Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O(A) autor(a) principal da submissão é Doutor(a). Em artigos escritos em colaboração, pelo menos um(a) coautor(a) possui título de Doutor(a). O(s) currículo(s) Lattes atualizado(s) de autor(es) brasileiro(s) foi(foram) informado(s) no cadastro de autoria da submissão. Recomenda-se que o autor registre no sistema o número ORCID no momento da submissão; ele pode ser obtido no seguinte link: https://orcid.org/.
  • O artigo submetido possui texto completo (em português ou espanhol), integral, sem omissões, sem cortes nem ajustes e segue os padrões descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista. Apenas os editores poderão, quando acharem necessário, ajustar arquivos antes do envio para avaliação duplo-cega. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice, RTF ou equivalente, aberto (editável).
  • Se o artigo for aceito para publicação, o(a) autor(a) deverá, OBRIGATORIAMENTE, providenciar sua versão para o inglês (de preferência por um nativo).  
  • A submissão de artigo contém todos os elementos obrigatórios também em língua inglesa: título do artigo; resumo; abstract; palavras-chave; keywords; currículos resumidos do(a) autor(a) (um deles em inglês) com até 150 palavras cada.
  • O nome da instituição de afiliação ou vínculo profissional está apresentado por extenso no idioma original da instituição, mencionando apenas um vínculo, com a sigla, se houver (exemplos: Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO); Secretaria Estadual de [...]; Centro Municipal [...]; Grupo [...]; Coletivo [...]; Estúdio [...]; Ateliê [...]; etc.). Se não possui vínculo, registrar-se como "Pesquisador(a) independente".
  • Foi informado, no formulário de registro da autoria, OBRIGATORIAMENTE, o caminho para o currículo Lattes atualizado (para brasileiros, o Lattes é obrigatório) ou para currículo oficial (para pessoas estrangeiras). Recomenda-se que também seja registrado o número ORCID no momento da submissão.
  • A submissão é original e inédita e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor". São aceitáveis versões expandidas e atualizadas de textos apresentados em anais de congresso. Neste caso é obrigatório mencionar o fato na primeira nota de rodapé do artigo.
  • As palavras-chave figuraram logo abaixo do resumo, antecedidas da expressão "Palavras-chave", seguida de dois-pontos, separadas entre si por ponto e vírgula e finalizadas por ponto. Estão grafadas com as iniciais em letra minúscula, com exceção dos substantivos próprios e nomes científicos, conforme a ABNT (NBR 6028, edição de 18/5/2021, item 4.1.7). No formulário para submissão, inserir uma palavra-chave de cada vez, seguido por "enter". Recomenda-se incluir entre as palavras-chave a área ou subárea da submissão (artes visuais, dança, música, teatro etc.).
  • URLs para as referências foram informadas, quando possível,com as datas de acesso (conforme ABNT).
  • Os documentos suplementares (arquivos de imagens, áudio e imagem em movimento) estão nos formatos PNG, JPG, MP3 ou MP4.
  • O(A) autor(a) possui declarações ou autorizações que permitam a reprodução das imagens incluídas no artigo, quando não são de uso livre, de Domínio Público ou com licenças Creative Commons. As autorizações ou liberações formais foram ou serão enviadas à revista ARJ.

Diretrizes para Autores

 

INSTRUÇÕES PARA AUTORES

A revista ARJ – Art Research Journal: Revista de Pesquisa em Artes, aceita prioritariamente submissão de artigo original em português (eventualmente em espanhol), em versão integral (texto completo), sem omissões e sem trocas de nomes ou informações por "XXX" ou equivalentes (apenas os editores poderão, e somente quando acharem necessário, ajustar arquivos em versões para pareceristas antes do envio para avaliação duplo-cega).

Como periódico bilíngue, todos artigos serão publicados nas duas línguas, português (ou espanhol) e inglês. Sendo aceito para publicação, o(a) autor(a) será instado(a) a verter seu artigo para o inglês, sob orientação da editoria executiva. Outros idiomas ocidentais serão aceitos exclusivamente por convite ou após consulta aos editores, sendo obrigatória sua publicação em português ou, eventualmente, em espanhol (além do idioma original). Em caso de citações de textos estrangeiros nos originais em português, favor indicar traduções confiáveis em inglês. 

