"Partita 3", para violoncelo solo: preparação de performance depois das notas sobre o fluxo de energia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36025/arj.v6i2.17690

Palavras-chave:

Criação colaborativa, Processos criativos, Performance musical, Composição musical, Música contemporânea

Resumo

O artigo relata o processo de construção da performance de uma peça em vias de ser estreada a partir dos diálogos entre o compositor e o instrumentista, dos mais prosaicos aos mais elaborados conceitualmente. A principal questão a ser explorada é o conceito de ‘fluxo de energia’, que permeia toda a discussão. O conceito parte de sua concepção pelo filósofo francês Gilbert Simondon e alcança aplicabilidades enquanto mediação entre o ato composicional e o ato interpretativo, funcionando como um arcabouço que fuja de referencialidades linguísticas ou subjetivismos quasi-românticos. Desse modo, pretende-se apresentar o conceito em funcionamento, além de apresentar uma anatomia da peça em si, que perpassa o pensamento composicional e o pensamento envolvido em sua performance, oferecendo uma abordagem analítica profundamente colaborativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvio Ferraz, Universidade de São Paulo

Silvio Ferraz Mello Filho é compositor e professor de Composição Musical na Universidade de São Paulo, USP. Doutor em Semiótica pela PUC/SP, participou dos seminários de Brian Ferneyhough na Fundação Royaumont, em Paris, e com Gerard Grisey e Jonathan Harvey no IRCAM. Suas composições tem sido tocadas na Europa e nos Estados, por exemplo, no Festival Sonido das Americas, no Carnegie Hall. Silvio é Bolsista de Produtividade do CNPq e publicou 4 livros, além de capítulos e artigos. Atualmente, pesquisa processos de escrita com técnicas estendidas e suporte computacional.

William Teixeira, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

William Teixeira da Silva é violoncelista e professor na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. É Bacharel em Música com habilitação em violoncelo pela UNESP, Mestre em Música pela UNICAMP e Doutor em Música pela USP. Como violoncelista, tem se dedicado à música contemporânea, tendo estreado dezenas de peças de várias gerações de compositores brasileiros, incluindo atuações como solista com a Orquestra Sinfônica da UNICAMP e a Orquestra de Câmara da USP. Como pesquisador, tem publicado artigos e capítulos e apresentado trabalhos em conferências nos Estados Unidos, Reino Unido e Portugal sobre sua pesquisa em que aborda aspectos filosóficos da performance musical, especialmente em sua conexão com a retórica.

Referências

AUSTIN, J. L. How to do things with words. Londres: Oxford University Press, 1962.

BARRIÈRE, J.B. Le timbre, métaphore pour la composition. Paris: IRCAM, 1991.

BECKER, Howard S. Art worlds. Berkeley: University of California Press, 1982.

BERGSON, Henri. Histoire de l’idée de temps: cours au Collège de france, 1902-1903. Paris: PUF, 2017.

BREGMAN, Albert. Auditory scene analysis. Cambridge, MA: MIT Press. 1994.

BOULEZ, Pierre. Penser la musique aujourd’hui. Paris: Denoël/Gonthier, 1963.

CORRADINI, F. A.; FACHINI, M. P, STEVAUX, J. C. Controle geomorfológico da distribuição da vegetação ripária do rio Paraná. Parte I – Unidades geomórficas da planície de inundação. Revista UnG – Geociências, v. 5, n. 1, p. 13-21, 2006.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. Tradução: Ana Lúcia de Oliveira e Lúcia Cláudia Leão.São Paulo: Editora 34, 1995a. v. 1.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. Tradução: Ana Lúcia de Oliveira e Lúcia Cláudia Leão.São Paulo: Editora 34, 1995b. v. 2.

DOSSE, François. História do estruturalismo: o campo do signo – 1945/1966. Tradução: Álvaro de Cabral. Bauru: EDUSC, 2007.

DREYFUS, Laurence. Beyond the interpretation of music. Dutch Journal of Music Theory, v. 12, n. 3, p. 253-271, 2007.

FERRAZ, Silvio; TEIXEIRA, William. Técnica estendida e escrita polifônica em Luciano Berio: Sequenza XIV. In: MENEZES, Flo (org.). Luciano Berio: legado e atualidade. São Paulo: Editora Unesp, 2015.

FERRAZ, S. Kairos: ponto de ruptura. Ouvirouver, Uberlândia: UFU, v.11, 2015.

GAGNEPAIN, Xavier. Du musicien en general... au violoncelliste en particulier. Paris: Cité de la musique, 2003.

KLEE, Paul. La pensée créatrice. Paris: Dessain et Tolra, 1980.

LACHENMANN, Helmut. E?crits et entretiens. Gene?ve: Contrechamps, 2009.

MAUS, Fred Everett. Concepts of musical unity. In: COOK, N. and EVERIST, M. (eds.). Rethinking Music. Oxford: Oxford University Press, 1999.

MORGAN, Robert P. The concept of unity and musical analysis. Music Analysis, v. 22, n. 1/2, 2003

NEHAMAS, Alexander. What an author is. Journal of Philosophy, 83, 1986.

PACE, Ian. (2016). Composition and performance can be, and often have been, research. Tempo, 70(275), p. 60-70.

POLANYI, Michael. Personal knowledge: towards a post-critical philosophy. London: Routledge, 1962.

RINK, John. “Performer’s analysis” and the emergence of musical understanding. In: MÚSICA Analítica 2019: Porto International Symposium on the Analysis and Theory of Music. Porto: Universidade Católica do Porto, 2019.

SIMONDON, Gilbert. Sur la technique. Paris: PUF, 2014.

_________. Communication et Information: cours et conférences. Chatou: Editions de la transparence, 2010.

STEINER, George. Real presences: is there anything in what we say? New York: Openroad, 2013.

TEIXEIRA, William. Por uma performance retórica da música contemporânea. Tese (Doutorado), USP, 2017.

TEIXEIRA, William; FERRAZ, Silvio. Musica como ação. Revista Vórtex, v. 5, p. 1-12, 2017.

_________. Affects of chaos: Rhetorical pathos and the epistemology of musical discourse. Zbornik Akademije umetnosti, 2018(6), p. 64-88, 2018.

STEVAUX, J. C.; LATRUBESSE, E. M. Geomorfologia fluvial. São Paulo: Oficina de textos, 2017.

SUBRAMANYA, K. Flow in Open Channels. 3. ed. Nova Delhi: McGraw-Hill, 2009.

VANHOOZER, Kevin. Há um significado neste texto? Interpretação bíblica: os enfoques contemporâneos. São Paulo: Vida, 2005. Tradução de Álvaro Hattnher.

_________. Sapiential Apologetics: The dramatic demonstration of gospel truth. In: Pictures of an theological exhibition. Downers Grove: InterVarsity Press, 2016.

WOLTERSTORFF, Nicholas. Works and worlds of art. Oxford: Oxford University Press, 1980.

Publicado

08-12-2019

Como Citar

FERRAZ, S.; TEIXEIRA, W. "Partita 3", para violoncelo solo: preparação de performance depois das notas sobre o fluxo de energia. ARJ – Art Research Journal: Revista de Pesquisa em Artes, [S. l.], v. 6, n. 2, 2019. DOI: 10.36025/arj.v6i2.17690. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/17690. Acesso em: 26 abr. 2024.