"Prima Facie": um estudo sobre as capas dos livros de artista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36025/arj.v8i2.24826

Palavras-chave:

livro de artista, paratextos, história do livro, metalinguagem, teoria da informação

Resumo

O artigo se baseia nas funções da linguagem, de acordo com Roman Jakobson, para estabelecer uma tipologia das capas de livros, seus usos e funções — capas informativas, poéticas, expressivas ou metalinguísticas. As reflexões sobre a estrutura da capa são baseadas no texto de Gerard Genette sobre os paratextos editoriais. Alguns aspectos históricos do livro são abordados, bem como as tendências mais recentes da arte contemporânea, como a escrita não-criativa. Apresenta também a relação complementar entre as informações da folha de rosto e da capa, os livros cuja narrativa começa na capa, os que possuem mais de uma capa e as obras que são constituídas apenas pela sobrecapa. O artigo apresenta estudos de caso de livros antigos e recentes, artistas estabelecidos e jovens artistas, brasileiros e estrangeiros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amir Brito, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Amir Brito Cadôr é Graduado em Artes Plásticas pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), fez o mestrado em Artes na mesma universidade e o doutorado na Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais, onde atua como professor de Artes Gráficas na graduação e como professor permanente do PPG-Artes.

Referências

ARAUJO, Emanuel. A construção do livro: princípios da técnica de editoração. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.

BROUWS, Jeff (ed). Various small books: referencing various small books by Ed Ruscha. Cambridge (Massachusetts): The MIT Press, [2013].

BUTOR, Michel. Les mots dans la peinture. In:___. Repertoire, vol. IV. Paris: Minuit, 1974, p.31-95.

CARRIÓN, Ulises. Quant aux livres / On books. Genève: Héros-Limite, 2008.

CELANT, Germano. Book as artwork, 1960-1972. In: Celant, Germano; Guest, Tim. Books by artists. Toronto: Art Metropole, 1981. p. 85-104.

GENETTE, Gérard. Paratextos editoriais. Cotia, SP: Ateliê, 2009.

GILBERT, Annette (ed). Reprint: appropriation (&) literature: Appropriations from 1960 to the present. Wiesbaden: Luxbooks, 2014.

HIGH, Rachel. Something Else Press as Publisher. Master of Arts dissertation on Art History, New York: Hunter College, The City University of New York, 2019.

JAKOBSON, Roman. Linguística e comunicação. 22ª ed. São Paulo: Cultrix, 1999.

ROSSMAN, Jae. Reading outside the lines: paratextual analysis and artist’s books. JAB (The Journal of Artists' Books), Chicago, n. 23, p. 30-41, 2008.

TSCHICHOLD, Jan. The form of the book: essays on the morality of good design. Washington: Hartley & Marks, 1991.

Downloads

Publicado

22-11-2021

Como Citar

BRITO CADÔR, A. "Prima Facie": um estudo sobre as capas dos livros de artista. ARJ – Art Research Journal: Revista de Pesquisa em Artes, [S. l.], v. 8, n. 2, 2021. DOI: 10.36025/arj.v8i2.24826. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/24826. Acesso em: 21 dez. 2024.