma palavra-chave de cada vez, seguido por "enter". Recomenda-se incluir entre as palavras-chave a área ou subárea da submissão (artes visuais, dança, música, teatro etc.).
- URLs para as referências foram informadas quando possível.
- Os documentos suplementares (imagens, som e imagem em movimento) estão nos formatos PNG, JPG, MP3 ou MP4.
- O(A) autor(a) possui declarações ou autorizações que permitam a reprodução das imagens incluídas no artigo, quando não são de uso livre, de Domínio Público ou com licenças Creative Commons. As autorizações ou liberações formais foram ou serão enviadas à revista ARJ.
Dossiê: Perspectivas Multidisciplinares no Campo da Arte
Artigos submetidos em fluxo contínuo (corpo de texto entre 30.000 e 80.000 caracteres com espaços) serão avaliados por pares. Os autores deverão ter o título de Doutor ou equivalente (ou pelo menos um dos autores). Os artigos poderão ser submetidos preferencialmente em português através do site da revista. Sendo aceito, o autor será instado a traduzir para o português ou verter para o inglês o artigo, sob orientação da editoria executiva.
Produtos audiovisuais relacionados podem ser submetidos como documentos suplementares. Recomenda-se também o depósito dos arquivos de vídeo no portal Internet Archive.
Artigos
Artigos originais em artes cênicas, artes visuais, dança ou música submetidos em fluxo contínuo (corpo de texto entre 30.000 e 80.000 caracteres com espaços) serão avaliados por pares. Os autores deverão ter o título de doutor ou equivalente (ou pelo menos um dos autores). Os artigos poderão ser submetidos em português ou inglês através do site da revista. Sendo aceito, o autor será instado a traduzir para o português ou verter para o inglês o artigo, sob orientação da editoria executiva.
Textos com vínculo temático, metodológico ou conceitual com as linhas de pesquisa em poéticas criativas e práticas interpretativas são particularmente bem-vindos.
Produtos audiovisuais relacionados podem ser submetidos como documentos suplementares. Recomenda-se também o depósito dos arquivos de vídeo no portal Internet Archive.
Artigos de revisão
Artigos de revisão devem possuir de 4.000 a 8.000 palavras com o estado da arte em algum aspecto relacionado à pesquisa artística (práticas artísticas) ou pesquisa sobre arte (história, teoria e crítica).
Entrevistas
Cerca de 4.000 palavras. Fotos ou produtos artísticos do entrevistado devem ter autorização para publicação na revista ARJ. O(s) entrevistado(s) ou o(s) entrevistador(es), pelo menos um deverá possuir o título de doutor. A ordem de autoria é a seguinte: o primeiro autor é o entrevistado e o segundo autor é o entrevistador.
Resenhas
ARJ - Art Research Journal publica resenhas de livros, documentários e recursos online na área de artes, inclusive numa perspectiva multidisciplinar. As resenhas devem possuir 2.000 palavras, no máximo.
Dossiê: Dramaturgias e Epistemologias Insurgentes na Dança
Este dossiê é uma proposição da Art Research Journal (ARJ) e da Associação Nacional de Pesquisadores em Dança (ANDA) como uma das entidades que compõem a organização desta revista. Tem o objetivo de reunir pesquisas e pessoas pesquisadoras que vem se dedicando às questões que tencionam, inovam ou apontam para dramaturgias e/ou epistemologias com temáticas e políticas insurgentes, compondo um ambiente comum de discussões que dialoguem com estudos sobre gênero, raça, classe, deficiência e outras articulações que contrapõem perspectivas hegemônicas na dança.
Declaração de Direito Autoral
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Autores detêm os direitos autorais ao licenciar sua produção sob Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.