Processo de criação que (se) contamina e (se) ocupa: nos "entres" de dança, vídeo e cidade

Autores

  • Carlos Gonçalves Tavares Faculdades Sudamérica, Cataguases
  • Alba Pedreira Vieira Universidade Federal de Viçosa/UFV
  • Bruno Mendes da Silva Universidade de Algarve, Faro, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.36025/arj.v5i2.13796

Palavras-chave:

Vídeodança, Novas mídias, Espaço urbano, Dança contemporânea, Meios de Comunicação

Resumo

Problematizamos nessa pesquisa, aspectos estéticos e metodológicos nas interfaces entre dança, vídeo e espaço urbano/cidade na geração de videodanças. Durante o processo, ocorre não ocorre somente a  contaminação/ocupação da cidade pela dança e pela tecnologia digital (registro imagético). Todos esses agentes se contaminam.  Discutimos essas contaminações durante os processos de criação, ao analisar, especificamente, princípios de relações intermidiáticas que ocorrem durante um processo criativo cujo foco são experimentações em videodança, em que a dança,  o vídeo e a arquitetura moderna da cidade de Cataguases (MG) se interrelacionam.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Gonçalves Tavares, Faculdades Sudamérica, Cataguases

Bailarino e professor, licenciado em Educação Física, pelas Faculdades Sudamérica (Cataguases-MG), mestre em Comunicação, pela Universidade Federal de Juiz de Fora (MG) e doutorando em Comunicação, Cultura e Artes, pela Universidade do Algarve, em Portugal. Foi bailarino da Cia Ormeo (cia de dança que utiliza das linguagens de dança contemporânea, contato-improvisação, teatro e canto nas suas pesquisas e concepções de espetáculos) do ano de 2005 a 2013, onde possui experiência artística como bailarino em espetáculos de dança contemporânea e espetáculo de improvisação e realizou funções de artista pesquisador e registro de atividades no Projeto Girarte (MG) entre 2014 e 2017, projeto artístico cultural que possui como uma de suas premissas levar a dança e o teatro às escolas e favorecer uma vivência dessas artes no âmbito escolar.  Atualmente compõe o quadro de professores do curso de Educação Física (Licenciatura), nas Faculdades Sudamérica, Cataguases, Minas Gerais.

Alba Pedreira Vieira, Universidade Federal de Viçosa/UFV

Licenciada em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física de Goiás (1987), mestrado em Educação Física - Valdosta State University (1996), e doutorado em Dança pela Temple University, Estados Unidos (2007). Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Viçosa/UFV, e pesquisadora colaboradora do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia/UFBA, do Programa de Pós-graduação em Motricidade Humana da Universidade de Lisboa (Portugal), e dos Programas strictu sensu em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas e da UFV. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em DANÇA, atuando principalmente nos seguintes temas: processos criativos em dança, composição coreográfica, improvisação, história da dança e educação somática. Foi membro da Comissão de Criação do Curso de Graduação em Dança (Licenciatura e Bacharelado) e Coordenadora Geral do Curso de Especilização Lato Sensu em Dança Educativa Moderna da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Na UFV atuou como Coordenadora do Curso de Graduação em Dança (Licenciatura e Bacharelado). É líder do Grupo de Pesquisa Transdisciplinar em Dança (cadastrado no CNPq). Coautora do Relatório da UNESCO sobre as Diretrizes para o Ensino da Dança nos países da América Latina e do Caribe. Membro do Conselho Consultivo da Associação Dance and the Child International/DaCi.

