Por uma atenção distraída: estudos sobre a percepção na preparação do ator

Autores

  • Ana Caldas Lewinsohn Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

DOI:

https://doi.org/10.36025/arj.v6i2.17930

Palavras-chave:

preparação do ator, atenção, brincar, percepção

Resumo

Esse texto aborda algumas experiências práticas para discutir aspectos sobre a percepção e atenção no território da preparação do ator. A partir de uma compreensão sobre a noção de um brincar a sério, verificamos a potência de habitar em cena paradoxos como a liberdade e o limite, o trânsito entre o consciente e o inconsciente e a integração mente e corpo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Caldas Lewinsohn, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Atriz e diretora. Professora adjunta do curso de Licenciatura em Teatro da UFRN e do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFRN. É bacharel em Artes Cênicas, Mestre em Artes, Doutora em Artes da Cena e Pós-Doutora pela UNICAMP. Coordenadora do Laboratório de Experimentos em Atuação e Máscaras (UFRN) onde desenvolve pesquisas teórico-práticas envolvendo orientação de Iniciação Científica, Projetos de Extensão, orientação de Mestrado e direção de espetáculos. Co-coordenadora junto a Karenine Porpino do Projeto de Extensão Tardes do Vazio, desde 2017. Participa do Grupo de Pesquisa em Corpo, Dança e Processos de Criação (CIRANDAR/UFRN/CNPq) e do Lume Teatro (Unicamp) como pesquisadora colaboradora. Desde  1999 investiga as áreas de cultura popular, máscara, teatro de rua, preparação do ator, presença e práticas contemplativas. Atualmente desenvolve o projeto A máscara na cena: enigma e ambivalência.

Referências

ANDRADE, Carlos Drummond de. Farewell. Rio de Janeiro: Record, 1996.

ARAÚJO, Antonio. A gênese da vertigem: o processo de criação de “O Paraíso Perdido”. São Paulo: Perspectiva; Fapesp, 2011.

ARTAUD, Antonin. O teatro e seu duplo. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

BARBA, Eugenio. A canoa de papel: tratado de antropologia teatral. São Paulo: Hucitec, 1994.

FABIÃO, Eleonora. Corpo cênico, estado cênico. Revista Contrapontos. Disponível em: http://siaiweb06.univali.br/seer/index.php/rc/article/view/2256. Acesso em: 15/10/2012.

FERRACINI, Renato. Ensaios de atuação. São Paulo: Perspectiva; Fapesp, 2013.

_____. Café com queijo: corpos em criação. São Paulo: Aderaldo & Rothschild; Fapesp, 2006.

GIL, José. Abrir o Corpo. In: FONSECA, Tania Mara Galli; ENGELMAN, Selda (org.). Corpo, arte e clínica. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2004.

HORTÉLIO, Lydia. Brincar é o último reduto de espontaneidade que a humanidade tem. Pátio Educação Infantil, v. I, n. 3, dez. 2003/mar. 2004.

LECOQ, Jacques. O corpo poético: uma pedagogia da criação teatral. São Paulo: Senac São Paulo; SESC SP, 2010.

LEMINSKI, Paulo. Toda poesia. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.

LEWINSOHN, Ana Caldas. O ator brincante: no contexto do Teatro de Rua e do Cavalo Marinho. 2009. 164 p. Dissertação (mestrado) – Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP.

_____. Metáforas de trabalho no território de criação: provocações do corpo-em-arte na preparação do ator. 2014. 346 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP.

_____. O paradoxo incorporado nas práticas de atuação. Portal Abrace. 2016.

_____. The Life-Death Paradox in the Presence of the Actor. Performance and Mindfulness. 2(1). Universidade de Huddersfield, 2019.

MOTTA LIMA, Tatiana. Palavras Praticadas: o percurso artístico de Jerzy Grotowski: 1959-1974. São Paulo: Perspectiva, 2012.

MEICHES, Mauro; FERNANDES, Silvia. Sobre o trabalho do ator. São Paulo: Perspectiva, 2007.

NUNES, Sandra Meyer. As metáforas do corpo em cena. São Paulo: Annablume;UDESC, 2009.

OHNO, Kazuo. O Dançarino do Invisível. Entrevista por Irion Nolasco. Disponível em: http://grupotempo.com.br/tex_kazuo.html

OSTROWER, Fayga. Criatividade e processos de criação. Rio de Janeiro: Vozes, 1987.

PELBART, Peter Pál. A vida Desnudada. In: GREINER, Christine; AMORIM, Claudia (org.). Leituras da Morte. São Paulo: Annablume, 2007.

PEREIRA, Maria Amélia. Derrubaram os últimos jardins para construir prédios. Linhas Críticas, Brasília, v. 8., n. 14., jan./jul. 2002.

RICHARDS, Thomas. Trabalhar com Grotowski as ações físicas. São Paulo: Perspectiva, 2012.

ROLNIK, Suely. Cartografia sentimental: transformações contemporâneas do desejo. Porto Alegre: Sulina; Editora da UFRGS, 2011.

ROSA, João Guimarães. Tutaméia. Rio de Janeiro: José Olympio, 1967.

STANISLÁVSKI, Constantin. A preparação do ator. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010.

UNO, Kuniichi. As pantufas de Artaud segundo Hijicata. In: GREINER, Christine; AMORIM, Claudia (org.). Leituras da morte. São Paulo: Annablume, 2007.

VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. O nativo relativo. Mana, v.8, n.1, p.113-148, abr. 2002.

Vídeo:

CASTRO, Eduardo Viveiro de. A morte como quase acontecimento. Disponível em: http://www.cpflcultura.com.br/2009/10/16/integra-a-morte-como-quase-acontecimento-eduardo-viveiros-de-castro/. Acesso em: 09/10/2013.

Entrevistas:

Entrevista com Antonio Araújo (Teatro da Vertigem), realizada em outubro de 2012 em São Paulo (SP), por Ana Caldas Lewinsohn.

Entrevista com Carlos Simioni (LUME TEATRO), realizada em março de 2013 em Campinas (SP), por Ana Caldas Lewinsohn.

Entrevista com Hajo Schu?ler (Familie Flo?z), realizada em julho de 2012 na Toscana, Ita?lia, por Ana Caldas Lewinsohn.

Entrevista com Grace Passô, realizada em março de 2012, em Campinas (SP), por Ana Caldas Lewinsohn.

Entrevista com Michael Vogel (Familie Flo?z), realizada em julho de 2012 em Toscana, Ita?lia, por Ana Caldas Lewinsohn.

Downloads

Publicado

13-12-2019

Como Citar

LEWINSOHN, A. C. Por uma atenção distraída: estudos sobre a percepção na preparação do ator. ARJ – Art Research Journal: Revista de Pesquisa em Artes, [S. l.], v. 6, n. 2, 2019. DOI: 10.36025/arj.v6i2.17930. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/17930. Acesso em: 19 nov. 2024.