Música, linguagem e videogames: um estudo sonológico sobre suas contribuições, correlações e confluências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36025/arj.v8i1.24464

Palavras-chave:

Videogames, Audiogames, Sonologia, Narratologia, Design de jogos

Resumo

Música e linguagem são duas atividades comunicacionais exclusivas e fundamentalmente humanas, que permeiam todas as áreas de atuação, como jogos e, em especial, os videogames. Este artigo visa compreender e descrever como música e linguagem agem e interagem na esfera dos videogames, resultando na possibilidade do desenvolvimento de um jogo digital puramente sonoro, ou seja, um audiogame.

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Biografia do Autor

Leonardo J. Porto Passos, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Leonardo José Porto Passos possui graduação com licenciatura plena em Letras Português/Inglês pela Universidade Paulista, UNIP (2008), e especialização (pós-graduação lato sensu) em Formação de Escritores pelo Instituto Vera Cruz. Tem experiência na área de Game Design, com ênfase em Áudio para Games e Narrativa para Games; na área de Comunicação, com ênfase em Histórias em Quadrinhos; e na área de Letras, com ênfase em Teoria da Literatura. Produziu diversos artigos sobre histórias em quadrinhos, jogos, literatura, cinema e música para periódicos e websites.

José Fornari, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

José Eduardo Fornari Novo Junior holds a PhD in Electrical Engineering from the Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP (2003), where he is a full-time researcher at the Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (Interdisciplinary Nucleus of Sound Communication), NICS.

 

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Publicado

08-08-2021

Como Citar

PASSOS, L. J. P.; FORNARI NOVO JUNIOR, J. E. Música, linguagem e videogames: um estudo sonológico sobre suas contribuições, correlações e confluências. ARJ – Art Research Journal: Revista de Pesquisa em Artes, [S. l.], v. 8, n. 1, 2021. DOI: 10.36025/arj.v8i1.24464. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/24464. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Perspectivas Multidisciplinares no Campo da Arte