Bruno Mendes da Silva, Universidade de Algarve, Faro, Portugal

Bruno Mendes da Silva é doutorado em Literatura e Cinema (Literatura Comparada) pela Universidade do Algarve (UAlg), pós-graduado em Gestão das Artes pelo Instituto de Estudos Europeus de Macau (IEEM) e licenciado em Cinema e Vídeo pela Escola Superior Artística do Porto (ESAP). É professor adjunto na Escola Superior de Educação e Comunicação (ESEC) da UAlg. Foi realizador e produtor da Teledifusão de Macau (TDM) entre 1995 e 2000 e tem vindo a ser convidado a participar em festivais internacionais de vídeo, média-arte digital e cinema, como o FRESH (Tailândia), o Dokanema (Moçambique), o Loop (Espanha), o Festival de La Imagen, o Ecologias Digitales (Colômbia) e o FILE (Brasil). Participou em oito projetos científicos financiados e é autor de vários livros, capítulos de livros e outras publicações científicas. Conta com várias orientações de teses de doutoramento e mestrado concluídas. É revisor de várias revistas científicas nacionais e internacionais, e tem  pós-doutorado no âmbito do projeto “Os Caminhos que se bifurcam: hipóteses de interatividade para o cinema do futuro”, pela Universidade do Algarve (UAlg) e membro da Comissão Coordenadora do Doutoramento em Média-Arte Digital; tem se dedicado na última década à investigação das relações entre Comunicação, Arte e Tecnologia. É, atualmente, Vice-coordenador do Centro de Investigação em Artes e Comunicação e membro do Conselho Científico da Artech International.

Referências

BRITTO, F. D. A idéia de corpografia urbana como pista de análise. Revista Redobra, ano 4, nº 12, p-36-38, 2013.

DOMINGUES, D. A arte no século XXI: a humanização das tecnologias. São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1997.

FERNANDES, C., MORAIS, L.A, SCIALOM, M., VIEIRA, A.P et al., 2017. Imersão Cristal: Princípios, Recorrências e Reverberações. Revista Ouvirouver, Uberlândia v. 13, n.1p. 48-65 jan./jun.2017.

FERRARA, L. D. Os significados urbanos. São Paulo: Edusp: Fapesp, 2000.

JENKINS, H. Cultura da Convergência. 2ª ed. São Paulo: Aleph, 2009.

MCLUHAN, M. Os meios de comunicação como extensões do homem. São Paulo: Cultrix, 1964.

SANTAELLA, L. Matrizes da linguagem e pensamento: sonora visual verbal: aplicações na hipermídia. 3. ed. São Paulo: Iluminuras: FAPESP, 2005.

SANTANA, I. Corpo aberto: Cunningham, dança e novas tecnologias. São Paulo: Educ. 2002.

SENNETT, R. Carne e pedra – o corpo e a cidade na civilização ocidental. BestBolso: Rio de Janeiro, 2014.

SILVA, D. d., GROTTO, V. Vídeo, Dança e Comunicação e suas ligações com mídia. XII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Centro-Oeste. Goiânia Intercom Centro-Oeste, 2010.

SPANGHERO, M. A dança dos encéfalos acesos. São Paulo: Itaú Cultural, 2003.

TAVARES, C. G. Sobre a dança e outras mídias: um estudo sobre a intermidialidade nos trabalhos da Cia Ormeo (MG). Dissertação de mestrado – Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Universidade Federal de Juiz de Fora, Brasil, 2015.

TAVARES, C. G.; REBOREDO, M.D.A.S. Projeto Girarte: a dança e o teatro dentro do ambiente escolar. II Congresso Internacional da Associação Latino-Americana de Ciências do Esporte, Educação Física e Dança, ALCIDED. Juiz de Fora, v. 1. p. 399-406, 2015.

VIEIRA, A. P. The Nature of Pedagogical Quality in Higher Dance Education. Tese de Doutorado. Temple University, EUA, 2007.

_________. Dançando nos espaços das rupturas: olhares sobre influências das danças moderna e rupturas expressionista no Brasil. Fênix (UFU, Online), v. 6, p. 1-18, 2009. Disponível em: <http://www.revistafenix.pro.br/PDF20/ARTIGO_9_Alba_Pedreira_Vieira_FENIX_JUL_AGO_SET_2009.pdf> Acesso em 01 de jan 2018.

Downloads

Publicado

05-06-2019

Como Citar

TAVARES, C. G.; VIEIRA, A. P.; DA SILVA, B. M. Processo de criação que (se) contamina e (se) ocupa: nos "entres" de dança, vídeo e cidade. ARJ – Art Research Journal: Revista de Pesquisa em Artes, [S. l.], v. 5, n. 2, 2019. DOI: 10.36025/arj.v5i2.13796. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/13796. Acesso em: 25 abr. 2024.