A gradação e sua relação com as estruturas do discurso, as formas visuais e os processos musicais

Autores

  • Claudio Horacio Vitale USP – Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.36025/arj.v4i1.11595

Palavras-chave:

Música. Artes visuais. Literatura. Gradação. György Ligeti. Edgar Allan Poe.

Resumo

O presente artigo traz diversas teorizações sobre o conceito de gradação em áreas como a retórica, a literatura, as artes visuais e a música. Indicam-se pontos em comum e diferenças entre os assuntos abordados tomando como base ideias do escritor Allan Poe, do compositor György Ligeti e de outros autores que discorrem sobre estruturas do discurso e formas visuais.

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Biografia do Autor

Claudio Horacio Vitale, USP – Universidade de São Paulo

Possui Licenciatura em Harmonia, Contraponto e Morfologia Musical (2002) e Bacharelado em Composição (2005) pela Facultad de Bellas Artes (FBA) de la Universidad Nacional de La Plata (UNLP), Argentina; Mestrado (2008, bolsa CAPES) e Doutorado em Música (2013, Bolsas CAPES e FAPESP) pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP), Brasil; Pós-doutorado (2014) na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da Universidade de São Paulo (USP); Pós-doutorado (2014-2015, Bolsa CAPES, Programa Ciência sem Fronteiras) no Laboratoire d’Excellence: Groupe de Recherches Expérimentales sur l’Acte Musical (LABEX GREAM), da Université de Strasbourg; Pós-doutorado (2016-2017) na Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP). É membro do Labex GREAM (pesquisador associado) e do Grupo de Pesquisa TRAMA, da ECA-USP (Pesquisador Pleno). Suas principais áreas de atuação são a Composição e a Análise Musical.

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Publicado

13-08-2017

Como Citar

VITALE, C. H. A gradação e sua relação com as estruturas do discurso, as formas visuais e os processos musicais. ARJ – Art Research Journal: Revista de Pesquisa em Artes, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 1–20, 2017. DOI: 10.36025/arj.v4i1.11595. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/11595. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Perspectivas Multidisciplinares no Campo da Arte