Branca: a cor da paz

Autores

  • Felipe Ribeiro Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Camila Simonin Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

DOI:

https://doi.org/10.36025/arj.v9i2.28899

Palavras-chave:

Black-Off, Atos de Transfiguração, Banho de Descarrego, branquidade, performance

Resumo

O artigo analisa a ação de cobrir um corpo com a cor branca durante as performances Black-Off, de Ntando Cele, Atos de Transfiguração: desaparição ou receita para fazer um santo, de Antonio Obá, e Banho de Descarrego: uma performance urbana antifascista, de Marcelo Denny e Marcos Bulhões. Tal ação é observada como recurso para compreender de que maneiras a branquidade pode ser revelada como constituinte normativo no campo artístico e suas reverberações nos meios de produção, processos de colonização e modos de governar.

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Biografia do Autor

Felipe Ribeiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Felipe Ribeiro é artista da imagem, mestre em Cinema Studies pela TISCH/NYU e doutor em Artes pelo PPGARTES/UERJ, com doutorado sanduíche realizado no Departamento de Performance Studies da Universidade de Nova York (NYU). Desde 2011 é diretor e programador da Plataforma Atos de Fala, devotada à disseminação e produção de palestras-performances. É professor do Departamento de Arte Corporal da UFRJ e coordenador e professor do Mestrado em Dança do PPGDAN/UFRJ. Na universidade, fundou o Traço – Núcleo de Performatividades da Imagem. Investiga o impasse em suas dimensões políticas e poéticas. Atualmente se dedica à série de performances e instalações denominada Ações de Revirada, parcialmente desenvolvida na Roehampton University, em Londres, onde foi pesquisador visitante em 2020. Em 2022, lançou o livro Ruminações: a arte de performance entre o prazer e a resistência e abriu uma exposição no Cabaret Voltaire, em Zuriqu,e em parceria com Sarah Burger.

Camila Simonin, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Camila Simonin atua entre os campos da dança, direção teatral, estudos do movimento e teoria da performance. Em sua pesquisa artística e acadêmica, está atualmente estudando a pergunta: "O que acontece com a ideia de progresso quando começamos a nos mover para trás?", propondo ações na cidade de Nova York, onde mora, e também investiga movimentos políticos autoritários e de extrema-direita no Brasil, seu país de origem. Atualmente, é aluna de mestrado no Departamento de Performance Estudos da Performance na New York University. Possui Mestrado em Estudos de Dança - Performance e Performatividades de Dança da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É especialista em Análise do Movimento Laban/Bartenieff e possui graduação em Artes Cênicas - Direção Teatral na UFRJ. Para mais informações, acesse: https://www.camilasimonin.com/work.

 

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Publicado

12-12-2022

Como Citar

RIBEIRO, F.; SIMONIN, C. Branca: a cor da paz. ARJ – Art Research Journal: Revista de Pesquisa em Artes, [S. l.], v. 9, n. 2, 2022. DOI: 10.36025/arj.v9i2.28899. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/28899. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Dramaturgias e Epistemologias Insurgentes na Dança