"Partita 3", para violoncelo solo: preparação de performance depois das notas sobre o fluxo de energia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36025/arj.v6i2.17690

Palavras-chave:

Criação colaborativa, Processos criativos, Performance musical, Composição musical, Música contemporânea

Resumo

O artigo relata o processo de construção da performance de uma peça em vias de ser estreada a partir dos diálogos entre o compositor e o instrumentista, dos mais prosaicos aos mais elaborados conceitualmente. A principal questão a ser explorada é o conceito de ‘fluxo de energia’, que permeia toda a discussão. O conceito parte de sua concepção pelo filósofo francês Gilbert Simondon e alcança aplicabilidades enquanto mediação entre o ato composicional e o ato interpretativo, funcionando como um arcabouço que fuja de referencialidades linguísticas ou subjetivismos quasi-românticos. Desse modo, pretende-se apresentar o conceito em funcionamento, além de apresentar uma anatomia da peça em si, que perpassa o pensamento composicional e o pensamento envolvido em sua performance, oferecendo uma abordagem analítica profundamente colaborativa.

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Biografia do Autor

Silvio Ferraz, Universidade de São Paulo

Silvio Ferraz Mello Filho é compositor e professor de Composição Musical na Universidade de São Paulo, USP. Doutor em Semiótica pela PUC/SP, participou dos seminários de Brian Ferneyhough na Fundação Royaumont, em Paris, e com Gerard Grisey e Jonathan Harvey no IRCAM. Suas composições tem sido tocadas na Europa e nos Estados, por exemplo, no Festival Sonido das Americas, no Carnegie Hall. Silvio é Bolsista de Produtividade do CNPq e publicou 4 livros, além de capítulos e artigos. Atualmente, pesquisa processos de escrita com técnicas estendidas e suporte computacional.

William Teixeira, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

William Teixeira da Silva é violoncelista e professor na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. É Bacharel em Música com habilitação em violoncelo pela UNESP, Mestre em Música pela UNICAMP e Doutor em Música pela USP. Como violoncelista, tem se dedicado à música contemporânea, tendo estreado dezenas de peças de várias gerações de compositores brasileiros, incluindo atuações como solista com a Orquestra Sinfônica da UNICAMP e a Orquestra de Câmara da USP. Como pesquisador, tem publicado artigos e capítulos e apresentado trabalhos em conferências nos Estados Unidos, Reino Unido e Portugal sobre sua pesquisa em que aborda aspectos filosóficos da performance musical, especialmente em sua conexão com a retórica.

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Publicado

08-12-2019

Como Citar

FERRAZ, S.; TEIXEIRA, W. "Partita 3", para violoncelo solo: preparação de performance depois das notas sobre o fluxo de energia. ARJ – Art Research Journal: Revista de Pesquisa em Artes, [S. l.], v. 6, n. 2, 2019. DOI: 10.36025/arj.v6i2.17690. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/17690. Acesso em: 21 dez. 2024.