A revista ARJ aceita submissões de artigos em fluxo contínuo (sempre aberto) para o dossiê permanente Perspectivas Multidisciplinares no Campo da Arte ou para as seções Artigos, Resenhas, Entrevistas e outras, ou em chamadas para dossiês únicos (específicos).

Textos submetidos para a revista ARJ, com autoria de pelo menos um(a) pesquisador(a) com título de Doutor(a), devem ser originais e destinados exclusivamente à revista. São aceitaveis versões expandidas e atualizadas de textos apresentados em anais de congresso. Neste caso mencionar o fato na primeira nota de rodapé do artigo. Todas as notas de rodapé devem estar indicadas no corpo do texto (jamais no título, no resumo, nas palavras-chave ou nas referências). 

Ao preencher o cadastro de submissão, no formulário de identificação, o autor deve informar o seu nome civil completo. Se desejar, também pode informar o nome reduzido de pesquisador como gostaria que aparecesse na publicação; em caso de possuir algum cognome, pseudônimo ou "nome artístico" relevante, ele pode ser informado no texto do currículo reduzido. O mesmo deve ser feito para todos os autores do artigo, sem exceção. No campo de preenchimento para vínculo profissional, uma instituição (de qualquer natureza) deve ser informada, se houver. Mencione apenas um vínculo, com a sigla, se houver. Exemplos: Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO); Secretaria Estadual de [...]; Centro Municipal [...]; Coletivo [...]; Ateliê [...]; etc. Se não possui vínculo, registrar como "Pesquisador(a) independente".

Autores brasileiros devem acrescentar em seu cadastro de submissão o caminho para seu currículo na Plataforma Lattes, no campo apropriado (URL) do formulário de identificação; essa informação é obrigatória. Informar também o Lattes de todos os coautores, sem exceção. O código ORCID também deve ser informado, se possuir (é fortemente recomendado).

Autores estrangeiros devem acrescentar em seu cadastro de submissão o caminho para o seu currículo oficial no campo apropriado (URL) do formulário de identificação; essa informação é obrigatória.

Os textos submetidos podem ser versões atualizadas de material previamente publicado, desde que o(a) autor(a) informe essa condição em nota de rodapé e providencie as permissões pertinentes, se necessárias.

Artigos submetidos para as seções Perspectivas Multidisciplinares no Campo da Arte (dossiê permanente da revista ARJ), Artigos e Dossiês (eventuais) devem ser redigidos em português (para avaliação) e conter: título (com ou sem subtítulo); resumo (até 150 palavras); 5 (cinco) palavras-chave; referências; notas de rodapé explicativas; ilustrações (imagens já em boa resolução, exemplos musicais, tabelas e quadros) referenciadas, o mais próximo possível de sua localização no texto, com respectivas legendas. As submissões devem incluir, também, o título em inglês do artigo, o resumo em inglês (abstract) e as palavras-chave em inglês (keywords). Não é preciso incluir resumo e palavras-chave em outros idiomas além do português e inglês. Se o texto original em português for aprovado para publicação, sua versão em inglês será solicitada.

Títulos e resumos (em português e em inglês) não podem possuir notas de rodapé. Notas de rodapé devem ser usadas exclusivamente no corpo do texto.

Títulos (em português e em inglês) devem ser escritos em caixa alta e baixa, ou seja, com letras minúsculas, com maiúsculas apenas na inicial e em nomes próprios (exemplo: O pensamento vivo de Benjamin).

Os resumos (em português e em inglês) não devem ultrapassar 150 palavras, devido a limitação do formulário online de submissão. O verbo deve ser usado na voz ativa e na terceira pessoa do singular, conforme a ABNT, NBR 6028, item 4.1.4 (edição de 18/05/2021). 

As palavras-chave (em português e em inglês) devem atender a ABNT, NBR 6028, item 4.1.7 (edição de 18/05/2021): figurar logo abaixo do resumo, antecedidas da expressão "Palavras-chave:", separadas entre si por ponto e vírgula e finalizadas também por ponto. Devem ser grafadas com as iniciais em letra minúscula, com exceção dos substantivos próprios e nomes científicos.

