Performance arte: multidisciplinariedade colaborativa como experiência sensível

Autores

  • Gisela Reis Biancalana Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.36025/arj.v5i1.12510

Palavras-chave:

Performance, Criação, Pesquisa de campo, Processo colaborativo, Experiência

Resumo

Este artigo reflete sobre um trabalho de criação em Performance Arte que amalgamou as artes visuais, o teatro e a dança em uma concepção interartística envolvendo, ainda, a pesquisa de campo antropológica em sua perspectiva transdisciplinar. A investigação esteve focada no processo criador colaborativo de nove Performances que compuseram uma ExposiAção. A experiência individual e, simultaneamente, coletivizada dos artistas contribuiu significativamente para a definição das escolhas éticas, estéticas e políticas que atravessaram o processo como um todo. A pesquisa leva em consideração que a tentativa de conceituar a Performance é uma tarefa árdua devido à amplitude dos desdobramentos do termo, sobretudo nos universos artísticos multidisciplinares. Por outro lado, ela coloca-se como um espaço-tempo diverso e plural de corpos-arte, situando-se como presença recorrente na arte contemporânea. A presente investigação busca, ainda, fazer o recorte do entendimento de Performance como momento de uma experiência sensível.

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Biografia do Autor

Gisela Reis Biancalana, Universidade Federal de Santa Maria

Graduada em Dança (Bacharelado e Licenciatura) UNICAMP; Mestre e Doutora em Artes UNICAMP; Pós Doutora De Montfort University UK; Professora Adjunta Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Curso de Bacharelado em Teatro Interpretação e Encenação de 1996 a 2013; .Curso de Bacharelado em Dança de 2013 atual; Membro titular do PPGART (Programa de Pós Graduação em Artes Visuais) da UFSM; Lider do Grupo de Pesquisas CNPQ Performances: arte e cultura.

 

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Publicado

08-05-2019

Como Citar

BIANCALANA, G. R. Performance arte: multidisciplinariedade colaborativa como experiência sensível. ARJ – Art Research Journal: Revista de Pesquisa em Artes, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 01–15, 2019. DOI: 10.36025/arj.v5i1.12510. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/12510. Acesso em: 13 mar. 2025.