As danças na educação básica: nas festas escolares e para além delas
DOI:
https://doi.org/10.36025/arj.v9i2.28817Palavras-chave:
ensino de dança, apresentação cênica, calendário escolar, docência, escolaResumo
O trabalho investiga a relação entre ensino de dança, festas escolares e outras possibilidades de acontecimento e inserção da dança na educação básica brasileira. A investigação apresenta análise bibliográfica de quatro pesquisas acadêmicas, que congregam diferentes regiões do Brasil, diversas formas de inserção da dança no currículo escolar e distintos tempos de atuação docente. Conclui-se que, se tratarmos a dança de forma atual, contextualizada e sem reproduzir discursos históricos do campo, é possível perceber que ela, muitas vezes, encontra-se nas festas escolares de forma consciente e através de processos de criação coreográfica justificados didaticamente. Atribui-se isso ao alargamento do campo, tendo cada vez mais profissionais licenciados na disciplina específica, aumentando, assim, a diversidade do ensino, bem como ampliando os espaços de atuação no currículo escolar.
Downloads
Referências
BARRETO, Débora. Dança...: Ensino, sentidos e possibilidades na escola. Campinas: Autores Associados, 2008.
BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, n. 19, p. 20-28, 2002.
BRASIL. Lei n. 13.278, de 2 de maio de 2016. Altera o § 6° do art. 26 da Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que fixa as diretrizes e bases da educação nacional, referente ao ensino da arte. Diário Oficial da União, Brasília, 03 maio 2016.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Arte. Brasília: MEC; SEF, 1997.
BRASILEIRO, Lívia Tenório. Dança – educação física: (in)tensas relações. 2009. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, 2009.
CONE, Theresa Purcell; CONE, Stephen. Ensinando dança para crianças. 3. ed. Barueri: Manole, 2015.
CORRÊA, Josiane Franken; SANTOS, Vera Lúcia Bertoni dos. Políticas Educacionais e Pesquisas Acadêmicas sobre Dança na Escola no Brasil: um movimento em rede. Revista Brasileira de Estudos da Presença, Porto Alegre, v. 9, 2019.
CORRÊA, Josiane Gisela Franken. Nós, professoras de Dança: ensaio documental sobre a docência em Dança no Rio Grande do Sul. 309 f. 2018. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) – Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2018.
COSTA, Daniel Santos. CORPO-FESTA: uma proposta poético-político-pedagógica no contexto da educação básica. Rascunhos, Uberlândia, p. 110-130, dezembro de 2018.
FALKEMBACH, Maria Fonseca. Corpo, Disciplina e Subjetivação nas Práticas de Dança: um estudo com professoras da rede pública no sul do Brasil. 2017. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017.
FIALHO, Aline Dutra. Ensino-aprendizagem de dança na escola: construindo significados e espaços. 89 f. 2016. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) - Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional em Artes, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2016.
GARCEZ, Artur Martins. Grupo de dança do colégio Marista de Natal: um percurso formativo em danças Populares. 2016. Dissertação (Mestrado Profissional Em Ensino De Artes - Profartes) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
MARQUES, Isabel A. Dançando na Escola. São Paulo: Cortez, 2007.
MARQUES, Isabel; BRAZIL, Fábio. Arte em questões. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2014.
OLIVEIRA, Mauricio Jesus. Corporeidade pela Dança: o caso do Colégio Estadual Thales de Azevedo. Dissertação (Mestrado em Cultura e Sociedade) – Programa Multidisciplinar de Pós-graduação em Cultura e Sociedade, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2016.
PINTO, Amanda da Silva. Dança como área de conhecimento: dos PCNs à sua implementação no sistema educacional municipal de Manaus. Manaus: Travessia; Fapeam, 2015.
SIMÕES, Isabela Corradi Vianna. A cena ensina?: perspectivas pedagógicas do e para o acontecimento cênico. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Dança) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2019.
SOARES, Carmen Lúcia. Quando o corpo é festa (prefácio). In: CASTRO JÚNIOR, Luís Victor. Festa e corpo: as expressões artísticas e culturais nas festas populares baianas. Salvador: EDUFBA, 2014.
SOARES, Zuleide Nogueira Medeiros; BARROS, Patrícia Costa Pinto. A dança no contexto escolar: uma prática de saberes além do treinamento. In: GONÇALVES, Maria Célia da Silva; JESUS, Bruna Guzman. Educação Contemporânea. v. 23. Belo Horizonte: Poisson, 2021.
STRAZZACAPPA, Márcia. Dançando na Chuva... e no Chão de Cimento. In: FERREIRA, Sueli (org.). O Ensino das Artes: construindo caminhos. 10. ed. Campinas, São Paulo: Papirus, 2012. p. 39-78.
Downloads
Publicado
Versões
- 15-12-2022 (2)
- 14-12-2022 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Josiane Franken Corrêa, Débora Souto Allemand, Thiago Silva de Amorim Jesus (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Autores detêm os direitos autorais ao licenciar sua produção sob Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.