O corpo de texto das submissões deve possuir entre 30.000 e 80.000 caracteres com espaços (texto principal, notas e legendas; exceto título, resumo, palavras-chave e referências). Necessidades especiais (para convidados) podem ser discutidas com os editores. Não é necessário entregar a versão em inglês do artigo previamente, antes da avaliação e aprovação. A entrega deve ser feita apenas depois da aprovação (exceto para o título em inglês, o abstract e as keywords, que são informados antecipadamente).  Se o texto original em português for aprovado para publicação, sua versão em inglês será solicitada.

Para uso de ilustrações, o(a) autor(a) obrigatoriamente deverá possuir documentos formais autorizando ou liberando a publicação das imagens utilizadas, quando não em “domínio público” ou com licenças internacionais, como Creative Commons. Os autores das imagens devem estar identificados nas legendas, assim como a pessoas ou instituições que autorizaram o uso.

Resenhas e revisões críticas (recomenda-se o máximo de 2000 palavras) devem possuir títulos próprios e exclusivos, que poderão incluir o título da obra abordada (livro, publicação, página da internet etc.). As resenhas devem seguir as mesmas diretrizes para artigos (com resumo, abstract etc.). Nas "Referências", incluir a referência completa da obra resenhada (autoria, título, local de publicação, editora, data), além das demais referências citadas na resenha, caso existam. O objetivo principal da resenha é situar o livro, publicação, DVD, website etc. vis-à-vis a literatura existente – não se trata de resumo de capítulos, seções ou partes. Situe o livro, DVD, website etc. em relação aos materiais já existentes sobre pesquisa em artes visuais, artes cênicas, dança, música etc., seus objetivos, público-alvo e relevância para fins pedagógicas e acadêmicos. 

Todos os textos devem ser submetidos em editor de texto universal (como Word for Windows ou equivalente), usando fontes comuns, como Arial ou Times, tamanho 11, espaçamento 1,5. [Baixe o template em português do ARJ aqui.]  [ATENÇÃO. O template foi desativado temporariamente. A revista é editorada por projetistas gráficos após a sua publicação ahead of print e a revisão editorial. Autores poderão fazer a redação de seus artigos utilizando fontes universais, como Arial ou Times, apenas observando as normas da ABNT para publicações acadêmicas, citações, referências etc.]

As normas usadas pela revista  ARJ são adequadas aos requisitos da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas): veja abaixo modelos de citação. A norma principal é seguir o critério autor-data-página entre parêntesis após citações diretas ou indiretas, sobrenome do autor em caixa alta e baixa, seguido por ano e página, conforme ABNT NBR 10520, em sua última versão (atualmente, edição de 2023). Exemplo: (Agamben, 2009, p. 17). Na lista de referências deve aparecer, conforme ABNT NBR 6023 (atualmente, edição de 2018):

AGAMBEN, Giorgio. Aby Warburg e a ciência sem nome. Arte & Ensaios, Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, EBA/UFRJ, Rio de Janeiro, ano XVII, n. 19, p. 131-141, 2009.

Títulos de obras artísticas (espetáculos, músicas, performances) e obras publicadas: mencionar, no corpo do texto, os títulos originais, seguido de data de lançamento. O título traduzido deve ser mencionado entre parênteses, seguido de uma nova data de lançamento, quando for o caso (ex.1). Se houver nova menção ao mesmo trabalho, conserver o título na língua em que está sendo redigido o corpo do texto. Apenas quando o título não puder ser traduzido (ex. 2), ou quando o original já for uma palavra estrangeira, o título se manterá na língua original ao longo do texto toda vez que for mencionado. O título de publicação deve ser grafado em itálico, exceto quando for sua tradução. O título de obra deve ser grafado em itálico no seu idioma original ou como consagrado no português.

Ex: 1. Em Stfiters dinge (Coisas de Stifter), obra de 2007 do diretor e compositor alemão Heiner Goebbels, [...]

Ex. 2. Bart Baele e Yves Degryse (três originalmente, com Caroline Rochlitz), que concebem a apresentação de seu trabalho sob uma forma teatral. Em Tagfish (2011), por exemplo, os espectadores entram [...]

