"Prima Facie": um estudo sobre as capas dos livros de artista
DOI:
https://doi.org/10.36025/arj.v8i2.24826Palavras-chave:
livro de artista, paratextos, história do livro, metalinguagem, teoria da informaçãoResumo
O artigo se baseia nas funções da linguagem, de acordo com Roman Jakobson, para estabelecer uma tipologia das capas de livros, seus usos e funções — capas informativas, poéticas, expressivas ou metalinguísticas. As reflexões sobre a estrutura da capa são baseadas no texto de Gerard Genette sobre os paratextos editoriais. Alguns aspectos históricos do livro são abordados, bem como as tendências mais recentes da arte contemporânea, como a escrita não-criativa. Apresenta também a relação complementar entre as informações da folha de rosto e da capa, os livros cuja narrativa começa na capa, os que possuem mais de uma capa e as obras que são constituídas apenas pela sobrecapa. O artigo apresenta estudos de caso de livros antigos e recentes, artistas estabelecidos e jovens artistas, brasileiros e estrangeiros.
Downloads
Referências
ARAUJO, Emanuel. A construção do livro: princípios da técnica de editoração. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.
BROUWS, Jeff (ed). Various small books: referencing various small books by Ed Ruscha. Cambridge (Massachusetts): The MIT Press, [2013].
BUTOR, Michel. Les mots dans la peinture. In:___. Repertoire, vol. IV. Paris: Minuit, 1974, p.31-95.
CARRIÓN, Ulises. Quant aux livres / On books. Genève: Héros-Limite, 2008.
CELANT, Germano. Book as artwork, 1960-1972. In: Celant, Germano; Guest, Tim. Books by artists. Toronto: Art Metropole, 1981. p. 85-104.
GENETTE, Gérard. Paratextos editoriais. Cotia, SP: Ateliê, 2009.
GILBERT, Annette (ed). Reprint: appropriation (&) literature: Appropriations from 1960 to the present. Wiesbaden: Luxbooks, 2014.
HIGH, Rachel. Something Else Press as Publisher. Master of Arts dissertation on Art History, New York: Hunter College, The City University of New York, 2019.
JAKOBSON, Roman. Linguística e comunicação. 22ª ed. São Paulo: Cultrix, 1999.
ROSSMAN, Jae. Reading outside the lines: paratextual analysis and artist’s books. JAB (The Journal of Artists' Books), Chicago, n. 23, p. 30-41, 2008.
TSCHICHOLD, Jan. The form of the book: essays on the morality of good design. Washington: Hartley & Marks, 1991.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Amir Brito (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Autores detêm os direitos autorais ao licenciar sua produção sob Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.