ANDA: 10 anos de associação pela Dança

  • Eleonora Campos da Motta Santos Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
Palavras-chave: Dança, ANDA, Cursos de dança, Pesquisa

Resumo

O texto retoma a fala feita no XXVIII CONFAEB – Congresso Nacional da Federação de Arte/Educadores do Brasil e do VI Congresso Internacional de Arte-Educação, promovido pela Federação de Arte-Educadores do Brasil no ano de 2018, em Brasília, que contou com uma mesa temática sobre trabalho que tem sido empreendido conjuntamente pelas Associações de Ensino e de Pesquisa em Arte, no campo da formação de docentes e no debate acerca das políticas públicas educacionais para o ensino e a pesquisa no campo da Arte no Brasil. Trata de um recorte da história/memória da Associação Nacional de Pesquisadores em Dança (ANDA) em seus dez anos de existência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eleonora Campos da Motta Santos, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Professora Adjunto III do Centro de Artes/UFPel, no Curso de Dança-Licenciatura. Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas - UFBA (2013) - Bolsista Fapesb. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Dança - UFBA (2008) - Bolsista Fapesb. Licenciada em Dança pela Universidade Federal da Bahia (2007). Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Pelotas (1999). Professora colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAVI/UFPel) deste 2017. Coordenadora de Colegiado e do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Dança-Licenciatura no biênio 2013-15. É membro do Colegiado e o Núcleo Docente Estruturante deste curso. Membro da ABRACE (Associação Brasileira dos Pesquisadores em Artes Cênicas) e da ANDA (Associação Nacional dos Pesquisadores em Dança), tendo atuado na diretoria na Gestão 2016-2018. É membro do grupo de Pesquisa ÔMEGA - Observatório de Memória, Educação, Gesto e Arte, certificado pela UFPel e CNPq em 2016. Coordena e colabora com projetos de pesquisa, atuando como orientadora de bolsistas e monitores voluntários de IC. Foi integrante do Grupo de Pesquisa CONES - MODELAGEM DA COMPLEXIDADE EM ARTES, HUMANIDADES E SAÚDE (UFBA), entre os anos de 2006-2013, grupo que passou, em 2014, a fazer parte do Grupo de Pesquisa ESTUDOS SOBRE A UNIVERSIDADE, cadastrado desde 2010 no CNPq, com liderança dos Prof. Naomar Monteiro de Almeida Filho (UFBA) e Denise Maria Barreto Coutinho (UFBA). Foi representante da área de Artes no Comitê Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica/PRPPG - UFPel, entre 2013-2016. Foi assessora na PRPPG/UFPel junto à Direção de Pós-Graduação em 2016. Atualmente é coordenadora do Núcleo de Articulação de Coordenadores de Cursos de Graduação, dentro da Coordenação de Pedagogia Universitária da Pró-Reitoria de Ensino da UFPel. Atua como avaliadora em diferentes esferas, a exemplo de comissões científicas; periódicos da área de Artes; editais de fomento à projetos artísticos; e avaliação de materiais didáticos na área de Artes. Professora da técnica de balé clássico, ao longo de sua carreira atuou em escolas privadas de dança e em projetos sociais em Pelotas (RS), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Salvador (BA) e na Escola de Dança da Fundação Cultural da Bahia (2008), função que desempenhou até ingressar na UFPel (agosto de 2010). Tem experiência e interesse na área de Artes, com ênfase em Dança, principalmente nos seguintes temas: artes cênicas, dança, balé clássico, história da dança, estudos sobre a universidade, o campo das artes na universidade brasileira, produção acadêmica em artes, avaliação em artes.

Referências

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU. Projeto Político Pedagógico. Curso de Dança-Licenciatura. 2017. Mimeog., Blumenau, 2017.
PORTAL ANDA. Disponível em: http://www.portalanda.org.br/.
TEIXEIRA, Ana; SANTOS, Eleonora; HERCOLES, Rosa (Orgs). ANDA: 10 anos de pesquisas em Dança. ANDA/Kélps: Salvador/Goiânia, 2018. 234 p. Disponível em: http://www.portalanda.org.br/.
Publicado
16-06-2019
Como Citar
SANTOS, E. C. DA M. ANDA: 10 anos de associação pela Dança. ARJ – Art Research Journal / Revista de Pesquisa em Artes, v. 6, n. 1, 16 jun. 2019.