Ex. 3. Le Grand Verre é tão importante [...]

Ex. 4. O grande vidro é tão importante [...]

Ex. 5. Le Grand Verre (O grande vidro) é tão importante [...]

Produtos audiovisuais relacionados podem ser submetidos como documentos suplementares (imagens, som e imagem em movimento) nos formatos MP3, MP4 e/ou JPG. Recomenda-se também o depósito dos arquivos de vídeo no portal Internet Archive, ou de sons no portal Petrucci Music Library.

 

Exemplos para Referências

Livros

SOBRENOME, Prenomes do autor. Título [itálico]: subtítulo [normal]. Edição [quando não for a primeira]. Local: Editora, ano de publicação.

CASTRO, Ruy. Chega de saudade: a história e as histórias da bossa nova. 3. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

Teses/ Dissertações/Monografias

SOBRENOME, Prenomes do autor. Título: subtítulo. ano. nº total de páginas. Tese, Dissertação ou Monografia (grau e área). Unidade de Ensino, Instituição, Local, ano.

SILVA, Suzane Weber. Les pratiques du danseur-créateur vis-à-vis des pratiques dominantes en danse contemporaine: trois études de cas. Doctorat (Études et pratiques des arts). Université du Québec à Montréal, Canadá, 2010.

Capítulo de livros tipo coletânea

SOBRENOME, Prenomes do autor. Título. In: SOBRENOME, Prenome do (org.) ou (ed.). Título: subtítulo. Edição (diferente da primeira). Local: Editora, ano de publicação, página inicial-final.

SANTAELLA, Lucia. A relevância da arte-ciência na contemporaneidade. In: RAMOS, Luiz Fernando (org.). Arte e ciência: Abismo de rosas. São Paulo: ABRACE, 2012. p. 61-76.

Capítulo de livro do mesmo autor

SOBRENOME, Prenomes do autor. Título. In: Título: subtítulo. Edição (diferente da primeira). Local: Editora, ano de publicação, página inicial-final.

GOSSELIN, Pierre; LAURIER, Diane. Des repères pour la recherche en pratique artistique. In: Tactiques insolites: vers une méthodologie de recherche em pratique artistique. Montréal: Éditions Guérin, 2004. p. 165-183.

Artigos

SOBRENOME, Prenomes do autor do artigo. Título do artigo. Título da Revista, local, volume, número, páginas do artigo (inicial e final), ano da publicação do artigo. (Observação: volume, número e página são abreviados por v., n., p.)

SCHECHNER, Richard. Future Nostalgias. Research in Drama Education, v. 15, n. 3, p. 309-315, 2010.

Artigos de periódicos na internet

SOBRENOME, Prenomes do autor. Título do artigo. Título da Revista, local, volume, número, páginas do artigo, mês e ano de publicação. Disponível em: http://www..... Acesso em: 25 abr. 2012.

COESSENS, Kathleen. A arte da pesquisa em artes - traçando práxis e reflexão. ARJ - Art Research Journal, [S.l.], v. 1, n. 2, p. 1-20, ago. 2014. ISSN 2357-9978. Disponível em: http://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/5423. Acesso em: 03 abr. 2016.

Documento iconográfico (Pintura, gravura, ilustração, fotografia, desenho, entre outros)

SOBRENOME, Prenomes do autor. Título. Data. Especificação do suporte.

BRUSCKY, Paulo. Ensaio. 2008. Tubos e papel picado.

Documento sonoro (Disco, CD, cassete)

COMPOSITOR (ES) ou INTÉRPRETE (S), título, local, gravadora (ou equivalente), data e especificação do suporte.

SIMONE. Face a face. [S.l.]: Emi-Odeon Brasil, p1977. 1 CD (ca. 40 min).

MÁRIO REIS e ORCH. COPACABANA. Mulato Bamba. Noel Rosa. [Odeon 10928/B, p1932]. In: Noel Rosa por Aracy de Almeida e Mário Reis. Curitiba: Revivendo, RVCD-027 Remasterizado em digital. 1 CD (ca 60 min), faixa 1, (2 min 36 s).

Vídeo, Imagem em movimento, DVD, Internet

TÍTULO [apenas primeira palavra em caixa alta]. Diretor, produtor, local, produtora, data e especificação do suporte em unidades físicas.

PARTIDO Alto. Rio de Janeiro: FUNARTE, 1973. 1 fita de vídeo (11 min), son., color, 35mm.

BLADE Runner. Direção: Ridley Scott. Produção: Michael Deeley. Intérpretes: Harrison Ford; Rutger Hauer; Sean Young; Edward James Olmos e outros. Roteiro: Hampton Fancher e David Peoples. Música: Vangelis. Los Angeles: Warner Brothers, c1991. 1 DVD (117 min), widescreen, color. Produzido por Warner Video Home. Baseado na novela “Do androids dream of electric sheep?” de Philip K. Dick.

Alternativa para fragmentos

DALE, Lennie; REGINA, Elis. Elis Regina e Lennnie Dale - Me deixa em paz - 1971. Vídeo de 1 minuto e 25 segundos postado por Ernesto Prohaska em 14 de fevereiro, 2014. Trecho retirado do programa Som Livre Exportação da Rede Globo (1971) e incluído no filme Dzi Croquettes (2010). Disponível em: www.youtube.com/watch?v=TJGStH9nerk. Acesso em: 09 abr. 2016. 

. . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Em caso de dúvida, seguir a última versão publicada da norma da ABNT adequada.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

  

Dossiê: Perspectivas Multidisciplinares no Campo da Arte

Seção permanente. Artigos submetidos em fluxo contínuo (corpo de texto entre 30.000 e 80.000 caracteres com espaços) serão avaliados por pares. Os autores deverão ter o título de Doutor ou equivalente (ou pelo menos um dos autores). Os artigos poderão ser submetidos preferencialmente em português através do site da revista. Sendo aceito, o autor será instado a traduzir para o português ou verter para o inglês o artigo, sob orientação da editoria executiva.

Produtos audiovisuais relacionados podem ser submetidos como documentos suplementares. Recomenda-se também o depósito dos arquivos de vídeo no portal Internet Archive.

Artigos

Seção permanente. Artigos originais em artes cênicas, artes visuais, dança ou música submetidos em fluxo contínuo (corpo de texto entre 30.000 e 80.000 caracteres com espaços) serão avaliados por pares. Os autores deverão ter o título de doutor ou equivalente (ou pelo menos um dos autores). Os artigos poderão ser submetidos em português ou inglês através do site da revista. Sendo aceito, o autor será instado a traduzir para o português ou verter para o inglês o artigo, sob orientação da editoria executiva.

Textos com vínculo temático, metodológico ou conceitual com as linhas de pesquisa em poéticas criativas e práticas interpretativas são particularmente bem-vindos.

Produtos audiovisuais relacionados podem ser submetidos como documentos suplementares. Recomenda-se também o depósito dos arquivos de vídeo no portal Internet Archive.

Entrevistas

Cerca de 4.000 palavras. Fotos ou produtos artísticos do entrevistado devem ter autorização para publicação na revista ARJ. O(s) entrevistado(s) ou o(s) entrevistador(es), pelo menos um deverá possuir o título de doutor. A ordem de autoria é a seguinte: o primeiro autor é o entrevistado e o segundo autor é o entrevistador.

Resenhas

ARJ - Art Research Journal publica resenhas de livros, documentários e recursos online na área de artes, inclusive numa perspectiva multidisciplinar. As resenhas devem possuir 2.000 palavras, no máximo. 

Dossiê: Videoarte Generativa

O dossiê Videoarte Generativa tem o objetivo de mapear e discutir processos criativos no campo da Media Art que envolvem a arte do vídeo realizada com IA generativa. Serão bem-vindas contribuições de pesquisadoras e pesquisadores que proponham textos, artigos, resenhas ou entrevistas que contribuam para descrição, investigação, relatos de processos criativos e análises de obras artísticas produzidas em vídeo a partir de apropriações e usos de ferramentas de IA generativa, cujos resultados possam revelar um conjunto expressivo e referencial acerca do que se nomeia, neste contexto, Videoarte Generativa.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.